segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Em Moscou organiza-se o dia do doador de animais Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_08_31/Em-Moscou-organiza-se-o-dia-do-doador-dos-animais-0417/

Moscou, doador, animais

Planeja-se, neste outono, realizar o dia do doador de animais domésticos. Trata-se da primeira ação deste tipo na Rússia. O seu objetivo é chamar a atenção da opinião pública para o problema da falta de sangue para animais e lançar a base para um banco futuro de sangue para animais domésticos.

Desconhece-se o número de animais domésticos na Rússia. Pensa-se que um terço das famílias tem um gato e um quinto tem um cão. Mas a maioria dos donos não pensa no problema do sangue doado para o animal até que com o seu amigo não aconteça uma desgraça. Infelizmente, mesmo em megapolis como Moscou, São Petersburgo e Ekaterinburgo os animais morrem durante operações cirúrgicas por uma causa muito banal: depois da operação extrema é preciso transfusão de sangue e este simplesmente não há.
Se na Rússia decorrem com tanto êxito os Dias do doador entre as pessoas, porque não organizar semelhante ação para os animais domésticos, consideraram no movimento “Voluntário Moscovita” e apresentaram a iniciativa no governo da capital. As autoridades apoiaram a ideia. Agora, organiza-se a iniciativa.
Não é tarefa simples, previne Anna Bakirova, chefe do serviço de doação de sangue dos animais domésticos do Laboratório Veterinário Independente Chance-Bio. É preciso que o doador seja completamente saudável:
"Há certas exigências. Os animais devem regularmente vacinar-se. A segunda exigência é o peso. Os cães doadores devem ter entre 40 e 45 kg e os gatos devem pesar pelo menos 5 kg. A categoria etária vai de um a oito anos. Deve-se recordar que existem grandes riscos tanto para os recetores, como para os doadores. Porque a colheita de sangue é um processo bastante difícil, tudo pode acontecer”.
Hoje, as clínicas veterinárias preferem trabalhar não com doadores esporádicos, mas criar ligações constantes com os animais. Estes animais têm um passaporte de saúde, a colheita de sangue torna-se para eles uma operação moral, trabalhar com eles é mais fácil e seguro, assinala Anna Bakirova:
"Há cães ou gatos de raça que vivem em grandes canis privados, entre 15 e 30 animais. Chegamos a acordo e trabalhamos com eles constantemente. Alí todos os animais são controlados. São sujeitos a consulta sempre que dão sangue. Se for necessário, apoiamo-los com meios terapêuticos”.
Mas essa quantidade de sangue doado é claramente insuficiente. Além disso, ele pode ser apenas obtido por dinheiro, o que nem sempre é acessível para os donos do paciente de quatro patas.
A ação pensada pelos voluntários moscovitas é de beneficência. Espera-se que os amantes não indiferentes de animais tragam os seus bicharocos para o Dia do Doador gratuitamente. Porém, saúda-se a participação de patrocinadores: produtores de comida para animais, de medicamentos ou acessórios.
Os organizadores esperam que o Dia do Doador de animais domésticos se torne regular em diferentes cidades da Rússia. E, no futuro, surgirá um banco único de sangue de animais, seguindo o exemplo dos que já funcionam com êxito nos EUA, Grã-Bretanha, Emiratos Árabes Unidos e noutros países.
fonte:http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_08_31/Em-Moscou-organiza-se-o-dia-do-doador-dos-animais-0417/

Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_08_31/Em-Moscou-organiza-se-o-dia-do-doador-dos-animais-0417/

Caso de maus-tratos contra pit bull causa indignação em São Gabriel (MS)


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Um caso de maus-tratos contra animais foi flagrado nesta semana em São Gabriel do Oeste, causando indignação na população local, onde uma cadela da raça pit bull foi encontrada por um morador jogada no lixão do município, dentro de uma sacola plástica com duas perfurações em sua cabeça, provenientes tiros de arma de fogo.
Depois de encontrada, a cadela de porte médio, foi levada até uma clínica veterinária para receber o devido atendimento médico, porém mesmo após muitas tentativas de salvamento, o animal acabou morrendo no local em razão da gravidade dos ferimentos.
A suspeita é que a cadela estaria com Cinomose e por conta da suspeita da doença, o tutor teria tentado matá-la, atirando contra ela e a jogando ainda com vida e agonizando no lixão, para morrer.
Depois de divulgado nas redes sociais (Facebook), o caso gerou indignação na população local, gerando até na manhã deste sábado (30), mais de 80 compartilhamentos das fotos e vídeo do animal e diversos comentários de repúdio contra o autor dos maus tratos à pit bull.
“Hoje mais um anjinho de patas se foi… e sabem por que? Por que teve um ser IMUNDO que fez isso que está nas fotos… É gente, percebendo que a cadela estava doente ao invés de tratar não, deu DOIS TIROS na cabeça dela… e colocou ela dentro de um saco de lixo e jogou no lixão. Ai teve uma boa alma que achou, levou pra nossa querida vet. da Anjos de Patas, que tentou salva-las mas infelizmente não deu. Isso aconteceu aqui em SGO. Ai nos perguntam por que ajudamos os animais? Porque tem muito mais pessoas para fazer o MAL pra eles”. Comentou uma das usuárias, revoltada com a situação.
“Quem fez isso tem que pagar e aqui é uma cidade pequena temos condições de descobrir… Se você conhece alguém que tem uma cadela com essas características e de repente esse animal sumiu, nos avise, manteremos sigilo sobre quem denunciou e vamos investigar.” Comentou outra usuária, que é uma das lutadoras das causas dos animais no município.
Quem tiver alguma informação que possa levar ao autor deste crime de crueldade pode denunciá-lo, procurando a ONG Anjos de Patas, ou a Polícia Militar Ambiental (PMA), através do telefone 67.3295.3094. A identidade do denunciante será mantida em sigilo
fonte: anda.jor


Equinos são apreendidos e passam fome e sede em Sítio Novo (RN)


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Na manhã desta segunda-feira (01) o Blog Sítio Novo em Destaque divulgou a informação de que, dois animais, uma jumenta e seu filhote de 6 meses, foram apreendidos durante a manhã deste domingo 31 em uma espécie de recinto, localizado na rua Ferreira Chicó, no centro da cidade. A apreensão causou revolta ao tutor dos animais, tudo por que não houve comunicação ao mesmo.
“Eu estou indignado com o que fizeram com os meus animais, reconheço que não é certo deixar animais soltos, e os meus animais estavam presos no cercado, sendo que eles acabaram fugindo. Eu fui pego de surpresa, o nosso município possuimeios de comunicação, não era custo o atual gestor mandar avisar aos tutores de animais que de agora em diante não seria permitido animais soltos. Uma coisa que me deixa mais revoltado ainda, é que, além da ignorância por parte do funcionário que apreendeu os animais, é a forma de como estão tratando eles, para ter uma ideia, desde de ontem de manhã 31, que eles estão sem comer e beber água”. Disse indignado o tutor dos animais o Sr. Francisco Murilo da Silva,(Biá) como é mais conhecido.

Agência de turismo do Reino Unido retira a exploração aos elefantes de seus pacotes


