sábado, 2 de agosto de 2014

Audiência Pública será realizada em Florianópolis sobre merenda vegana nas escolas municipais


(da Redação)
merenda
Segundo o site Veggi & Tal e Olhar Animal, quarta-feira, dia 6 de agosto, às 13h45 será realizada uma audiência pública na qual será discutida a questão da introdução de merenda vegetariana/vegana nas escolas municipais, para que as crianças que não ingerem produtos animalizados não sejam mais obrigadas a fazer isso na escola.
Por estar em tramitação o Projeto de Lei [PL 15203/2013], escrito por Sônia T. Felipe e Maurício Varallo e proposto pelo Ver. Afrânio Tadeu Boppré, a Comissão da Saúde da Câmara dos Vereadores de Florianópolis, solicitou esta audiência para melhor debater o tema com a sociedade, bem como servir de subsídios para os encaminhamentos ao referido PL.
Para ler o texto do PL na íntegra clique aqui.
Evento no Facebook
Local: Plenarinho
Rua Anita Garibaldi, 35 Centro – Florianópolis
*na entrada eles indicam onde é o Plenarinho
Plenário da Câmara dos Vereadores de Florianópolis
fonte: .anda.jor.br

Cães e gatos também sofrem com a depressão


Miados altos e repetitivos e agressividade podem ser sintomas da depressão felina
Miados altos e repetitivos e agressividade podem ser sintomas da depressão felina
Quem acha que os problemas relacionados à perda e à solidão, que acabam levando á temida depressão acomete apenas os seres humanos, está errado. Cães e gatos também sofrem com esse mal. Nos felinos, as causas do problema psicológico podem ir além dessas, e, por serem animais mais independentes, os sintomas podem não ficar tão claros para os tutores.
O gato deprimido passa a ter um comportamento mais agressivo e chega a vocalizar de forma exagerada – miados mais altos que o normal e de forma mais frequente. O tutor consegue notar até uma mudança no aspecto do bichano. “É muito importante que, ao notar qualquer tipo de alteração de comportamento ou sinal atípico no seuanimal, um profissional veterinário deve ser consultado, pois, assim como no caso dos cães com depressão, a hipótese de qualquer outro tipo de doença deve ser totalmente descartada para que um diagnóstico preciso seja feito”, explica Fábio Toyota, médico veterinário e integrante do portal CachorroGato.
Segundo o especialista, outros sinais de que o animal não está bem é a falta de apetite, a recusa de alimentos e o uso errado da caixa de areia. Este é um ponto importante, já que, desde filhotes, por serem animais extremamente limpos e preocupados com a própria higiene, eles tendem a fazer as necessidades no local certo, para que possam “esconder” a sujeira. “Evitar brincadeiras que eram adoradas, permanecer isolado e apresentar comportamentos extremamente agressivos também podem ser sinais de alerta para a depressão nos gatos, que também podem passar a se esconder das pessoas e desenvolver doenças de pele em função do seu estado”, completa o veterinário.
Cada animal precisa de um diagnóstico específico, mas entre os tratamentos indicados para tirar o gato desse quadro triste, está a adoção de um outro felino, para que sejam companheiros, e até o uso de medicamentos homeopáticos ou alopáticos – neste caso, estão incluídos os antidepressivos. “Com ou sem a ajuda de remédios, aumentar os carinhos, os mimos e o tempo passado com seu animal é indicado para todos os casos de tristeza em animais”, diz Fábio Toyota.
Dicas para se prevenir a depressão em gatos:
Nem sempre é possível, mas dar atenção constante por meio de carinhos e brincadeiras é o primeiro passo para manter seu bichano alegre
Apostar na variedade de alimentos (de acordo com uma dieta balanceada) também pode ser uma boa opção, assim como realizar atividades divertidas junto ao animal, com frequência
Manter uma rotina pré-determinada é outro fator importante para a prevenção da tristeza profunda, e evitar mudanças muito grandes de casa e ambiente (quando for possível) é igualmente indicado
É recomendado que se passe, pelo menos, 30 minutos por dia realizando algum tipo de atividade com o gato e, na ausência de uma companhia durante o dia, pode ajudar bastante que as janelas da casafiquem abertas (se você morar em apartamento, siga isto somente após proteger as janelas com telas) e o rádio ligado, dando uma sensação mais agradável ao animal.
Fonte: Uai
fonte: anda.jor

Misteriosos animais azuis são vistos em praias da Califórnia

EUA

Foto: Instagram/couturegelnails / Reprodução
Foto: Instagram/couturegelnails / Reprodução
Uma série de animais brilhantes e azuis tem sido encontrados em praias da Califórnia, nos Estados Unidos. As informações são do US & World.
Segundo a publicação, os pesquisadores estão chamando os animais de “Velella velella”.
“Alguns acham que são água-vivas, mas eles são bem diferentes”, disse um pesquisador da Academia de Ciências da Califórnia.
Os Velella velella são animais invertebrados marinhos azuis que possuem de 40 a 80 milímetros de comprimento, quando adultos. Eles se alimentam de zooplâncton e servem como alimentos de peixes.
Ninguém sabe ao certo porque esses animais começaram a aparecer nas areias da Califórnia.
Fonte: Terra

Macacos-prego são vistos em Porto Alegre (RS) após desmatamento

0

Foto: PMPA / Divulgação / CP
Foto: PMPA / Divulgação / CP
Macacos-prego foram vistos no bairro Rubem Berta, zona Norte de Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira (31). Uma equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) atendeu ao chamado da comunidade e conforme levantamento, seriam nove animais, oriundos de áreas naturais da cidade que sofreram desmatamento.
Os animais, da espécie Sapajus nigritos, conhecidos como macaco-prego, são nativos e comuns em zonas da cidade como altos da avenida Protásio Alves, zona Sul, zona Norte e avenida Oscar pereira. “Esses animais estão se deslocando em busca de novos ambientes naturais. Assim, à Smam cabe monitorar os deslocamentos e não recolhê-los, de forma a interferir o mínimo possível”, explica a bióloga Soraya Ribeiro, coordenadora da equipe de Fauna Silvestre, acrescentando que prender os macacos em cativeiro é crime ambiental.
A Smam orienta as pessoas a fazer contato com o órgão caso algum desses animais seja avistado com algum tipo de ferimento. Estando machucado, o deverá ser recolhido para tratamento. A equipe de Fauna da Smam também está em contato com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e com o Ibama, para definir novas estratégias de ação.
A Smam faz as seguintes orientações às pessoas
• Não alimentar os animais para que não permaneçam na área urbana;
• Afugentar os animais para áreas de matas (verdes), sem agredi-los;
• Não tentar capturá-los;
• Ao trafegar pela via, motoristas devem ter atenção redobrada em relação à presença dos macacos;
• Não matar os animais, pois são espécies nativas, protegidas pela Lei de Crimes Ambientais.

Pit bull sobrevive à queda de ponte de 9 m nos EUA; polícia investiga se ele foi jogado


Pit bull
Um pit bull supostamente foi atirado na última terça-feira (29) do viaduto Brooklyn-Queens, em Nova York (EUA), de uma altura de 9 metros. O animal sobreviveu à queda depois de ser salvo por pedestres que passavam na avenida abaixo da ponte. A polícia de Nova York investiga o caso.
Jon Ernsberger, motorista que quase teve o carro atingido pelo cachorro, disse à rede “NBC News” ser muito provável que o animal foi jogado. “O modo como ele caiu, de cabeça para baixo, indica que ele provavelmente foi atirado pela barreira do viaduto”, disse Ernsberger.
O cão de 30 kg recebeu o nome de Meeker –nome da avenida na qual ele “aterrissou”– e aparenta ter entre dois e cinco anos.
Veterinários do Veterinary Emergency & Referral Group, para onde Meeker foi levado por um bom samaritano, dizem que o cão teve ferimentos no pulmão e ossos quebrados, mas seu estado de saúde é estável e deve se recuperar totalmente.
“Nossa primeira reação é, obviamente, ter raiva”, disse o veterinário Brett Levitzke, acrescentando que Meeker só sobreviveu porque foi socorrido rapidamente. Ao menos 30 pessoas ligaram para o Veterinary Emergency & Referral Group se oferecendo para adotar o cão.
Fonte: Paraiba

Égua acolhida pela Suípa é sequestrada dentro da sede da entidade em Benfica (RJ)


