sábado, 14 de dezembro de 2013

Cachorro de um ano salva criança de incêndio no RS



(Foto: Reprodução / Record)

Uma menina conseguiu escapar de um grave incêndio na cidade de Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, graças à ajuda do animal de estimação da família. 
O cachorro Uísque, de apenas um ano de idade, entrou na residência após um botijão de gás explodir e acordou Ana Carolina, que dormia no quarto dos fundos. 

Uma tia de Ana Carolina realizava sua mudança para a residência no momento da explosão. Após o início do incêndio, os adultos que a ajudavam correram para fora e esqueceram que a menina ainda estava na casa.
 
Segundo Ana Carolina, Uísque entrou no quarto onde ela estava e a lambeu para que acordasse e fugisse do local. A casa ficou completamente destruída e ninguém se feriu. 
fonte: http://br.noticias.yahoo.com

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Direitos animais 10 de Dezembro

Investigações da PETA de cavalos usados ​​para puxar carroças em Mumbai/INDIA

 Investigações da PETA de cavalos usados ​​para puxar carroças em Mumbai revelaram que os cavalos são alimentados com alimentos insalubres e água potável suja - quando recebem qualquer alimento a todos. Stables estão sem licença e imundo, e eles estão infestados de moscas e outros insetos que picam atraídos por resíduos dos animais, o que representa uma ameaça para a saúde humana. Os cavalos são forçados a trabalhar e ficar por horas sob o sol escaldante, sem qualquer sombra. Os cavalos podem ser encontrados mancando em membros inchados, com lesões e feridas purulentas não tratadas. 

colapsos do cavalo são uma ocorrência muito comum entre os cavalos que são usados ​​para "Alegria" passeios na cidade. E uma vez que os cavalos e os carros não se misturam, eles estão freqüentemente envolvidos em acidentes de trânsito. 

celebridades de Bollywood, como Hema Malini, John Abraham, Jacqueline Fernandez , Zeenat Aman , Arjun Rampal e outros deram as mãos com a PETA para ajudar a colocar um fim à sofrendo de cavalos em Mumbai, exigindo que carruagens puxadas a cavalo ser banido imediatamente.
FONTE http://action.petaindia.com
Assinar petição:

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Feliciano aprova projeto que proíbe testes em animais




VITÓRIA ANIMAL!!!


A Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) aprovou, na noite desta quarta-feira (11), o Projeto de Lei 777/2013, que proíbe a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, e seus componentes, de autoria do Deputado Feliciano Filho (PEN51-SP).

O projeto, elaborado pelo deputado em parceria com a 1ª Comissão Antivivisseccionista do país, criada por ele, atende ao apelo de uma sociedade que não aceita mais esse tipo de crueldade. E não só no Brasil: Na União Europeia os testes em animais são proibidos desde 2009, e a comercialização de produtos testados está proibida desde março de 2013. No Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação criou pela portaria 491 de 3/06/12, a Renama (Rede Nacional de Métodos Alternativos) e o Brasil possui, desde 2012, o primeiro centro da América do Sul a desenvolver métodos alternativos de validação de pesquisa que não utilizam animais na fase de testes, o Centro Brasileiro de Validação de Métodos Alternativos (Bracvam).

“Portanto, não há mais justificativas para continuarmos permitindo esta prática cruel, que já foi abolida em tantos países. Acreditamos que as empresas podem garantir a segurança de seus produtos escolhendo dentre milhares de ingredientes existentes que possuem uma longa história de uso seguro, juntamente com o uso de um número crescente de métodos alternativos que não envolvem o uso de animais,” celebrou Feliciano. “O modelo de saúde que defendemos é aquele que valoriza a vida humana e animal. Os maiores progressos em saúde coletiva se deram através de sucessivas mudanças no estilo de vida das populações.”

O PL777/2013 segue agora para sanção ou veto do governador.

Outros projetos do deputado Feliciano relacionados a experimentos com animais ainda tramitam na ALESP:

PL 583/09 - Proibição de envio de animais dos cczs para experimentos
PL 479/09 - Obriga fabricantes a informarem no rótulo se os produtos foram testados ou que tenham componentes de origem animal
PL 706/2012 - Restringe a utilização de animais em atividades de ensino no estado de São Paulo.

O deputado também teve participação decisiva no Caso do Instituto Royal.

Confira aqui o projeto aprovado na íntegra:
 — com Jacqueline Terra Pelos AnimaisNilce Maria KupferSimone ReisMarisa MullerNanny Andrade eMirella Gc.
fonte Feliciano Filho/facebook

Aprovado projeto de lei que proíbe testes em animais para cosméticos


Aprovado projeto de lei que proíbe testes em animais para cosméticosA Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) aprovou, na noite desta quarta-feira (11), o Projeto de Lei 777/2013, que proíbe a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, e seus componentes.
O projeto, elaborado pelo deputado Deputado Feliciano Filho (PEN51-SP) em parceria com a 1ª Comissão Antivivisseccionista do país, criada por ele, atende ao apelo de uma sociedade que não aceita mais esse tipo de crueldade. E não só no Brasil: Na União Europeia os testes em animais são proibidos desde 2009, e a comercialização de produtos testados está proibida desde março de 2013.
No Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação criou pela portaria 491 de 3/06/12, a Renama (Rede Nacional de Métodos Alternativos) e o Brasil possui, desde 2012, o primeiro centro da América do Sul a desenvolver métodos alternativos de validação de pesquisa que não utilizam animais na fase de testes, o Centro Brasileiro de Validação de Métodos Alternativos (Bracvam).
“Portanto, não há mais justificativas para continuarmos permitindo esta prática cruel, que já foi abolida em tantos países. Acreditamos que as empresas podem garantir a segurança de seus produtos escolhendo dentre milhares de ingredientes existentes que possuem uma longa história de uso seguro, juntamente com o uso de um número crescente de métodos alternativos que não envolvem o uso de animais,” disse Feliciano. “O modelo de saúde que defendemos é aquele que valoriza a vida humana e animal. Os maiores progressos em saúde coletiva se deram através de sucessivas mudanças no estilo de vida das populações.”
O PL777/2013 segue agora para sanção ou veto do governador.

Confira aqui o projeto aprovado na íntegra

FONTE veggietal

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Animais são maltratados e mortos em corridas de cães


ARGENTINA


Foto: divulgação

VVVFoto: divulgação
Corridas de cães, independentemente da raça dos caninos, são ilegais na província de Buenos Aires segundo o texto da lei 12.449, no entanto são realizadas em várias partes do país e nas corridas de cães (canódromos) os mais escolhidos são os galgos, por terem características importantes para alcançar grande velocidade, além da capacidade e agilidade que seu próprio corpo atlético poderia aguentar naturalmente. Estas caraterísticas constituem a “desculpa perfeita” que aqueles que vivem da exploração de cães em corridas utilizam para fazer que o público e que eles próprios acreditem que estes cães foram “feitos” para as corridas. As informações são de Infobae.
Por algum tempo, os protetores de cães começaram a se organizar e trabalhar juntos em equipes para resolver definitivamente o problema dos galgos na Argentina. Todos os dias há mais cães abandonados resgatados de sofrer graves sequelas renais, neurológicas e motoras, juntamente com fraturas graves e um alto nível de desnutrição.
Como chegaram a esse estado?
Os Galgos se tornaram objetos descartáveis. “Depois de um tempo de serem utilizados, e até mesmo drogados para aumentar o desempenho do cão, o corpo deixa de produzir lucro para aqueles que vivem da sua comercialização e exploração, então eles deixam de manter”, denunciam os protetores. Como um cartucho de impressora, uma vez que a tinta acaba os cartuchos são jogados fora, literalmente.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
É onde o protagonismo dos membros dos grupos de bem-estar animal, e as associações protetoras de direitos animais, fazem o maior esforço. Dentro destas organizações há o apoio de profissionais da área jurídica e, através das redes sociais, “se consegue, por meio da difusão do horror com que está condenado a viver o galgo em seu período ‘não útil’”. Nesse preciso momento “iniciamos ações em cadeia para perturbar o negócio das corridas, os jogos ilegais e, em alguns casos, os laboratórios de produtos específicos para corridas de galgos”, disse um dos socorristas.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
“No caso de San Pedro, como em todos os municípios, é claro que para estabelecer esses eventos os organizadores contam com o apoio de funcionários públicos e também das instituições que, no esforço de captação de recursos, se prestam a este negócio de exploração vil de inocentes, sem pensar que os animais têm sentimentos e sofrem, e que de forma alguma o fim justifica os meios”, dizem os responsáveis pelo resgate dos cães.
Também afirmam que “o município que viole a lei 12.449 será denunciado também por endossar jogo ilegal (lei 13470), que é o motor deste tipo de evento”.
Segundo as organizações de proteção animal, “as instituições que são cúmplices nesta ilegalidade também serão relatadas, porque há muitas outras formas de angariar fundos sem o uso de seres que não têm a capacidade de escolher e de se defender. Eles podem fazer festivais de música, bazares, qualquer coisa antes de tirar vantagem da condição daqueles que não podem se defender. Seus direitos não são negociados, e que os deixam vulneráveis e todos aqueles que assim os explorarem, serão denunciados publicamente no tribunal justiça e nas redes sociais”.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Certamente existem aqueles que têm nas corridas de galgos um meio de aposta para ganhar dinheiro, outros para garantirem que amam os cães, apesar de os forçarem a correr e afirmem que “assim como o pão foi feito para comer, os galgos foram feitos para correr”. A prática de um esporte é uma escolha humana, não de um animal.
Não é possível afirmar que os cães, muitas vezes drogados, que são forçados a correr são atletas, já que eles são considerados meros objetos de exploração. Aqueles que protegem e defendem os direitos de todos os animais não aceitam esta forma de abuso animal. Corrida de cães e cavalos, como qualquer atividade relacionada, não são mais do que uma atividade lúdica e absurda que não beneficia o animal, mas destina-se apenas para o lucro de uma pessoa e diversão insensata de outras.
Foto: divulgação
Foto: divulgaçãoVFoto: divulgação
Corridas de cães, independentemente da raça dos caninos, são ilegais na província de Buenos Aires segundo o texto da lei 12.449, no entanto são realizadas em várias partes do país e nas corridas de cães (canódromos) os mais escolhidos são os galgos, por terem características importantes para alcançar grande velocidade, além da capacidade e agilidade que seu próprio corpo atlético poderia aguentar naturalmente. Estas caraterísticas constituem a “desculpa perfeita” que aqueles que vivem da exploração de cães em corridas utilizam para fazer que o público e que eles próprios acreditem que estes cães foram “feitos” para as corridas. As informações são de Infobae.
Por algum tempo, os protetores de cães começaram a se organizar e trabalhar juntos em equipes para resolver definitivamente o problema dos galgos na Argentina. Todos os dias há mais cães abandonados resgatados de sofrer graves sequelas renais, neurológicas e motoras, juntamente com fraturas graves e um alto nível de desnutrição.
Como chegaram a esse estado?
Os Galgos se tornaram objetos descartáveis. “Depois de um tempo de serem utilizados, e até mesmo drogados para aumentar o desempenho do cão, o corpo deixa de produzir lucro para aqueles que vivem da sua comercialização e exploração, então eles deixam de manter”, denunciam os protetores. Como um cartucho de impressora, uma vez que a tinta acaba os cartuchos são jogados fora, literalmente.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
É onde o protagonismo dos membros dos grupos de bem-estar animal, e as associações protetoras de direitos animais, fazem o maior esforço. Dentro destas organizações há o apoio de profissionais da área jurídica e, através das redes sociais, “se consegue, por meio da difusão do horror com que está condenado a viver o galgo em seu período ‘não útil’”. Nesse preciso momento “iniciamos ações em cadeia para perturbar o negócio das corridas, os jogos ilegais e, em alguns casos, os laboratórios de produtos específicos para corridas de galgos”, disse um dos socorristas.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
“No caso de San Pedro, como em todos os municípios, é claro que para estabelecer esses eventos os organizadores contam com o apoio de funcionários públicos e também das instituições que, no esforço de captação de recursos, se prestam a este negócio de exploração vil de inocentes, sem pensar que os animais têm sentimentos e sofrem, e que de forma alguma o fim justifica os meios”, dizem os responsáveis pelo resgate dos cães.
Também afirmam que “o município que viole a lei 12.449 será denunciado também por endossar jogo ilegal (lei 13470), que é o motor deste tipo de evento”.
Segundo as organizações de proteção animal, “as instituições que são cúmplices nesta ilegalidade também serão relatadas, porque há muitas outras formas de angariar fundos sem o uso de seres que não têm a capacidade de escolher e de se defender. Eles podem fazer festivais de música, bazares, qualquer coisa antes de tirar vantagem da condição daqueles que não podem se defender. Seus direitos não são negociados, e que os deixam vulneráveis e todos aqueles que assim os explorarem, serão denunciados publicamente no tribunal justiça e nas redes sociais”.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Certamente existem aqueles que têm nas corridas de galgos um meio de aposta para ganhar dinheiro, outros para garantirem que amam os cães, apesar de os forçarem a correr e afirmem que “assim como o pão foi feito para comer, os galgos foram feitos para correr”. A prática de um esporte é uma escolha humana, não de um animal.
Não é possível afirmar que os cães, muitas vezes drogados, que são forçados a correr são atletas, já que eles são considerados meros objetos de exploração. Aqueles que protegem e defendem os direitos de todos os animais não aceitam esta forma de abuso animal. Corrida de cães e cavalos, como qualquer atividade relacionada, não são mais do que uma atividade lúdica e absurda que não beneficia o animal, mas destina-se apenas para o lucro de uma pessoa e diversão insensata de outras.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Fonte  anda.jor

Cavalo espancado até a morte em Wicklow Cidade

 

Em um ato de pura barbárie, um cavalo foi chutado e espancado até a morte por um grupo de homens depois de ser jogado a partir de sua horsebox ontem à noite em Wicklow Town.
De acordo com relatos de testemunhas, um grupo de homens chegaram na propriedade Hillview, Ballyguile em torno de 4:30 com um horsebox no reboque e tentou descarregar o animal sobre a área verde para pastagem.
Quando o cavalo se recusou a sair pela rampa, os homens abriram as portas de trás do horsebox e acelerou bruscamente, fazendo com que o cavalo a cair para a rua.
Testemunhas disseram WicklowNews.net que o cavalo não foi capaz de se levantar e foi então espancado por um grupo de homens.
Um veterinário foi chamado ao local por volta das 06:30 eo cavalo foi então colocado para dormir.
Mais de 12 horas depois, a carcaça do cavalo ainda estava deitado na rua coberta com uma folha que havia sido colocado sobre ele por residentes. De acordo com uma testemunha potro do cavalo estava de pé sobre ela, acariciando os restos mortais.
Cantor Equine, uma empresa com sede em Dublin usado para ataques de cavalos, foi encarregado com a remoção dos restos mortais e os custos serão atendidas conjuntamente pelo Conselho County Wicklow e Câmara Municipal de Wicklow.
cavalo morto
Restos do cavalo estava na rua durante a noite
Wicklow Vereador Pat Kavanagh disse temer que este não seria o último incidente deste tipo desde que as leis microchipping permanecer unenforced.
Vereador Kavanagh foi crítico da operação Conselho do Condado de Wicklow, na semana passada, que viu 63 cavalos removidos da propriedade, dizendo que "o dinheiro poderia ter sido melhor gasto" em iniciativas para educar os proprietários de cavalos na área, de modo que os animais mantidos no campo foram microchipados e devidamente cuidada.
"Minha preocupação agora é que nós vamos ter cavalos de todo o país trouxe para Wicklow e isso vai ser um problema permanente. Será que vamos ter pessoas vindo para Wicklow para despejar os seus cavalos como um caminho livre para se livrar deles? "

Oito cavalos permanecem na propriedade e receberam cuidados do irlandês Horse Welfare Trust.
Gardai em Wicklow cidade estão investigando o incidente e qualquer pessoa com alguma informação é solicitada a contatá-los em 0404-60140.
fonte  http://wp.me/p47kjRf

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

vTell DiGiorno Pizza to Stop Supporting Horrific Animal Cruelty Mercy For Animals Petition by Mercy For Animals

Vídeo



✦Watch:Cows chutou, esfaqueado e arrastado no fornecedor de queijo de Pizza DiGiorno...
Novamente tomou-se um vídeo horrível disfarçado por uma misericórdia para animais investigador revela nojento de crueldade contra os animais em um fornecedor de produtos lácteos DiGiorno. Trabalhadores chutar, bater e esfaquear vacas e arrastá-los por suas frágeis pernas e pescoços usando correntes anexadas aos tractores.
✦BACKGROUND✦-publicado em 10 de dezembro de 2013
Uma quebra de investigação misericórdia para animais revela sádico abuso de animais em fazendas de irmãos Wiese baseados em Wisconsin — um grande fornecedor de queijo de pizza DiGiorno.

Imagens de câmera escondida do ✦✦MFA revela:
★ - trabalhadores violentamente chutando, batendo e batendo violentamente vacas no rosto e corpo

★ - vacas doentes ou feridas, sofrendo de feridas abertas, infecções e lesões deixaram sofrer sem cuidados veterinários adequados

★ - trabalhadores arrastando as vacas com suas frágeis pernas e pescoços usando correntes anexadas a um trator

★ - imundas condições, incluindo pisos coberto de fezes que causam vacas regularmente escorregar, cair e se machucar

★ - bebê bezerros sendo arrastado para longe de sua mãe imediatamente após o nascimento e tendo suas caudas encaixado sem analgésicos

✦Unfortunately, esses abusos são apenas uma amostra da crueldade em curso e da violência documentada neste fornecedor de queijo DiGiorno...
Devido à falta completa da empresa de supervisão e de normas de bem-estar animal significativo, DiGiorno é responsável para a cultura de crueldade e negligência apodrecido nessa fazenda leiteira de fábrica. Nenhuma empresa socialmente responsável deve oferecer suporte a operações lácteos bater, chutar, mutilam, arraste e negligenciam os animais. DiGiorno deve tomar medidas imediatas para evitar abuso por parte de seus fornecedores.

"Cada pizza DiGiorno vem com uma fatia de crueldade"
✦DiGiorno tem o poder e a responsabilidade ética para ajudar a acabar com algumas das piores formas de crueldade contra os animais na indústria de laticínios...

✦i vou levar também esta oportunidade para pedir-lhe para assinar & compartilhar amplamente uma petição vip contra uma reivindicação muito errado processo criminal enviada por um xerife local contra um investigador corajoso que revelou-se secretamente filmando enormes abusos em bezerros recém-nascidos em uma fazenda em Quanah (EUA) aqui os detalhes:
★ - EM 20 de novembro de 2013, o xerife do Condado de Weld retaliou contra o denunciante corajoso quem descobriu e relatou o abuso insensível de bezerros recém-nascidos-eles estão alegando que ela violou a lei. Qual é o seu suposto "crime"? Testemunhar e reportar abuso animal – em outras palavras, ela está sendo punida por dizer a verdade sobre a crueldade que aconteceu na Quanah. Ela merece uma medalha de honra! Certo? Obrigado

 https://www.facebook.com/photo.php?v=402917623172003&set=vb.100003613067737
✦AND PLEASE SIGN ALSO THESE 4 VIP PETITIONS INSIDE THIS LINK AGAINST WALMART PORK SUPPLIER TYSON HERE:▬▬►https://www.facebook.com/photo.php?v=397169227080176&set=vb.100003613067737
Thank You ~ Tony Zadel
fonte  Tony Zadel/Facebook

FILMAGEM DISFARÇADA DE ABUSO CHOCANTE PARA RECÉM-NASCIDO CALVES✦



POR FAVOR ASSINE & COMPARTILHAR AMPLAMENTE ESTA PETIÇÃO VIP! A JUSTIÇA DEVE SER FEITA
➨ HTTP://WWW.CHANGE.ORG/PETITIONS/DROP-ANIMAL-CRUELTY-CHARGE-AGAINST-UNDERCOVER-INVESTIGATOR-IN-COLORADO
Publicado em 13 de novembro de 2013 por "compaixão acabou matando (COK) UPDATE: acusações de crueldade contra os animais foram arquivadas. Novo vídeo disfarçado do compaixão sobre matança revela crueldade insensível e flagrante de lácteos bezerros no Colorado que são poucos dias velho!!! Estes animais frágeis são violentamente arrastados por suas pernas, puxados por suas orelhas, levantadas por suas caudas, chutou, descartados, bateu e capotou.
✦✦Important atualização sobre esta petição: em 20 de novembro de 2013, o xerife do Condado de Weld retaliou contra o denunciante corajoso quem descobriu e relatou o abuso insensível de bezerros recém-nascidos eles estão alegando que ela violou a lei. Qual é o seu suposto "crime"? Testemunhar e reportar abuso animal em outras palavras, ela está sendo punida por dizer a verdade sobre a crueldade que aconteceu na Quanah. Cuidado com este relatório em Fox-31 em Denver.

Read more:▬► http://www.cok.net/inv/quanah
✦✦WATCH ALSO THE TV NEWS BROADCAST Published on Nov 26, 2013
http://youtu.be/kDixr4p8suM 
Thank you~ 
fonte: Tony Zadel/Faebook

10 DE DEZEMBRO Dia Internacional dos Direitos Animais

10 de dezembro é marcado em todo o mundo como o Dia Internacional dos Direitos Animais (DIDA). Também hoje é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos, o que faz deste dia uma data de luta em prol de todos os animais, sejam eles humanos ou não.
Imagem: Reprodução/Bio-Ideias
Imagem: Reprodução/Bio-Ideias
Em 1948, a Assembléia Geral das Nações Unidas ratificou o documento denominado “Declaração Universal dos Direitos Humanos”. Nesta declaração o ser humano é protegido em sua individualidade e especificidade contra qualquer tipo de abuso que possa lhe descaracterizar como um sujeito moral.
Foram necessárias duas décadas para que os animais não-humanos começassem a receber atenção semelhante. Em 1978, a Declaração Universal dos Direitos Animais foi levada à UNESCO e, vinte anos depois, em 1998, graças a uma campanha da ONG Uncaged, que buscava chamar atenção para a necessidade de inclusão de todos os animais como sujeitos morais e de direito, os animais passaram a ser lembrados também no dia 10 de dezembro.
A situação dos animais é crítica em todo o mundo. Bilhões são mortos por seus corpos, outros milhões são extraídos a força de seus habitats naturais enquanto outros são explorados cruelmente por um aparato técnico e tecnológico extremamente avançado construído por humanos justamente para este fim. Assim, eles estão se extinguindo, dependem cada vez mais da ajuda humana para sobreviverem ou são reproduzidos em massa para serem explorados pela indústria alimentícia, farmacêutica, de peles e tantas outras
Sabemos que a exploração animal não é fundada na maldade de algumas pessoas sem escrúpulos, mas sim em uma noção de alteridade construída tijolo por tijolo durante toda a história de cada sociedade que habita o planeta e que exclui os animais não-humanos de qualquer igualdade de direitos. As outras espécies não são consideradas parte de “nós”.
Os animais não-humanos são sempre os “outros” que não fazem parte da comunidade, que não merecem direitos e que não são dignos da fraternidade concedida aos humanos da comunidade.
A exploração animal é tão enraizada que, segundo uma análise superficial, somente em grandes complexos industriais e em laboratórios abusivos que a subjugação de todas as outras espécies ocorre. Porém, são nas micro-relações diárias que ela se manifesta, tão sutilmente que nem mesmo é percebida. Ela está no comércio de animais em pet shops, no almoço diário com pedaços de animais mortos e preparados, no abandono de animais domésticos, no riso que se dá dentro de um circo ou de um parque temático que abusa de animais em seus espetáculos e na indiferença que se tem diante de uma situação de maus-tratos.
Chegamos ao ponto de que alguns animais não só “podem” ser explorados, como devem. A indústria da carne não se pauta somente na possibilidade de reproduzir e matar diversos animais, mas no “dever” de produzir o alimento considerado “normal” pela sociedade. O mesmo vale para as outras formas de exploração que fazem parte de um contexto maior que deve ser combatido globalmente.
Mais do que uma data para celebrar os direitos animais, O DIDA é um dia para se desconstruir a noção especista que temos dos animais não-humanos, para lutarmos pelo reconhecimento que eles merecem e pela legitimidade de sua presença enquanto sujeitos, assim como os animais humanos.
Além do ativismo contra as formas de exploração mais visíveis (como no vitorioso caso do Instituto Royal), existe uma maneira de lutar no cotidiano contra essas sutilezas cruéis que acabam passando despercebidas. Ela se chama veganismo, a solução imediata para que qualquer pessoa consiga participar ativamente desta luta. Ser vegano é fazer parte de uma luta que pretende construir uma nova sociedade, mais empática e livre de qualquer especismo. O veganismo é a forma mais completa de se comemorar o DIDA.
fonte anda.jor.br