(da Redação)
Foto: Abishek Shirali
Foto: Abishek Shirali
Uma boa notícia para os elefantes: a agência de viagens ResponsibleTravel.com é a mais nova empresa a se posicionar contra a antiética exploração de elefantes pelo mercado de turismo, retirando todos os pacotes de viagens que incluem passeios ou performances com esses animais. As informações são da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals).
Esse movimento compassivo segue a excelente decisão da STA Travel tomada em maio, que exclui passeios em elefantes e viagens ao SeaWorld de seus pacotes.
Na Ásia, a indústria do turismo sequestra filhotes de elefantes de suas famílias na natureza e transforma esses animais em escravos submetidos a cruéis “métodos de treinamento” – tudo para que turistas possam andar sobre as suas costas ou assisti-los realizando performances absurdas, tais como jogar bola ou se apresentar em orquestras.
Escrevendo ao The Independent, o co-fundador da Responsible Travel explicou:
“Enquanto houver demanda para as atividades turísticas relacionadas com os elefantes, a captura de elefantes selvagens vai continuar. Adultos selvagens muitas vezes são mortos a tiros para que os bebês sejam capturados e vendidos para acampamentos turísticos. Antes disso, esses animais são ‘quebrados’ (sic) com técnicas horríveis, amarrados em uma gaiola durante vários dias, privados de comida, água e sono; são espancados, queimados e esfaqueados até a submissão. Um elefante filhote ‘recém quebrado’ pode valer $ 30.000 dólares ou mais. Esta é uma séria ameaça para a espécie que já está seriamente ameaçada”. Quebrar um animal significa, nesse caso, reprimir seu espírito selvagem.
A empresa até mesmo criou um manual de turismo ético, compilado após consulta com organizações não governamentais, operadores de turismo e especialistas locais, segundo o The Guardian.
Infelizmente, não há leis ou regulamentações sobre o bem-estar dos elefantes cativos em toda a Ásia. Eles podem ser amarrados em correntes, deixados sob o sol e separados dos outros elefantes, o que é insuportável para esses seres inteligentes e sociáveis.
Aqueles usados ​​para passeios podem sofrer danos em suas colunas, feridas na pele devido ao equipamento colocado em suas costas e aos “bull hooks” usados ​​por seus manipuladores. Passeios de elefante representam uma grande agressão a esses animais, pois todos os seus instintos selvagens permanecem, mesmo que tenham nascido em cativeiro.
Muitos turistas não percebem que estão apoiando esta indústria horrível e abusiva, motivo pelo qual é tão importante que as empresas de viagens façam uma declaração clara contra a crueldade. Os turistas conscientes, por sua vez, podem pedir às empresas que promovem a exploração dos elefantes que mudem a sua política.
fonte:anda.jor 

Animais vivos são esfaqueados e mortos em ritual macabro


Por Robson Fernando de Souza (da Redação)
Joceni do Leba, conhecido por seus rituais de magia negra no município de Pelotas(RS), costuma matar animais esfaqueando-os e deixando-os ter morte lenta e dolorosa.
Diversas fotos do ritual macabro foram divulgadas no Facebook. Em uma delas, um boi recebe um corte profundo no pescoço, e há uma bacia de barro que colhe o sangue que cai do animal. Segundo denúncia recebida pela ANDA, esse sangue é dividido em outros vasos de barro e uma parte é esfregada no rosto de uma mulher, como parte do rito. Em outro ritual fotografado, é um porco a vítima do ritual.
Esse tipo de ação configura crime perante a Lei de Crimes Ambientais, a que a liberdade religiosa não se sobrepõe. Denúncias devem ser enviadas ao site da Brigada Militar gaúchaà Polícia Civil do mesmo Estado e ao Safernet.
Boi é esfaqueado no pescoço em ritual de magia negra. (Foto: Divulgação)
Joceni do Leba matando boi. (Foto: Divulgação)
Porco sendo assassinado em ritual de magia negra. (Foto: Divulgação)
Porco de focinho amarrado é esfaqueado no pescoço em ritual. (Foto: Divulgação)
Porco degolado. (Foto: Divulgação)
fonte:http://www.anda.jor.br/29/06/2012/animais-vivos-sao-esfaqueados-e-mortos-em-ritual-macabro

domingo, 31 de agosto de 2014

Julgamento de ex-policial por morte de alce agita cidade nos EUA

Foto de 1o de janeiro de 2013 mostra o então policial Sam Carter posando ao lado do alce ‘Big Boy’ (‘grande garoto’), já morto. Ele foi condenado em Boulder, nos EUA (Foto: Lara Koenig via The Daily Camera,/AP)
Foto de 1o de janeiro de 2013 mostra o então policial Sam Carter posando ao lado do alce ‘Big Boy’ (‘grande garoto’), já morto. Ele foi condenado em Boulder, nos EUA (Foto: Lara Koenig via The Daily Camera,/AP)
O ex-policial da cidade de Boulder, nos Estados Unidos, aguardava nesse fim de semana sua sentença após ser condenado por matar um alce em 2013. O caso agitou a cidade depois que Sam Carter posou para fotos ao lado do animal morto. A promotoria pediu um ano de prisão para Carter, que foi afastado da polícia após o ocorrido.
O alce era conhecido na cidade como “Big Boy” (“grande garoto”). O policial foi condenado por tentar influenciar um oficial publico e por forjar e alterar evidências após matar o alce no dia 1º de janeiro de 2013. Ele estava no trabalho no dia do crime.
Segundo a promotoria, Carter era fascinado pelo alce, e havia perseguido o animal por dias. Os promotores também disseram que o plano do agora ex-policial era colocar a cabeça do animal em uma parede de sua casa, como um troféu. De acordo com a acusação, ele desligou o GPS de seu carro quando atirou no animal, e não emitiu informações sobre sua localização para a base da polícia. A promotoria afirma que ele forjou posteriormente ter atropelado o animal por acidente.
Quando os moradores da cidade descobriram que o policial havia matado o alce, foram feitas passeatas, músicas e vigílias pelo animal e pela punição de Carter. Houve até um plano para a criação de um memorial para o alce.
A defesa de Carter diz que o animal havia se tornado perigoso e agressivo, e que seu cliente quis apenas proteger os cidadãos da cidade. O julgamento se tornou um debase sobre a “conduta” do alce, se está poderia ser usada como evidência, e se os jurados, moradores da cidade acostumados com a presença do animal, poderiam ser imparciais.
Uma foto em que o policial aparece segurando o animal já morto foi usada como evidência.
Segundo a promotoria, outro policial, Brent Curnow, ajudou Carter a carregar o corpo do animal e a retirar sua carne. Curnow admitiu o crime em outra audiência e deve testemunhar contra Carter. Os dois policiais haviam trocado mensagens sobre o desejo de matar o animal.
Fonte: G1

Cidade desliga energia elétrica para resgatar gato preso em poste na Rússia


Depois de passar muito tempo tentando resgatá-lo, o dono do animal resolveu chamar os bombeiros Foto: Alamy/Legion Media
Depois de passar muito tempo tentando resgatá-lo, o tutor do animalresolveu chamar os bombeiros (Foto: Alamy/Legion Media)
O resgate de um gato que ficou preso em um poste por três dias deixou sem energia elétrica a vila de Vessiólovka, na República dos Komis, localizada na região central da Rússia.
“Após subir no poste, o animal doméstico acabou encostando o rabo na fiação e tomou um choque momentâneo. Isso o desencorajou a descer. Ele ficou no topo do poste por três dias, aguentando o frio, a fome e chuva”, relatou um funcionário da companhia elétrica local.
Depois de passar muito tempo tentando resgatá-lo, o tutor do animal resolveu chamar os bombeiros. Ao se depararem com a situação, eles pediram à companhia elétrica que suspendesse o fornecimento de energia momentaneamente para que o resgate fosse feito. O pedido foi atendido prontamente, deixando toda a cidade no escuro por alguns instantes.
Os bombeiros então salvaram o bichano com a ajuda de varas e cordas, entregando-o são e salvoao seu tutor.
Fonte: Gazeta Russa

Macacos são esquecidos em mata e começam a morrer de fome

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Projeto Ambiental Mata dos Macacos de Santa Fé do Sul foi uma iniciativa de cunho conservacionista onde recebia a visita de turistas, escolas, universidades da região, estudiosos, ambientalistas e da população em geral.
Os principais atrativos do projeto eram os animais introduzidos em criadouros e o fragmento de floresta onde vivem as espécies de macacos: “prego” e “sagui”.
Além dos animais do projeto, também eram recebidos da polícia ambiental animais silvestres que foram apreendidos no mercado clandestino e foram vítimas de maus-tratos, ou que sofreram algum tipo de acidente em estradas e rodovias e onde recebiam tratamento e, após um período de recuperação eram reintroduzidos na natureza.
Após sete anos o idealizador do projeto, Nelson de Souza Lima o “Noka”, anunciou em fevereiro deste ano o encerramento das atividades do “Projeto Ambiental Mata dos Macacos”. Segundo Noka, ele decidiu acabar com o projeto em virtude do alto custo de manutenção sem que recebesse qualquer incentivo.
A partir do anuncio do fim do projeto uma questão foi levantada, quem cuidaria dos animais a partir de então, resultado ninguém, os animais foram abandonados à própria sorte. Fato é que não existe mais cuida dos macacos, especificamente da alimentação, a área conforme do conhecimento geral é particular, e segundo o proprietário o mesmo não dispõe de condições para tal tarefa.
Algumas pessoas que visitaram o local entraram em contato com nossa redação demonstrando indignação e muita preocupação com a situação encontrada, lembrando que a referida mata continua sendo divulgada como um dos cartões postais da nossa estância turística. De acordo com visitantes macacos estão morrendo de fome e até sede naquele local tão visitado e bem cuidado até pouco tempo.
“Ficamos impressionados com a condição dos animais, quando retiramos a água do carro que levamos para o nosso consumo os macacos avançaram no galão, dividimos a água e também tentamos dividir entre os animais os alimentos que levamos, é muito triste o que nos adultos e as crianças encontramos na mata”.
“O abandono é total, outras pessoas que estavam no local disseram que já encontraram macacos mortos na mata, algumas pessoas tem levado alimentos nos finais de semana, com certeza durante a semana a situação deve ser critica aos animais pela fome e sede”. finalizou o visitante. Outros animais estão morrendo atropelados na pista quando saem em busca de alimentos.
O local onde funcionava a lanchonete anteriormente encontra-se alugado no momento. Diante da situação o que será feito agora, quem vai assumir a manutenção dos animais, será que estavam esperando os maus tratos pela fome e sede começar para acordarem, inclusive morrendo alguns macacos.

Sem recursos, Associação Protetora dos Animais fecha as portas em Caratinga (MG)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Durante seis anos, Tilene Botelho, Jussara Freitas, voluntários e associados à Aspac – Associação Protetora dos Animais de Caratinga – se dedicaram a eles… Aos animais, que por muitas vezes, foram vítimas de abandono, de maus-tratos ou de acidentes. Uma longa jornada de trabalho, que segundo os membros da Associação, resgatou e salvou a vida de mais de 1000 animais.
Um cão cego e outro com a pata amputada são a prova de luta em prol da defesa animal. E, desta vez, a visita à Aspac, teve um motivo diferente. Tilene, presidente da Associação, anunciou o fechamento da Aspac.
“Tem seis anos que a gente está nesta luta em prol dos animais abandonados de Caratinga. E, como tem seis que eu sou a presidente, este ano, a gente abriu uma nova chapa, no mês de maio, mas ninguém se interessou em compor a nova diretoria da Aspac. E, infelizmente, estou muito cansada, porque são seis anos com mais de 30 animais na minha casa direto, e, a Aspac não tem abrigo, a gente tem lar temporário. A luta é muito grande e faltam recursos”, esclareceu Tilene
Além da falta de recursos financeiros, outros motivos também levaram ao fechamento da Aspac como dívidas, a ausência de parcerias com os órgãos públicos e a escassez de mão de obra voluntária para cuidar dos animais.
A Aspac é uma associação sem fins lucrativos, que nasceu com o objetivo de desenvolver trabalhos de conscientização sobre a guarda responsável de animais, de reprimir a prática de crueldades e de realizar campanhas de castração, para o controle populacional. Além de oferecer lar temporário até que os animais pudessem, finalmente, ser adotados. Hoje, a Aspac mantém em sua responsabilidade 24 animais. E, cerca de 10 estão disponíveis a adoção.

fonte:http://www.anda.jor.br/

Restaurante que serve carne de cachorro há 33 anos fecha as portas por falta de clientes

South Korea Dogs Dying Delicacy
Turistas e moradores frequentaram diversas vezes o Restaurante Daegyo, que serve pratos comcarne de cachorro há 33 anos. Mas agora, sua chef e proprietária Oh Keum-il, servirá seu último pedido.
Durante vinte anos, ela viajou ao redor do Norte e na Coreia do Sul para aprender receitas de carne de cão de cada região. Ela adaptou os pratos famosos para incluir carne de cachorro.
Seu restaurante que vendia até 700 tigelas de cachorros ensopados em um dia na década de 80, atualmente vende quase nada.
South Korea Dogs Dying Delicacy
Ativistas dos direitos animais protestam nas proximidades e na mídia, pedindo às pessoas para não comer o melhor amigo do homem, o que provocou uma queda considerável de consumo no restaurante, levando ao fechamento que aconteceu nesta sexta-feira.
Não há dados oficiais sobre a indústria de carne de cachorro, mas as pessoas que criam cães como animais ou cão de abastecimento de carne para os clientes, dizem que seu consumo está em declínio no país todo.
Butcher Shin Jang-gun, que fornece cortes de cães para restaurantes, disse que o número de comerciantes no negócio diminuiu para metade do que era.
Fonte: Gadoo

Homem filmado maltratando cão em elevador terá de doar 100 mil dólares para ONG de resgate de animais

Foto: Global News CA
Foto: Global News CA
O presidente de uma empresa de Vancouver (Canadá) que foi visto recentemente abusando de um cão em um elevador terá que doar 100 mil dólares e prestar 1.000 horas de serviço comunitário. As informações são do Global News Canadá.
A Centerplate, que oferece serviço da alimentação a arenas e estádios desportivos em todo o mundo, multou e advertiu o CEO Des Hague. Ele recebeu uma advertência por escrito e terá que cumprir mil horas de serviço comunitário para uma organização protetora de animais, além de doar pessoalmente 100 mil dólares para criar a Sade Foundation, uma ONG de resgate de animais em Vancouver.
A empresa Centerplate também irá contribuir, destinando uma parte de seus lucros à Sade Foundation.
Em um comunicado, a companhia declarou: “A nossa empresa considera o comportamento pessoal do Sr. Hague inaceitável e fora dos limites dos altos padrões e expectativas para com todo o nosso time de colaboradores. Não toleramos nem podemos negligenciar os maus tratos a animais e a má conduta pessoal do Sr. Hague”.
Eles também escreveram que “O Sr. Hague está realmente envergonhado de suas ações e expressou sincero remorso e vergonha pelo comportamento errático, que não lhe é característico”.
A Global News exibiu um vídeo que aparentemente mostra Hague chutando um cão várias vezes, que ele disse que ser tutelado por seu amigo. “Nós estamos surpresos pelo fato da companhia ainda escolher empregar alguém que aparenta ter dificuldade em conter a raiva e claramente apresentauma falta de compaixão para com os animais”, disse Leanne McConnachie da Vancouver Humane Society.
Marcie Moriarty, chefe do gabinete de Prevenção e Aplicação da lei da SPCA de British Columbia, disse que é inapropriado comentar o fato enquanto a agência responsável prossegue com a investigação. “Mas apreciamos que o incidente não esteja sendo ignorado pela companhia”, declarou Moriarty.
Hague ainda enfrenta a possibilidade de outros processos e penalidades por suas ações. A SPCA está investigando e um mandado de busca foi emitido.
O executivo pediu desculpas publicamente através de seu Conselho, afirmando que “uma pequena frustração com o animal de um amigo me fez perder o controle emotional. Infelizmente, eu agi de maneira imprópria, e estou profundamente arrependido por isso”.
fonte:http://www.anda.jor.br/

Mudar a dieta da população é essencial para evitar o aquecimento global Read more: http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/mudar-dieta-da-populacao-essencial-para-evitar-aquecimento-global-13787064#ixzz3C1mvlVoy


Dieta com base no excesso carne vermelha aumenta pressões sobre o meio ambiente
Foto: Bloomberg/Dimas Ardian
PUBLICIDADE
RIO — Um novo estudo publicado neste domingo na “Nature Climate Change” sugere que, caso os padrões atuais não mudem, a produção de alimentos sozinha vai alcançar, senão ultrapassar, as metas globais de emissão de gases do efeito estufa em 2050. Segundo os autores da pesquisa, uma mudança para uma dieta mais saudável em todo o mundo é uma importante ação necessária para evitar o aquecimento global.
Com o aumento da população e expansão do modelo de dieta ocidental centrado na carne, apenas o aumento da produção agrícola não dará conta da demanda de alimentos para os 9,6 bilhões de habitantes que o planeta terá em 2050, sendo necessário a inclusão de mais terras para o cultivo.
Dessa forma, alertam os pesquisadores, os custos de produção irão aumentar, assim como o desmatamento, o que vai aumentar a emissão de carbono e prejudicar ainda mais os biomas. Com o aumento da atividade pecuária, os níveis de metano também devem subir.
De acordo com o estudo, caso os padrões alimentares atuais se mantenham, em 2050 as terras destinadas à produção agropecuária terão expandido 42% e o uso de fertilizantes, 45%, em relação aos níveis de 2009. Isso significa que um décimo das florestas tropicais intactas irão desaparecer nos próximos 35 anos.
O avanço do desmatamento, do uso de fertilizantes e das emissões de metano vão levar a um aumento de 80% na liberação de gases estufa na cadeia de produção de alimentos, elevando a produção de poluentes no setor ao patamar projetado para toda a economia global.
— Existem leis básicas de biofísica das quais não podemos fugir — disse Bojana Bajzelj, do departamento de Engenharia da Universidade de Cambridge, que participou do estudo ao lado de pesquisadores do departamento de Geografia da mesma universidade e de colegas da Universidade de Aberdeen. — A eficiência média de conversão de vegetais em carne é menor que 3%. Com o aumento do consumo de carne, mais áreas cultiváveis são transformadas em pastos. As perdas em cada estádio são imensas e com o aumento global no consumo de carne, a taxa de conversão tende a se tornar cada vez menos eficiente, levando ao aumento das terras cultivadas e a liberação maior de gases estufa. As práticas agrícolas não estão necessariamente erradas. O erro é a escolha do alimento.
PUBLICIDADE
Os pesquisadores tratam como urgente a busca de formas de atender a demanda global de alimentos sem expandir as terras para cultivo ou pasto. A produção de alimentos é o principal motor da perda de diversidade e um grande contribuinte para o aquecimento global.
AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E REDUZIR O DESPERDÍCIO
Em um dos cenários investigados pelos pesquisadores, o foco foi no aumento de produtividade. A diferença na eficiência de áreas que usam boas práticas e outras, com técnicas ultrapassadas, é imensa. O objetivo de reduzir essa diferença deve ser perseguido, mas mesmo que todas as áreas cultiváveis atinjam altos padrões de produção, será necessário adicionar mais campos para atender à crescente demanda.
Outro ponto que os pesquisadores destacam é o desperdício. Em países pobres e em desenvolvimento, o principal desperdício está nas técnicas de estocagem e transporte. Nos países ricos, o problema está no consumo.
No modelo com o aumento de produtividade em todas as terras cultiváveis, o aumento de emissões de gás estufa crescerá 40% até 2050. Combinando o aumento da produtividade com a diminuição do desperdício, o avanço da emissão será de apenas 2%. Com a adição de dietas mais saudáveis, o modelo sugere que as três medidas combinadas vão resultar numa queda de 48% nas emissões de poluentes em relação aos níveis de 2009.
— Nós criamos um cenário onde todos os países teriam uma dieta mais balanceada, sem o consumo excessivo de açúcares, gorduras e carne. Isso reduziu significativamente as pressões sobre o meio ambiente — disse Bajzelj.
NÃO PRECISA SER VEGETARIANO
PUBLICIDADE
A nova dieta proposta pelo estudo não é vegetariana. Ela supõe duas porções de 85 gramas de carne vermelha e cinco ovos por semana, assim como uma porção de ave por dia
— Não é um argumento vegetariano radical. É um argumento sobre uma dieta mais balanceada e saudável — disse Keith Richards, professor da Universidade de Cambridge e coautor do estudo. — Gerenciando melhor a demanda, com foco na educação alimentar, pode gerar um benefício duplo: populações mais saudáveis e uma redução críticas nas pressões sobre o meio ambiente.
— Nós teremos que descarbonizar completamente a energia e outros setores industriais para não ultrapassar as metas de emissão para evitar o aquecimento global. Isso é praticamente impossível. Então, assim como encorajamos a agricultura sustentável, nós precisamo repensar o que comemos — alertou Pete Smith, professor da fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/mudar-dieta-da-populacao-essencial-para-evitar-aquecimento-global-13787064#ixzz3C1mTwP10