Charmosa foi maltratada e chegou à Suípa machucada. Quando estava se recuperando, foi levada Foto:  Divulgação/ Suípa
Charmosa foi maltratada e chegou à Suípa machucada. Quando estava se recuperando, foi levada
Foto: Divulgação/ Suípa
Quinze dias depois de ser acolhida pela Suípa (Sociedade União Internacional Protetora dos Animais), com marcas de maus-tratos, a égua batizada de Charmosa foi furtada da sede da entidade, na madrugada de ontem. Presidente da sociedade, Isabel Cristina do Nascimento acredita que menores de idade das comunidades da região tenham invadido o local e levado o animal.
Charmosa foi resgatada por PMs, há 15 dias, na Avenida Democráticos, quando os militares a viram machucada e levando dois homens em uma charrete. Segundo Isabel, os policiais teriam flagrado ainda os dois batendo na égua. Eles levaram todos – inclusive o animal – para a 21ª DP (Bonsucesso). Isabel viu a égua na porta da unidade e se ofereceu para que a Suípa fosse a fiel depositária.
“Saí com ela da delegacia e andamos por cerca de dois quilômetros com ela até a Suípa. Os policiais nos acompanharam dando apoio no asfalto. Ela estava toda machucada, ensanguentada, coitada. E agora que estava se recuperando, a tiraram daqui”, contou Isabel.
E o sofrimento do animal parece não ter fim: “Quando chegamos na Suípa, uns garotos das comunidades de Jacarezinho e Manguinhos começaram a gritar e disseram que conheciam a égua. Eles não queriam deixar a gente entrar com ela. Chegaram a cuspir na cara de um policial”, relatou a presidente da entidade.
“Acho que quem furtou pulou o muro, que tem 3 metros. Arrebentaram uma corrente forte de um portão enorme para tirar a égua dali”, contou Isabel, que, na semana do acolhimento, pediu reforço no policiamento ao batalhão da área.
Isabel procurou a 21ª DP(Bonsucesso), onde a apreensão do animal e a prisão dos dois homens havia sido registrada. O furto será registrado na 25ª DP (Engenho Novo).
Fonte: O Dia
fonte:anda.jor

Kim Kardashian recebe crítica por aparecer nadando com golfinho em vídeo


Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Pode parecer uma brincadeira divertida, mas o PETA não gostou nada de ver o vídeo que Kim Kardashian divulgou nas redes sociais no qual aparece nadando com golfinhos.
A organização protetora dos animais, PETA, acusou Kim de incentivar uma atividade cruel e perigosa que não leva em consideração as necessidades dos golfinhos. ‘Ela está livre para sair da piscina, mas para eles é uma sentença de vida’, declarou Mimi Bekhechi, da organização no Reino Unido.
Eles ainda alegam que muitos locais que oferecem a atração adquirem os animais de forma ilegal e os treinam de forma que afeta a saúde psicológica deles.
O registro foi feito durante as férias da socialite no México e ela escreveu que não vê a hora de podermostrar as fotos para a filha North quando ela estiver mais velha para entender.
Fonte: ORM News

Sonora é o primeiro estado do México a proibir touradas


tourada-proibidaO estado de Sonora, no México, faz história no país como o primeiro a proibir as touradas. Parte da Lei regional de Proteção Animal, que também protege animais domésticos, a legislação é uma iniciativa do Partido Verde, que espera conseguir proibir as touradas em todo o México.
As pesquisas mostram que 70% da população mexicana é contra as touradas.
Sonora se junta a regiões na França, Espanha, Portugal, Argentina, Alemanha, Reino Unido, entre outras, a proibir esta horrível prática.
Fonte: Veggi & Tal
fonte: anda.jor

Leões africanos são mortos para produção de falsos medicamentos

ASSINE A PETIÇÃO


(da Redação)
Foto: Avaaz
Foto: Avaaz
Centenas de leões estão sendo mortos na África do Sul para a fabricação de falsas poções sexuais masculinas. A organização internacional Avaaz – cujo nome significa “voz” em alguns idiomas – está tentando impedir esse comércio cruel, utilizando a estratégia de abordar o governo no que lhe é mais caro – a indústria do turismo.
Segundo a organização, a proibição global do comércio de ossos de tigres fez com que os caçadores passassem a buscar um novo alvo – os leões. Conforme recentemente publicado pela ANDA, leões têm sido criados em fazendas sob condições deploráveis na África do Sul para a prática da caça chamada “canned hunting” (“caça enlatada”), na qual turistas ricos pagam milhares de dólares para atirar nos leões através de cercas. Após matar os animais, esses turistas levam para casa as suas cabeças ou partes de seus corpos, para exibir como “troféus”.
Agora, especialistas afirmam que os ossos desses leões mortos estão sendo exportados para falsos produtores de remédios na Ásia por preços recordes. Esse comércio está “explodindo”, de acordo com a Avaaz, e os especialistas temem que a ascensão dos preços provoque a caça até mesmo dos leões selvagens – que são somente 20 mil restantes na África.
A Avaaz pretende mostrar ao Presidente Zuma que a matança está prejudicando a imagem da África do Sul como destino turístico, para que ele proíba a comercialização dos ossos de leões. A organização colocou anúncios de impacto em aeroportos, sites de turismo e revistas, e também busca obter 2 milhões de assinaturas em uma petição como reforço à campanha.
O comércio de ossos de tigre para a fabricação de medicamentos praticamente levou os esses felinos à extinção e foi proibido após manifestação internacional massiva. A menos que os governos ajam imediatamente, os leões podem ser os próximos da fila – depois dos tigres e rinocerontes – a encarar a extinção.
O país é atualmente o maior exportador dos chamados “troféus de caça”, e de ossos e órgãos de leões – e também é o único país africano que cria leões ativamente e em grande número para suprir a caça de luxo. A Avaaz argumenta que, se a exposição de tal prática afetar a indústria turística sul africana em franca expansão, espantando visitantes, o presidente Zuma pode se ver forçado a agir.
Assine a petição para ajudar os leões.
fonte:anda.jor

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Ministro Norman Baker quer acabar com os testes em animais do Reino Unido



Norman Baker

Histórias relacionadas

O ministro responsável pela regulação experiências com animais no Reino Unido, disse que quer ver o fim de todos os testes.
Lib Dem MP Norman Baker - um militante anti-vivissecção de longa data - disse a proibição de testes em animais "não iria acontecer amanhã."
Mas ele afirmou que o governo estava se movendo na direção certa.
A coalizão está empenhada em reduzir o número de experimentos com animais vivos - mas ativistas pelos direitos dos animais dizem ter quebrado a promessa.
Sr. Baker, que como ministro da prevenção do crime no Ministério do Interior tem a responsabilidade de regular o uso de animais na ciência, disse que estava tentando convencer a indústria a aceitar o argumento econômico para acabar com os testes.
"Estou firmemente a crença de que não é simplesmente uma questão moral, mas que nós, como uma nação pode obter uma vantagem estratégica a partir deste - algo que será bom para a economia", o Sr. Baker, disse à BBC News.
"Tenho vindo a encorajar a indústria a encontrar alternativas aos testes em animais."
"Cláusula de privacidade '
A comunidade científica diz que a pesquisa em animais vivos é vital para a compreensão da doença e resultou em novas vacinas e também tratamentos para o cancro, a doença de Parkinson, asma e HIV - mas os oponentes dizem que é cruel e sem sentido, como métodos de pesquisa alternativos estão disponíveis.
Baker também prometeu a legislação antes da próxima eleição para aumentar a transparência - potencialmente dando ao público a oportunidade de obter informações sobre o que acontece com animais em laboratórios.
No momento, os blocos de Home Office pedidos de dados sobre contratos de investigação e justificação para a utilização de animais vivos como a questão está isento do Freedom of Information Act.
Camundongos de laboratório
Os pesquisadores estão protegidos por uma "cláusula de privacidade" na Seção 24 dos Animais (Scientific Procedures) Act 1986.
Sr. Baker levou a cabo uma revisão do Artigo 24 depois de uma campanha de alto nível pela Sociedade Nacional Anti-Vivissecção e celebridades, incluindo Joanna Lumley e Eddie Izzard.
Em um comunicado, o Sr. Baker disse: "O governo de coalizão está empenhada em melhorar a abertura ea transparência sobre o uso de animais na pesquisa científica para melhorar a compreensão do público sobre este trabalho também é uma prioridade pessoal minha..
"A consulta sobre a Seção 24 dos Animais em Act A ciência tem agora concluído e estamos actualmente a analisar as respostas, em preparação para a prossecução potencial alteração legislativa."
O número de experiências com animais no Reino Unido aumentou em 52% entre 1995 e 2013, de acordo com estatísticas oficiais.
Último show de figura mostrar 4.120.000 procedimentos foram realizados com os animais em 2013, um aumento de 0,3% em relação ao ano anterior.
'Sofrer e morrer'
Houve um aumento de 6%, em criação de animais geneticamente modificados e uma diminuição de 5% em outros procedimentos.
Ratos, peixes e ratos foram as espécies mais usadas em 2013, com 3,08 milhões de procedimentos realizados sobre eles.
Estatísticas AnimaisO aumento do número total de procedimentos foi de 0,03% entre 2012 e 2013
Houve um aumento no teste de cobaias (13.602); ovelhas (2919);coelhos (1233); suínos (350); gerbilos (279); macacos (216) e répteis (183).
Mas houve uma queda em experimentos com aves (-13.259); anfíbios (-3338); gado (-1167); caprinos (-969) e hamsters (-354).
União Britânica para a Abolição da Vivissecção presidente-executivo Michelle Thew disse: "Nós continuamos a ficar desapontado que o governo não conseguiu cumprir a sua promessa de 2010 para reduzir as experiências com animais e para acabar com o uso de animais para testar produtos de uso doméstico.
"Milhões de animais continuam a sofrer e morrer em nossos laboratórios.
"O Reino Unido deve estar liderando o caminho na redução de testes com animais, mas continuamos a ser um dos maiores consumidores do mundo de animais em experiências e os números continuam a subir.
"Nós, no entanto, foi encorajado por recentes declarações de Home Office ministro, Norman Baker, que o aumento da transparência sobre as experiências com animais serão tratados no âmbito deste Parlamento."
Mas Chris Magee, da campanha de Pesquisa Animal Entendimento, expressaram reservas sobre o apelo do senhor Baker para o fim do teste.
Ele disse: "Eu acho que todos nós concordamos que as alternativas devem ser desenvolvidas e utilizadas sempre que possível, e deve-se notar que mais de 15 mil animais foram usados ​​menos em 2013 do que 2012 já é contra a lei usar um animal para a pesquisa se. há um método alternativo disponível.
"Também deve ficar claro que é ilegal para testar cosméticos ou seus ingredientes em animais. Experimentos são para a investigação médica, científica, veterinária e ambiental, e mais da metade dos experimentos são a criação de animais geneticamente alterados, principalmente ratos.
"Há muito tempo defendeu o aumento do financiamento para o desenvolvimento de alternativas e reforma do Artigo 24, no entanto, um obstáculo à visão do ministro pode ser que uma grande quantidade de pesquisa é sobre a descoberta de como sistemas biológicos funcionam em primeiro lugar. Você não pode simular o desconhecido. "
fonte: http://www.bbc.com/news/uk-politics-28580792

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Amizade entre recém-nascida e filhote de pit bull ‘bomba’ na web


Foto: Reprodução/Instagram/brandileigh080
Foto: Reprodução/Instagram/brandileigh080
A americana Brandi Hodges, moradora da Carolina do Norte, postou um vídeo em seu canal no YouTube que bombou na web, ao mostrar a filha Eisleigh e “Clyde”, o cão de estimação da família, que se tornaram uma dupla inseparável.
Na gravação, a menina, de apenas 10 semanas, aparece deitada em um cadeirinha, enquanto é observada pelo cachorro, um filhote de pitbull com 8 semanas de vida. Em determinado momento, oanimal sobe ao lado da menina e se aconchega com o bebê, fazendo a menina sorrir diante do carinho.
“Eles têm um relacionamento fascinante. Eles absolutamente se adoram!”, escreveu Brandi, de 25 anos, que registra poses curiosas da dupla em seu perfil no Instagram, que já angariou milhares de seguidores devido ao “alto nível” de fofura dos cliques.
O vídeo se tornou sensação entre os usuários, e foi assistido mais de 1,7 milhão de vezes.
O caso é muito parecido com a família de outra americana, Jessica Shyba, que passou a registrar em seu blog as sonecas entre seu filho Beau e Theo, um cachorro que havia sido adotado recentemente pela família.
Shyba contou que, assim que um deles se sente sonolento e se deita para dormir, o outro imediatamente faz companhia em uma soneca inseparável. E, com a repetição do comportamento, Jessica passou a registrar as cenas com frequência.

Fonte: G1

Conheça Thumper, o gato que conseguiu superar a deficiência e anda

Conheça Thumper, o gato que conseguiu superar a deficiência e andar

30 de julho de 2014 às 6:00

(da Redação)
Foto: Huffington Post
Foto: Huffington Post
Era improvável que o gato Thumper pudesse andar um dia, mas quando ele deu o seu primeiro passo, não havia ninguém na sala capaz de segurar as lágrimas.
O pequeno Thumper estava em situação de rua e foi encontrado abandonado em um jardim. Havia três ninhadas de filhotes nos arbustos, “deixados para morrer”. Nove filhotes foram salvos naquele dia pela ONG People and Cats Together (PACT), incluindo Thumper. A PACT tem a missão de resgatar gatos, castrá-los e encontrar lares para eles, e já resgata incontáveis animais há anos, mas Thumper foi um caso único. As informações são do Huffington Post.
Thumper não conseguia acompanhar seus irmãos. Ele não podia sequer ficar de pé, suas pernas traseiras não eram fortes o suficiente para apoiá-lo, e ele se movia rastejando e arrastando seu corpo pelo chão. O animal parecia querer desesperadamente brincar com os outros filhotes, mas suas pernas não o ajudavam.
Foto: Huffington Post
Foto: Huffington Post
Membros da PACT levaram-no ao veterinário e foi diagnosticada uma doença neurológica rara. O veterinário disse que alguns gatos se recuperam, e outros não, e ele não sabia se Thumper conseguiria caminhar um dia.
Se a PACT não tivesse resgatado Thumper naquele dia no jardim, não haveria meios dele sobreviver. Ele seria pego por outro animal, ou atropelado, ou ainda não teria sido capaz de se mover para procurar comida e abrigo.
Foto: Huffington Post
Foto: Huffington Post
Jane, responsável pelo resgate, e Anita, a tutora temporária (ou “mãe adotiva”) de Thumper, pensaram juntas em jeitos de ajudar na sua reabilitação, para que ele pudesse viver a sua vida como um filhote normal. As possibilidades de se encontrar um lar para um gato com necessidades especiaisseriam significativamente menores que para um gato saudável. A PACT teve a ideia de providenciar uma cadeira especial para ajudar a fortalecer as pernas de Thumper. Algumas pessoas foram céticas quanto à chance de recuperação de Thumper desta maneira, mas mais uma vez que ele recebeu a pequena ajuda extra de que precisava, ele deu os seus primeiros passos.
O gato passou a caminhar cada vez mais rápido a cada dia. Suas pernas foram ficando mais fortes, e logo ele estava até mesmo correndo com a ajuda da cadeira. Após duas semanas de terapia, Thumper provou a todos os que duvidaram, que eles estavam errados. Segundo a reportagem, nunca um gato foi tão determinado a andar como ele. Pouco tempo depois, ele não precisou mais da cadeira de rodas e pode ficar de pé e andar sozinho.
Foto: Huffington Post
Foto: Huffington Post
Quando isso aconteceu, nada mais parou Thumper, que começou a brincar igualmente com seus irmãos e amigos. Ele saltava sobre os outros gatinhos, e corria atrás de brinquedos, sem nunca parecer se cansar. Passou a pular no colo das pessoas e aproveitar todo o amor e a atenção adicional que recebia por ser especial. Tudo o que ele queria era ser como os outros gatos, e realmente se tornou – correndo como qualquer outro gato, porém com uma energia a mais. Seria impossível saber que Thumper foi incapaz de andar um dia, o que faz dele um gato ainda mais extraordinário.

Depois de sua recuperação, que ocorreu no final do ano passado, o animal foi disponibilizado para adoção, e logo conseguiu um lar permanente e amoroso. A sua história serve para lembrar às pessoas de que nada é impossível quando um animal recebe cuidado e amor, pois eles têm uma vontade imensa de viver.
Para saber mais sobre a PACT, visite o site.
fonte:anda.jor.br