quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Esquadrão policial salva animais vítimas de maus-tratos em cidade colombiana


Foto: Donaldo Zuluaga Velilla
A gata Princesa acompanhou seus tutores até que ficou grávida. Então eles se cansaram e a abandonaram. Agora, ela e seis cães estão vivos e felizes graças a Gloria Roldán Montoya, comerciante local e membro do Esquadrão Anti-crueldade Animal da Polícia, em Medellín, na Colômbia. As informações são do jornal El Colombiano.
Gloria, que tem 69 anos sente carinho imenso pelos animais: “ Minha mãe me ensinou que animais, crianças e idosos são dignos de respeito e consideração” e demonstra suas palavras com atos. Vive com 12 cães e 12 gatos, todos recolhidos da rua.
A gata andou pelas ruas e telhados até que parou no terraço da senhora, em meio a um monte de tábuas.
A mulher acolheu a gata e seus filhotes em sua casa e ligou para o número 123, onde repassaram o caso para o Esquadrão Anti-crueldade Animal.
Gentilmente, o policial pegou os animais e os colocou em uma caixa transportadora, na van da Polícia Ambiental e os levou para o Centro de Bem-Estar Animal “A Pérola”, onde estão à espera de adotantes.
Pioneiro na Colômbia
Enquanto Princesa era socorrida, vizinhos e curiosos se aproximaram e o policial explicou que o esquadrão protege e resgata animais domésticos em situações de emergência. Desde o início de seu funcionamento, em 2009 já foram atendidos mais de 2.585 casos de cães, gatos, cavalos e vacas feridas, doentes, abandonados ou em risco por diversos fatores.
O nascimento do grupo foi consolidado com o plano de desenvolvimento 2008- 2011 do ex-prefeito Alonso Salazar Jaramillo com a iniciativa do conselheiro e defensor de animais Álvaro Múnera Builes. A política animal da cidade conta com chips de identificação para animais domésticos e trocou 231 carroças a cavalos por transportes como motocarros.
Múnera diz que o Esquadrão é pioneiro no país. Em Bogotá o modelo foi copiado porém não contam com a infraestrutura necessária, como os policiais capacitados para recolher e encaminhar os animais para abrigos e locais específicos para tratamento.
Miami e Nova York também aderiram à ideia, mas a equipe de Medellín ainda é a mais preparada e conta com dois agentes à disposição para atender os chamados.
O esquadrão atua apenas em Medellín e conta com uma van e um conjunto de luvas, gel antibacteriano, máscaras e caixas de transporte.
Quando se trata de animais silvestres, quem atende as chamadas é o Grupo de Proteção Ambiental e Ecológica que atua em toda região do Alburrá apoiando as tarefas de controle das autoridades ambientais da região metropolitana. Fora desta área, o trabalho é realizado por outros departamentos da polícia, de acordo com o Estatuto Nacional de Proteção Animal (Lei 84 de 1989).
O escritório da Polícia Ambiental fica no edifício Novo Centro La Alpujarra, perto da Plaza Mayor. Lá são recebidas as chamadas provenientes dos números 123 e 262 36 87.
Os policiais priorizam os resgates de acordo com a gravidade dos casos. Em 2010, resgataram uma cachorrinha que estava presa na linha do metrô.
Mesmo que às vezes os cidadãos se zanguem quando os policiais capturam um cão potencialmente perigoso que atacou a outro animal, o esquadrão segue seu trabalho com a convicção de que a vida de todos os seres é o principal.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão