sábado, 27 de outubro de 2012

Mais de 13 mil animais foram eutanasiados em Bogotá, nos últimos três anos

Índice preocupante
Por Helena Barradas (da Redação)

Na Câmara de Vereadores, os políticos manifestaram sua preocupação com essa situação.



foto/Divulgação





Cães saudáveis são vítimas do procedimento da eutanásia (Foto: Arquivo El Espectador)

O vereador Hosman Martínez Moreno manifestou sua preocupação com o tratamento dado aos animais pelo Centro de Zoonoses de Bogotá, na Colômbia. De acordo com a informação fornecida ao jornal El Espectador, o Centro não tem as estatísticas por espécie, raça, sexo, condições físicas e idade dos animais recolhidos nos bairros da cidade.
“Apenas se sabe que desde 2010 até junho de 2012, 10388 cachorros foram retirados das ruas. Sabemos que o Centro de Zoonoses de Bogotá não cumpre o tempo estipulado de 60 dias que a Resolução 1311 de 2010 menciona como critério para a prática da eutanásia”, destacou Martínez Moreno.
“Segundo a Secretaria de Saúde, o número de eutanásias realizadas no Centro de Zoonoses foi de 5275 em 2011 e de 1175 no primeiro semestre de 2012. Durante os últimos três anos, o procedimento foi repetido mais de 13 mil vezes na cidade. No mesmo período, foram encaminhados para adoção menos de 6 mil animais. Isso é preocupante, porque não há informações confiáveis sobre o que é feito com os cães e gatos recolhidos das ruas”, acrescentou.
O vereador sugeriu que Bogotá precisa de uma norma que obrigue as lojas que disponibilizam animais e os abrigos a implementar um dispositivo subcutâneo de identificação (chip) em cada animal, a fim de monitorá-los a partir do Sistema de Informação de Registro de Animais de Bogotá.
“De acordo com informações do Centro de Zoonoses de Bogotá, desde de junho o processo de adoção tem sido permanente e gratuito e, segundo a Secretaria de Saúde, ainda não são realizados controle e vigilância sobre os estabelecimentos comerciais que vendem animais de estimação nem sobre os centros veterinários”, disse Martínez.
Por fim, disse que as entidades distritais participam atualmente na elaboração de um projeto de Lei pela qual será criado o Centro de Atenção aos Animais em Bogotá. “A cidade precisa saber quais serão as funções desse Centro, se substituirá algumas das funções da Zoonoses e em que medida melhorará as condições dos animais da cidade”.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão