sábado, 19 de maio de 2012

Ursa protege filhote em sua primeira aventura

cena linda! A mamãe da espécie panda-vermelho ajudou seu filho a sair pela primeira vez da toca nesta semana. O fotógrafo, que aguardou muito por este momento, chegou a passar 7 horas por dia no zoológico de Cester, Cheshire (EUA), só para conseguir fotografar o instante especial. Veja mais fotos nesta galeria do R7

Que carinha de assustado! O bebê urso parecia com medo de tudo a sua volta
 Mamãe ursa ficou ao lado de seu filho durante todo o processo. O apoio foi fundamental e o bebê pode ter sua primeira aventura em vida.

ONG Uipa abriga mais de 1200 cães e gatos em SP



A entidade é amis antiga do tipo no Brasil; os animais são retirados das ruas, vermifugados e castrados



Réptil marinho pré-histórico sofria de artrite, dizem cientistas


Cientistas da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, descobriram sinais de que animais marinhos pré-históricos já sofriam com doenças degenerativas nas articulações há 150 milhões de anos.
Os pesquisadores encontraram sinais de uma doença parecida com a artrite humana em um fóssil, uma mandíbula de um pliossauro, um réptil marinho que tinha cerca de oito metros de comprimento. Apenas a mandíbula do pliossauro media dois metros e os dentes chegavam a 20 centímetros.
A cabeça dos pliossauros era parecida com a de um crocodilo, o pescoço era curto e o corpo era parecido com o de uma baleia - com quatro nadadeiras que davam o impulso para que o pliossauro perseguisse suas presas na água.
Desta forma, o animal era capaz de caçar a maioria dos outros répteis marinhos ou dinossauros.
Esta foi a primeira vez que uma doença como esta foi descrita em um fóssil de um réptil do período Jurássico.
A pesquisa foi publicada na revista especializada Palaeontology.
Mandíbula deslocada
Os ossos do pliossauro foram encontrados em Westbury, no sudoeste da Inglaterra e fazem parte do acervo do Museu de Bristol.
Judyth Sassoon, pesquisadora da Universidade de Bristol, estudou os fósseis e encontrou os sinais da doença degenerativa que causou um deslocamento anormal no maxilar inferior do réptil.
Sassoon acredita que a mandíbula pertenceu a um pliossauro fêmea de idade avançada, que desenvolveu a doença como parte do processo natural de envelhecimento. A forma do crânio, mais achatada, é o que deu a pista do sexo do réptil pré-histórico.
O pliossauro estudado deve ter vivido com este deslocamento na mandíbula durante muitos anos, pois a cientista encontrou no maxilar inferior as marcas deixadas pelos dentes do maxilar superior, feitas quando o pliossauro mordia.
"Da mesma forma que os humanos de idade avançada podem ter artrite em seus quadris, este pliossauro fêmea, já idoso, sofria de artrite em sua mandíbula e sobreviveu com este problema", disse a pesquisadora.
Fratura
Judyth Sassoon também encontrou sinais de uma fratura na mandíbula, que nunca chegou a se curar. Isso indicaria que estes ossos ficaram debilitados antes de sofrer a fratura.
Com uma mandíbula fraturada, "o pliossauro não conseguia se alimentar e esta lesão provavelmente causou a morte", afirmou a cientista.
"Você pode ver estes tipos de deformidades em animais vivos, como crocodilos ou baleias, e estes animais podem sobreviver durante anos, enquanto conseguirem se alimentar", disse Mike Benton, professor que colaborou no projeto.

Micos são encontrados mortos em chácara na Bahia, diz ambientalista


Há suspeita de que animais tenham sido envenenados em Cruz das Almas. 
Ambientalista recolheu amostra de frutas e irá encaminhar para o DPT.

Nove micos foram encontrados mortos na localidade de Bebe Água, na zona rural de Cruz das Almas, município a 152 km de Salvador, na quarta-feira (4). De acordo com informações da ambientalista Telma Lobão, a suspeita é de que dez animais tenham sido envenenados. Um dos micos teria conseguido sobreviver porque populares lhe deram leite.
Ainda segundo a ambientalista, mais quatro animais foram encontrados mortos nesta quinta-feira (5), totalizando 13 mortes. Ela ainda informou, que de acordo com o relato de moradores, os animais costumavam se alimentar de frutas em diversas árvores que compõem o pomar da chácara.
Populares também relataram à ambientalista que os bichos se contorciam e salivavam em excesso antes de morrer. A ambientalista informou ao G1, que está no local para recolher amostras das frutas que deverão ser encaminhadas ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Salvador.
A ambientalista afirmou que os animais já haviam sido enterrados pelo proprietário da chácara e ela estava aguardando a sua chegada para recolher os corpos e também encaminhá-los ao DPT.
Segundo Telma Lobão, após recolher as amostras e obter os resultados dos laudos o caso deve ser entregue ao Ministério Público, que é o órgão responsável por conduzir as investigações.
Procurado pelo G1, Álvaro Torres, diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Cruz das Almas, informou que estava em Salvador e não tinha informações sobre o caso.
A polícia informou que nenhum boletim de ocorrência foi registrado sobre o caso.
 fonte: G1

Mulher denunciada por maus-tratos a cachorros presta depoimento na BA


A mulher denunciada por maus-tratos cometidos contra seus cachorros no último dia 09 de abril, no bairro do Pau da Lima, em Salvador, prestou depoimento na tarde desta segunda-feira (16). De acordo com o delegado que cuida do caso, Carlos Habib da 10ª delegacia, a mulher disse em depoimento que não maltratava os animais. "Chegamos a mostrar a ela o vídeo filmado por uma vizinha, mas mesmo assim ela disse que não estava maltratando os bichos, que estava "apenas conversando". Ela disse ainda que está preocupada com a represália da população", afirmou Habib. A suspeita, que está grávida de quatro meses foi ouvida e depois liberada. Segundo o delegado, ele irá encaminhar ao Juizado um termo circunstanciado para as posteriores providências. A mulher deve responder ao crime de maus-tratos à animais e pode pegar de 3 meses a 1 ano de prisão.
De acordo com o delegado, dois animais estão sob cuidados da ONG Terra Verde Viva e um outro animal foi levado pela dona para a casa de um parente. "Ela disse em depoimento que o animal que havia sumido foi levado por ela para a casa de um parente".
Moradora filma vizinha agredindo cachorro com vassoura em Salvador (Foto: Reprodução)Moradora filma vizinha agredindo cachorro com
vassoura em Salvador (Foto: Reprodução)
De acordo com a advogada e militante do direito dos animais Ana Rita Tavares, da ONG Terra Verde Viva e que está responsável pelos animais, os bichos estão sendo medicados. "Um dos animais está em uma casa de passagem e ainda não foi colocado para a adoção porque ele está sendo medicado. O outro animal está em uma clínica particular na cidade", disse.
O outro cachorro, que recebeu o nome "Found", verbo em inglês traduzido como "encontrado", está sob cuidados do médico veterinário Anderson Trindade. Ele informou ao G1, que o animal recebeu uma transfusão de sangue na sexta-feira (13), mas ainda está debilitado. "O nosso desejo é que ele já estivesse fora de perigo. Hoje ele apresentou algumas melhoras. Embora ele só esteja comendo forçado, hoje ele não teve diarréia e está mais esperto", garantiu o veterinário. Ao ser resgatado, ele apresentava diarreia soltando vermes e estava com gota de sangue na gengiva e febre de 40 graus.

Entenda o caso
A dona dos animais foi filmada por uma vizinha usando uma vassoura para agredir um dos cachorros que cria em casa. Segundo vizinhos, a dona dos animais não foi mais vista desde a veiculação na imprensa do vídeo postado inicialmente no site You Tube. "Dois homens estiveram aqui ontem [segunda-feira] à noite e levaram um dos cachorros. A mulher não veio. Hoje de manhã, eu já dei ração aos cachorros, mas não posso tirá-los de lá. Sempre foi muito difícil aguentar gritos de misericórdia de um bichinho indefeso", relata um dos vizinhos.
A vizinha que fez as imagens da agressão a um dos cachorros que vive na casa prefere não se identificar e diz que as agressões aos animais são constantes na residência. Ela postou o vídeo no You Tube com o título "A Bruxa dos Cachorros".
A mulher disse ao G1 que um caso de espancamento ocasionou a morte de um cachorro. "Teve um cachorro que ela batia muito. Ele desmaiava direto e, um dia, ela passou com ele dentro de um saco plástico e deu fim. Da última vez, o marido tirou ela em cima do animal e eu pensei: ' a partir de hoje esse cachorro não vai mais apanhar'. Filmei, botei no Youtube e compartilhei com meus amigos no Facebook. Pedia para comentarem e compartilharem. Até que em três dias já tem mais de três mil acessos", afirma.
No vídeo, enquanto o animal grita, a mulher diz: "Saí para lá, sai para lá, não venha para cá não! Dá vontade de chegar e matar mesmo, sem pena! (...) Matei mesmo, mandei puxar os olhos, sem pena, sem dó nem piedade.(...) E além disso vai ficar com fome o dia todo! E você vai lembrar o por que ficou com fome. Quando você ver os outros comer e você sem comer. Você vai lembrar direitinho: por que será que ela não me deu comida? E vai refletir! (...)".
Até nova ordem, os animais estão sob responsabilidade da ONG Terra Verde Viva, que deu entrada no pedido de apreensão junto à Justiça, através da advogada Ana Rita Tavares. Na tarde de segunda-feira (9), a determinação do juiz não foi cumprida porque a residência estava fechada e o oficial de Justiça designado para a função alegou que não estava escrito na liminar a ordem de arrombamento.

Cachorros são encontrados mortos em condomínio de classe média

A pior das classes ,está esmagada entre os pobre e os ricos - é a mais conflituante
..............................................

Moradores dizem que animais foram mortos por envenenamento.
Três cachorros morreram. Os que sobreviveram estão sendo adotados

01/05/2012 13h43 - Atualizado em 01/05/2012 13h43


 

Moradores dizem que animais foram mortos por envenenamento.
Três cachorros morreram. Os que sobreviveram estão sendo adotados.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia





Três cachorros foram mortos na segunda-feira (30), no condomínio Jardim Vale dos Rios, localizado no bairro do Stiep, em Salvador. De acordo com informações de moradores, os animai foram envenenados com chumbinho.

Os animais Loira, Barbudinho e Estranha foram encontradas mortas por um dos moradores. “Encontramos o primeiro cão morto na segunda-feira (30). Corremos para procurar os outros, um já estava morto no barranco e a outra estava agonizando. Tentamos salvar, mas o veterinário constatou que a morte foi causada por envenenamento de chumbinho”, disse o morador Alexandre Frontal.

“Há alguns meses mataram cerca de 15 gatos aqui no condomínio, inclusive dois gatos eram meus”, denuncia o administrador de empresas Hélio Ferraro.

Adotados
Xuxa se recuperava de uma cirurgia de castração na casa de uma estudante. Agora a estudante não deixa mais a cadela circulando sozinha nas ruas do condomínio. “Ela só vive lá em casa agora. Depois do que ocorreu eu fico com medo de deixa-la sair sozinha”, revela Amanda Vilaça.
Ninha e Bob também eram cães de rua. Elas foram adotadas por outra família. “Eles ficavam brincando com as crianças aqui e eram super dóceis, gostavam de criança, então resolvemos adotar”, diz Janaína Figueiredo.
A Subcomissão dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil recebeu a denúncia. “Nós vamos registrar a ocorrência na delegacia competente, vamos ajuizar queixa crime no juizado especial criminal, isso tudo para apurar a prática de quem envenenou.

As crianças do condomínio querem que os animais sejam protegidos. “Eu fiquei triste, porque uma maldade dessas é horrível”, disse Maria Eduarda.
  
 fonte: G1

Sertanejos dividem água com animais, mas não impedem morte do gado


A seca que assola o sertão nordestino mudou a vida dos criadores de gado nos municípios que sofrem com a severa estiagem há pelo menos oito meses. Sem chuva, o pasto foi reduzido à areia. Debilitados pelo alimento escasso, muitos animais já estão morrendo de sede e fome, gerando verdadeiros cemitérios a céu aberto. Além de não ter capim para dar a ovinos e bovinos, os produtores ainda são obrigados a comprar ração e complementos alimentícios a preços inflacionados.
Não é difícil encontrar animais mortos pelas estradas, pastos e riachos secos no sertão do Nordeste. Para evitar mortes, muitos produtores dividem a água que recebem com os animais para evitar que eles fiquem ainda mais debilitados.
Em Poço Redondo, município mais afetado pela seca em Sergipe, todos os criadores ouvidos pelo UOL afirmam que já perderam animais com a estiagem. No riacho do Brás, que está completamente seco há meses, carcaças de bois e vacas estão espalhadas pelo local. Em pouco mais de 300 metros, a reportagem encontrou sete animais mortos. O último deles, segundo a dona do terreno, morreu no fim de semana anterior à visita.
“É uma tristeza grande demais. Se não chover, ou o governo não ajudar com ração, em três meses não teremos nenhum animal vivo mais na cidade”, disse a pecuarista Sônia Souza Costa, que viu a morte de sete de suas vacas nos últimos meses.
“Se pelo menos o governo ajudasse com a ração, ajudaria bastante. Mas até agora recebemos água de carro-pipa só para nosso abastecimento de casa. Mas, mesmo não dando, temos que dividir a água com os animais para que eles não morram”, afirma.
Fonte: 180 Graus

Veterinário explica por que cães e gatos não podem consumir a mesma comida

Metabolismo diferentes

Cães e gatos têm metabolismos diferentes e por isso devem ter alimentos com composição diferente. Outro aspeto a ter em consideração é a etapa da vida em que os dois animais se encontram, que pode não ser a mesma, bem como a presença de determinada doença ou de obesidade, fatores que requerem uma alimentação específica.
O gato precisa de muito mais proteína do que o cão, não se adaptando bem a dietas com baixo teor proteico. Além disso, necessita de alguns aminoácidos específicos. Níveis baixos desses aminoácidos no alimento podem levar ao aparecimento de letargia, excesso de salivação e vocalização. Quanto à taurina, esta deverá estar em concentrações suficientes, pois a ingestão de um alimento seco pobre em taurina potencia o risco de ocorrência de problemas do coração e dos olhos do seu gato.
Como pode ver por estes pequenos exemplos, o alimento para o seu gato tem muitas particularidades na sua composição, que não são adequadas para o seu cão. Eu resolvi o assunto colocando a comida do gato num local alto. Não só o gato se diverte e faz exercício, como o seu cão não consegue lá chegar.

fonte: Activa

Protetores em todo o país participam neste domingo do “Movimento Diga Não a Leishmaniose, o Cão Não é o Vilão”


Neste domingo (20/05), entidades de proteção animal e simpatizantes da causa de todo o país participam do “Movimento Diga Não a Leishmaniose, o Cão Não é o Vilão”.
Os organizadores do movimento questionam o programa de controle executado pelo Ministério da Saúde que além de ineficaz é antiético. Hoje, o Brasil é o único país que determina a morte dos cães soropositivos e proíbe o tratamento dos animais com medicamentos humanos.
Serão recolhidas assinaturas para apoiar o Projeto de Lei 1738/2011, do Deputado Geraldo Resende, regulamentando a Política Nacional de Vacinação contra a Leishmaniose e o direito ao tratamento dos cães.
As organizadoras, Marli Pó e Vivi Vieri, explicam que o movimento também reivindica exames sorológicos mais acurados, direito a contraprovas e liberação de medicamentos para tratamento da leishmaniose que já são usados com sucesso em outros países, entre outras medidas.
O movimento também está a redução de impostos sobre produtos preventivos como vacinas, coleiras e repelentes e investimentos em novas pesquisas para controle do vetor.
Cidades inscritas:
ARAÇATUBA/SP
LOCAL A CONFIRMAR
ARACAJU/SERGIPE
Local:Shoppings Rio Mar e Jardins
Início: 10hResponsável: Ana Aquino
BAURU/SP
Local: Av. Getúlio Vargas, no mesmo horário do movimento nacional
Início:10 h
Responsável: Mariana Zwicker
BELO HORIZONTE/MG
Local: Feira Hippie, em frente ao Palácio das Artes, Av. Afonso Pena- Centro BH
Início: 10 h
Responsáveis: Graça Leal e Adriana Cristina Araújo- Movimento Mineiro pelos Direitos dos Animais
BRASÍLIA
20/05 – Domingo  -
Início: 10 h em 3 locais:
Local: Lago Norte
Estacionamento do Pão de Açúcar
Local: Grande Colorado
Em frente ao condomíno Jardim Europa/Imobiliária
Miranda
Local: Lago Sul
Gilberto Salomão
Responsável: PROANIMA/DF
CAMPO GRANDE
Cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 13 de Maio
Início: 8h
Responsável: Abrigo dos Bichos
JALES/SP
Caminhada , saindo do cruzamento das Avenidas João Amadeu com a Av. Francisco Jales até a Praça João Mariano de Freitas.
Início: 10 h
Responsável: Vivi Vieri
RIBEIRÃO PRETO/SP
Data: 19 de maio, durante a feira de adoção AVA, na Av. 9 de Julho, 1.209, esquina com Av. Independência.
Início: 9 h.
Responsável: Viviane
SANTA MARIA/RS
Local: Praça Saturnino de Brito até a Praça dos Bombeiros.
Início: 10 h
Responsáveis: Clube Amigos dos Animais de Santa Maria e Portal Nosso Mundo (Silvia Schultz)
SÃO CAETANO DO SUL, NO ABC PAULISTA
Cãominhada com o grupo Crueldade Nunca Mais
Saída: Avenida Pres Kennedy, em frente ao Pq das Crianças
Início: 10h
Responsável: Marli Pó
SÃO PAULO/CAPITAL
19/05 às 17h palestra sobre a Leishmaniose e dia 20 cãominhada com pic nic no Matilha Cultural
Início: 10 h
Rua Rego Freitas – Bairro da Consolação
Responsável: Marli Pó
TERESINA/PIAUÍ
Local: Ponte Estaiada
Início:16 h
Responsável: Prof. Roseli Pizzigatti Klein
Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais – APIPA
    fonte:anda

Gato se finge de morto para chamar atenção dos tutores

Fortaleza

(Foto: Arquivo Pessoal)
Tice Pai foi encontrado pelo pai de Denis Queiroz, de Fortaleza, ainda filhote, abandonado na rua.
“Ele era muito magrinho quando chegou aqui, mas minha mãe colocou ele pra comer de verdade e ele virou um ‘gatão’”, comenta Denis.
Brincalhão, ele gosta de chamar a atenção dos tutores fingindo-se de morto.
“Quando vai dormir, ele se deita ao chão e quando a minha mãe pergunta se ele morreu, ele se contorce como se estivesse morrendo mesmo”, diz o tutor.
Fonte: F5

Vá....t......n.... u!

         Aqui para vocês seus pseudos cientistas



















Marca Humana

Por onde passa os humanos deixam suas marcas

Cartão Postal da China


Adam Yauch, da banda Beastie Boys, é lembrado por seu ativismo em defesa dos animais


Foto: Reprodução/Ecorazzi
Adam Yauch, músico e ativista vegano, faleceu em 4 de maio de 2012, aos 47 anos, após batalhar por 3 anos contra um câncer na garganta.
Além do impacto musical da banda Beastie Boys com sucessos como “Fight for Your Right,” “Brass Monkey” e “No Sleep Till Brooklyn,” Adam era um ávido filantropo e socialmente responsável, que ajudou em muitas causas.
Segundo informações do site Ecorazzi, ele fundou a companhia de filmes Oscilloscope Laboratories, que ofereceu às pessoas a chance de lançar filmes que outras companhias não lançariam.
Alguns dos filmes incluem “No Impact Man”, que se foca no autor e ambientalista Colin Beavan, e seu objetivo de se manter comprometido com o meio ambiente por um ano.
Outro filme também foi “Wendy and Lucy”, que conta a história da dura vida de uma mulher e sua cachorra, e “Flow”, um documentário sobre a crise mundial da água.
Adam também era um budista tibetano devoto, e participou do movimento para libertar o Tibete da opressão chinesa. A banda também organizou concertos chamados “Tibetan Freedom Concertos” , no final dos anos 90 para chamar atenção para a causa.
Através da sua batalha pelo Tibete, Adam se tornou vegano.
“Estou tomando remédios tibetanos, e a recomendação dos meus médicos tibetanos é que eu adote uma dieta vegana e orgânica”, Adam disse em emails enviados aos seus fãs. “Estou me sentindo saudável, forte e esperançoso que vou superar essa doença, mas só o tempo dirá.”
Em 2005, a banda mostrou seu amor por animais ao organizar um concerto beneficente em Manhattan para arrecadar doações para a ASPCAe para a organização Rational Animal, dedicada à chamar atenção para animais em situação de risco em Nova Iorque.
É sempre triste quando alguém tão jovem e talentoso morrem tão cedo, mas sabemos que seu legado irá durar, e que o mundo é um pouco melhor por causa de pessoas como ele.
fonte: anda

Operação combate caça de aves no Cariri e Sertão paraibanos


O Ibama realizou a Operação Migratórius, de combate à caça às arribaçãs, como são chamadas as aves da espécie migratória Zenaida auriculata, e outros crimes ambientais nas regiões do Cariri e no Sertão da Paraíba. A operação monitorou áreas de postura das aves, no intuito de impedir a matança dos animais e a coleta de ovos.
No total, foram aplicados oito autos de infração, totalizando R$ 105 mil em multas durante a operação. Nas 14 áreas de postura fiscalizadas no interior do estado, houve flagrante de abate de 28 arribaçãs. Desde 1979 a migração e reprodução das arribaçãs é monitorado pelos órgãos ambientais. O combate à caça é uma preocupação constante do Ibama, tendo em vista a conservação da espécie na região.
Além do monitoramento das áreas de postura de ovos da espécie no Cariri e no Sertão da Paraíba, as equipes de fiscalização atuaram contra outros ilícitos, como a extração clandestina de lenha da caatinga e o tráfico de animais. Foram apreendidos 127 pássaros silvestres, e também um caminhão e a carga de 20 metros estéreos de material lenhoso sem Documento de Origem Florestal (DOF).
As ações fiscalizatórias ocorreram nos municípios de Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz, Cajazeiras, São José de Piranhas, São Bento, Cachoeira dos Índios e Sousa, São João do Rio do Peixe, Triunfo e Taperoá. A operação Migratórius faz parte do Planejamento Nacional Anual de Proteção Ambiental (PNAPA) do Ibama.
De acordo com o chefe da fiscalização do Ibama na Paraíba, Rodrigo Escarião, as atividades desenvolvidas no âmbito da Operação Migratórius alcançaram os objetivos propostos, conseguindo inibir a atividade criminosa de delitos ambientais relacionados à captura dos ovos e de indivíduos nas áreas de posturas de arribaçãs, e demonstrando com vigor a presença do Ibama na região.
Fonte: PB Agora

Polícia prende caçadores com porco do mato em Miranda (MS)


(Foto: Divulgação)
Policiais Militares Ambientais de Miranda (MS) prenderam ontem (17), dois caçadores com um animal silvestre morto e armas. No Rio Salobra, a equipe abordou uma embarcação que estava com motor de popa com potência maior do que é permitido, já que há regime especial de navegação, sendo permitido somente motor de popa 15 HP de quatro tempos.
Na parte da frente do barco, os policiais encontraram uma pata de animal silvestre e, logo depois viram um porco queixada morto e sem cabeça, além de uma espingarda calibre 22, uma espingarda calibre 36, um revólver calibre 22 e mais 47 munições calibre 22 intactas, seis munições calibre 36 intactas, 64 espoletas calibre 36, um tubo de pólvora lacrado e uma faca com chaira. As armas, que não tinham registro, bem como o animal silvestre foram apreendidos.
Os caçadores foram conduzidos, juntamente com o material apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Miranda, onde foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma e por crime ambiental de caça. Pelo crime ambiental de caça, eles poderão pegar pena de 06 meses a 01 ano e meio de detenção e pelo porte ilegal de arma, poderão pegar pena de 02 a 04 anos de reclusão.
Além disso, cada autuado recebeu multa administrativa de R$ 500 pela caça do animal silvestre.

Pará volta a exportar búfalos vivos para a Venezuela

Tráfico




O tráfico de vidas por navio está de volta no Pará. Há pouco mais de 15 dias, o Estado do Pará voltou a comercializar búfalos vivos para a Venezuela, enviando um primeiro navio com 4.500 animais, que zarpou do porto de Vila do Conde.
A Venezuela compra os búfalos para fins de cria e recria, tendo importado do Pará cerca de 8 mil animais no ano passado. Outros 2 mil, no mesmo ano foram exportados para o Líbano para serem abatidos.
Atualmente se criam entre 1,2 e 1,5 milhão de búfalos no Brasil, sendo um terço dessa população escravizado no Pará.
É contra esse tipo de tráfico que o veganismo, junto a outros meios de mobilização pelos animais, se põe. Ser vegano poupa inúmeros animais de nascerem para essa vida de objetificação, privações e morte precoce.

fonte: Diário do Pará

Operação combate caça de aves no Cariri e Sertão paraibanos




O Ibama realizou a Operação Migratórius, de combate à caça às arribaçãs, como são chamadas as aves da espécie migratória Zenaida auriculata, e outros crimes ambientais nas regiões do Cariri e no Sertão da Paraíba. A operação monitorou áreas de postura das aves, no intuito de impedir a matança dos animais e a coleta de ovos.
No total, foram aplicados oito autos de infração, totalizando R$ 105 mil em multas durante a operação. Nas 14 áreas de postura fiscalizadas no interior do estado, houve flagrante de abate de 28 arribaçãs. Desde 1979 a migração e reprodução das arribaçãs é monitorado pelos órgãos ambientais. O combate à caça é uma preocupação constante do Ibama, tendo em vista a conservação da espécie na região.
Além do monitoramento das áreas de postura de ovos da espécie no Cariri e no Sertão da Paraíba, as equipes de fiscalização atuaram contra outros ilícitos, como a extração clandestina de lenha da caatinga e o tráfico de animais. Foram apreendidos 127 pássaros silvestres, e também um caminhão e a carga de 20 metros estéreos de material lenhoso sem Documento de Origem Florestal (DOF).
As ações fiscalizatórias ocorreram nos municípios de Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz, Cajazeiras, São José de Piranhas, São Bento, Cachoeira dos Índios e Sousa, São João do Rio do Peixe, Triunfo e Taperoá. A operação Migratórius faz parte do Planejamento Nacional Anual de Proteção Ambiental (PNAPA) do Ibama.
De acordo com o chefe da fiscalização do Ibama na Paraíba, Rodrigo Escarião, as atividades desenvolvidas no âmbito da Operação Migratórius alcançaram os objetivos propostos, conseguindo inibir a atividade criminosa de delitos ambientais relacionados à captura dos ovos e de indivíduos nas áreas de posturas de arribaçãs, e demonstrando com vigor a presença do Ibama na região.
Fonte: PB Agora

Morrissey pede fechamento de zoo a ministro da Indonésia

Confinamento e maus tratos



O cantor britânico Morrissey pediu ao governo da Indonésia que feche o zoológico da cidade de Surabaya, no leste da ilha de Java, onde centenas de animais morreram ou desapareceram.
O ex-líder da banda The Smiths fez este pedido em uma carta ao ministro de Florestas, Zulkifli Hasan, na qual lembra que, apesar de seu departamento ter solicitado mudanças no zoológico, “não houve nenhuma melhora”.
Não pode haver justificativa para debates intermináveis e atrasos enquanto os animais continuam a sofrer e morrer “, diz a carta, de acordo com o jornal  The Jakarta Globe.
Morrissey pede ao ministro que tome providências imediatas e transfira os animais para locais apropriados.
O cantor, ativista pelos direitos dos animais e vegetariano, fez o apelo depois de um show na última semana em Jacarta.
Em março deste ano, um porta-voz do zoológico reconheceu que cerca de 500 animais morreram ali, entre 2010 e 2011. A agência oficial de notícias Antara afirmou, no ano passado, que o zoológico – o maior da Indonésia – havia se transformado em um “lugar de horror” e “campo de concentração” para os animais,
Nos últimos meses, morreram um tigre-de-sumatra e uma girafa, que foi encontrada com uma bola de plástico de 20 quilos no estômago, e três dragões-de-komodo estão desaparecidos.
Clique aqui para ler mais sobre a trágica situação do zoológico de Surabaya.
Nesta fotografia, tirada em 26 de julho de 2011, um veterinário do zoo de Surabaya atende uma elefanta doente, de 35 anos, chamada Fitri – ela é um dos dez elefantes que vivem neste zoo, e estava sofrendo um inchaço nas articulações em sua perna. (Foto: AFP)
Esta foto de 10 de março de 2012 mostra um tigre de bengala em que falta uma orelha e que sofre de um problema de coluna, dentro de uma gaiola em quarentena no zoo de Surabaya. (Foto: AP)
Foto de 10 de março de 2012 que mostra um urso, que sofre de um tumor de pele, dentro de uma jaula em quarentena no zoo de Surabaya. (Foto: AP)
Nesta foto de 11 de março de 2012, os ativistas exibem cartazes durante protesto contra o uso de sacos de plástico, conhecido localmente como "kresek", após a morte de uma girafa que ingeriu 20 quilos de embalagens plásticas de comida no zoo de Surabaya, na Indonésia. (Foto: AP)
fonte:.anda