quinta-feira, 17 de maio de 2012

Aprisionada em aquário, tubarão-fêmea vira vegetariana


Uma tubarão-fêmea que vive aprisionada no aquário de Birmigham, na Inglaterra, tornou-se vegetariana e passou a dispensar peixes crus.
Os “tratadores” dela não sabem por que ela se tornou vegetariana e agora prefere pepino e alface a peixes. E estão tentando fazê-la voltar a ser carnívora escondendo pedaços de carne de peixe em palitos de salsão.
“Não queremos que ela seja a vergonha dos tubarões-prego carnívoros do aquário”, diz um dos “tratadores”, usando uma típica concepção cultural humana para tentar “entender” os tubarões.
A situação mais preocupante não deveria ser a tubarão-fêmea ter se tornado vegetariana. E sim o fato de ela e diversos outros animais, de sua espécie e de tantas outras, estarem vivendo aprisionados num aquário, sem qualquer direito à liberdade e sendo tratados como objetos exóticos sob propriedade humana. E também o fato de dependerem de uma atividade tão destruidora como a pesca para sobreviverem, em vez de poderem caçar suas presas no ambiente natural, de onde nunca deveriam ter saído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão