domingo, 8 de dezembro de 2013

Cães são explorados e lobos são mortos em temporada de caça


Por Aparecida Yoshimi Miyata (da Redação)
Foto: Care2
Foto: Care2
Neste mês, Wisconsin tornou-se o único estado nos Estados Unidos que permite caçadores explorarem cães para perseguir lobos, apesar dos riscos conhecidos e da oposição generalizada, terminando por abusar de duas espécies em uma mesma prática desumana de caça. As informações são do Care2.
No ano passado, uma coalizão de grupos de defesa dos animais e de ativistas entraram com uma ação contra o Departamento de Recursos Naturais (DNR) e a Diretoria de Recursos Naturais (NRB) sobre uma provisão que permitiria aos caçadores usarem cães durante a temporada de caça do ano passado, outro grupos realizavam esforços para evitar que a temporada de caça aos lobos fosse aberta.
Segundo os grupos de defesa animal, para conseguirem evitar este tipo de exploração, tiveram que apelar à inabilidade do Estado de prover proteção adequada que garantisse a segurança dos cães durante a caça e treinamento, apesar da questão não ser somente a integridade física dos cães, mas também a exploração deste animais em uma prática cruel de caça a outra espécie.
Além disso, explorá-los dessa forma inevitavelmente terminariam em confrontos violentos, e que por outro lado resultaria na legalização de brigas de cães, violando leis estaduais de anti-crueldade e brigas de animais.
Lobo-cinzento (Foto: Reprodução)
Lobo-cinzento (Foto: Reprodução)
Dane County Circuit Judge Peter Anderson decidiu em favor dos que defenderam cães e lobos no verão passado e, com uma liminar, proibiu a DNR de emitir licenças que permitiam o uso de cães para caçar lobos e preveniu os caçadores que realizam treinamento para cães, mas a liminar foi abandonada em janeiro.
Richard Thiel, caçador, preparador de armadilhas e biólogo aposentado pelo DNR do estado, declarou que os ataques seriam “rápidos e furiosos” e citou vários estudos sobre o comportamento do lobo. Ele também destacou inúmeras razões pelas quais colocando cães contra os lobos, o resultado poderia terminar em derramamento de sangue desnecessário e incidências de cães sendo mortos por lobos e vice-versa – uma vez que os lobos são territoriais e veem os cães como uma ameaça, especialmente quando eles estão na época de cuidar das suas crias e da alimentação, estação que dura do final de dezembro até meados de março.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Só a presença de cães em território dos lobos já é perigoso e coloca os cães em risco de serem atacados, mas os caçadores estão ansiosos para caçarem com eles e continuam a argumentar que nada vai dar errado. Retirar a possibilidade explorar cães na caça é, também, retirar uma forma da caça ser feita, apesar dos dados deste ano mostrarem que os caçadores, mesmo sem os cães, mantiveram os altos níveis de assassinatos.
Para este ano, o DNR estabeleceu a cota de matança entre 116 a 251 para uma temporada que começa em meados de outubro até o  meio de fevereiro, mas, no final de novembro restavam apenas cerca de 30 lobos para os caçadores alcançarem a meta, e cinco de seis zonas já haviam sido fechadas.
Uma ação judicial visando impedir o uso de cães está no tribunal de apelações, mas pode ser que uma decisão de última hora seja frustrada  e não se sabe quando uma decisão será tomada.
De acordo com Rachel Tilseth, fundadora do Lobos de Douglas County Wisconsin, o grupo está apoiando um projeto de lei que removeria os cães da caça aos lobos, que está paralisado pela legislatura. Para mais informações sobre como ajudar a lobos e cães no estado, visite a página de Facebook do WODCW.
fonte  anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão