quinta-feira, 17 de maio de 2012

Sapo em perigo de extinção ganha santuário na Colômbia


Foto: Wikimedia Commons
A espécie, conhecida na Colômbia como Rana Terribilis (Phyllobates terribilis), é possívelmente o anfíbio mais venenoso já encontrado na Terra.
O veneno pode ajudar o sapo a enfrentar seus predadores, mas é inútil contra tratores e escavadoras que destroem o seu habitat: a mineração de ouro e extração ilegal de madeira colocam a espécie em risco. Ela é classificada como “Em Perigo” na Lista de Espécies Ameaçadas, porque indíviduos só são encontrados em cinco localidades, todas na Colômbia, e a população está em declínio – se não for protegida, a espécie pode se somar às quase cem outras que não são mais encontradas na natureza.
Agora, esse perigoso sapinho ganhou um santuário. Uma ONG colombiana, a Fundación ProAves, anunciou na última semana que adquiriu uma área de 47 hectares de florestas, que passará a ser uma área protegida, com o nome de Reserva Natural Rana Terribilis. É a primeira reserva a proteger o Phyllobates terribilis. Além disso, segundo a ONG, a reserva também abriga várias espécies de aves, algumas ameaçadas de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão