quinta-feira, 16 de maio de 2013

Vereador reage a críticas de empresárias e chama donos de pet shop de 'gananciosos'



por Bárbara Souza
Vereador reage a críticas de empresárias e chama donos de pet shop de 'gananciosos'
Foto: Bahia Notícias
Poucos minutos após a publicação da entrevista das proprietárias de pet shop Natália Almeida, da Kanil, e Gabriela Azevedo, do Planeta Animal, ao Bahia Notícias, o vereador Marcell Moraes (PV) contatou a redação do site para rebater as críticas a ele dirigidas pelas empresárias. Questionado se teria conseguido ler a matéria no curto intervalo entre a publicação e o telefonema, o legislador admitiu: “li por alto, mas já tenho resposta pronta”. Em tom contundente, ele desqualificou as declarações das entrevistadas e se disse “admirado” com “uma veterinária, que deveria defender os animais, estar pensando somente no lado financeiro”. O edil entende que “quem tem pet shop vai criticar” o projeto de sua autoria que proíbe a venda de animais em estabelecimentos do gênero. “Eu estou tirando a renda deles, quer dizer, uma parte da renda deles”, calculou. Moraes sustenta, no entanto, que as lojas do segmento “ganham muito dinheiro” com serviços de tosa e banho e venda de produtos como ração, brinquedos e medicamentos. “Eles são egoístas e querem ter superfaturamento”, acusa. Em defesa da proibição da comercialização de animais, o vereador buscou o apoio de números para fundamentar sua tese de que “amigo não se compra, amigo se conquista”. Ele declarou ao BN que “90% das pessoas que maltratam os próprios animais são pessoas que compraram o animal”. Indagado sobre a fonte do porcentual, Marcell Moraes se revelou como estatístico. “Eu é que estou te dando esse dado”, ponderou. Apesar do alto índice de maus tratos entre quem paga para ter um bicho estimado pelo feeling do edil, ele enfatiza: “eu não criminalizo a pessoa que compra e sim a que vende”. A tese dele é de que quem compra “muitas vezes” o faz “por pena”. O legislador está otimista quanto à sanção do projeto de lei “que foi aprovado por unanimidade” pela Câmara. “Não tenho dúvida que o prefeito ACM Neto, que é sensível à causa dos animais, vai sancionar o projeto nos próximos 10 dias”, estimou, ao relatar que nesta terça-feira (14) esteve com o chefe do Executivo municipal para falar sobre a proposição. Em seu primeiro mandato como vereador, ele afirma estar pronto para enfrentar críticas ao longo dos mais de três anos que faltam para o fim da atual legislatura e desafia seus opositores. “A luta desses gananciosos só está começando porque eu não vou retroceder um milímetro”, garante Marcell Moraes. “Fui eleito com uma missão e vou defender os animais acima de tudo”, promete, ao sublinhar que, nas suas contas, existem “100 mil animais abandonados em Salvador”. 
fonte: bahianoticias

Mortandade de peixes em Jaraguá do Sul (SC) assusta moradores



(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Fato que causou indignação a menos de 15 dias foi a quantidade de peixes mortos que apareceram boiando no Rio Jaraguá, que fica na região de Jaraguá do Sul (SC). Avaliações preliminares indicam que a morte foi por asfixia, mas o resultado conclusivo deve ser divulgado em algumas semanas.
O presidente da Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente, Leocádio Neves e Silva, disse que pelas características observadas no efeito, que atingiu várias espécies e com diferentes idades, a avaliação preliminar sobre a mortandade é que um lançamento indevido de efluentes deve ter provocado uma redução acentuada na concentração de oxigênio na água, levando os peixes à morte por asfixia.
Leocádio acredita que o lançamento deve ter ocorrido no no inicio do deste e poucas horas depois, o próprio rio se encarregou de escoar a substância, não deixando qualquer rastro que pudesse indicar sua origem. As investigações continuam com a análise de peixes recolhidos pelos fiscais. “As amostras estão sendo analisadas em um laboratório especializado para verificar se existe alguma substância concentrada na carne, fígado e outros órgãos internos dos peixes”, explicou o presidente da Fujama.
O caso demonstrou que há a necessidade de um monitoramento permanente dos rios e para tanto, a Fujama, com a Defesa Civil e o Samae, está formando um grupo técnico para implantar mecanismos rigorosos da qualidade da água, estabelecendo pontos estratégicos de monitoramento.
Os peixes mortos começaram a aparecer acima da confluência do Rio Cerro com o Rio Jaraguá, caracterizando que o problema advinha do Rio Cerro. Foram coletadas amostras de água e também de alguns peixes para a realização de análise laboratorial para identificar a causa. Os resultados preliminares não demonstraram qualquer alteração significativa, de acordo com a Fujama.

Mais uma província espanhola veta circos com animais selvagens



Por Ligia Cunha (da Redação)
 Garoto alimenta elefante explorado por circo em festa tradicional. (Foto: Blanca Castillo)
Garoto alimenta elefante explorado por circo em festa tradicional. (Foto: Blanca Castillo)
Assim como acontece em 140 localidades espanholas, a província de Vitoria não mais permitirá espetáculos circenses que utilizem animais domesticados ou selvagens em cativeiro. As informações são do El Correo.
A decisão foi divulgada durante a comissão de Meio Ambiente em que foram debatidas e votadas parte das vinte e oito emendas propostas ao novo projeto que regularizará a proteção e manutenção de animais na cidade. O texto definitivo que substituirá o anterior, de 1994, será aprovado nas próximas semanas.
Partidos contrários uniram seus votos para forçar o veto que infelizmente exclui os animais considerados domésticos e de fazenda, como os cavalos, burros, cães, gatos ou touros.  Assim, a conhecida festa nacional continua ativa, além da tradicional corrida de burros do “ Dia del Blusa”.
A  questão das touradas também foi discutida, porém obteve rejeição da população e abstenção dos partidos. Os representantes da Associação para o Tratamento Ético dos Animais (Atea) e o o Grupo  Alava de Defesa e Estudo da Natureza (Gaden) não conseguiram movilizar os vereadores para este caso. “ Existe uma lei maior que regula a questão de proteção dos animais no Governo vasco e portanto não temos jurisdição para interferir”, disse o chefe do Meio Ambiente, Idoia Garmendia. “Se querem levar este assunto ao parlamento, os partidos devem chegar em um acordo sobre se as touradas devem ou não ser proibidas”, acrescentou.
fonte: anda.jor

PRF apreende 17 pássaros em Vitória da Conquista (BA)



 Aves eram transportadas em ônibus. (Foto: Divulgação/ PRF)
Aves eram transportadas em ônibus. (Foto: Divulgação/ PRF)
Dezessete pássaros foram apreendidos nesta quarta-feira, 15, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Vitória da Conquista (BA). As aves, da espécie Trinca-ferro verdadeiro, eram transportadas dentro de um ônibus por dois passageiros, Edilson José de Souza e Pedro Pires dos Santos, que foram presos.
Fonte: A tarde

Legislação pode criar registro de agressores de animais em Michigan (EUA)


COMBATE AOS INFRATORES REINCIDENTES


Por Claudia Braghetto (da Redação)
Foto: Internet
Foto: Internet
Voluntários da Animal Care Network encontraram cães mortos de fome e acorrentados em Pontiac durante o inverno. “Existem tantos infratores reincidentes que deixam animais passando fome em seus quintais”, disse Pam Porteous, a gerente da organização. “Deveria haver um banco de dados dessas pessoas”.
Foto: Internet
Foto: Internet
Legisladores têm reformulado leis que estabeleceriam um registro – similar ao registro de agressores sexuais – que rastrearia agressores de animais, e eles também estão pedindo às pessoas que escrevam para os seus legisladores. As informações são do The Oakland Press.
A Lei da Câmara 4534 é apoiada por Paul Muxlow, representante republicano, do 83º Distrito. O distrito inclui os municípios de Samilac, Burtchville, Fort Gratiot e Port Huron. A lei 4535 é apoiada pelo republicano Harvey Santana, do noroeste de Detroit. Uma terceira lei que está sendo redigida tornaria ilegal para uma pessoa que está no registro de abuso tutelar um animal.
O conjunto dessas leis é conhecido como Logan’s Law, uma referência a um amado husky de Goodells, Mich, que foi atacado com ácido por um estranho e morreu.
Ambos os legisladores introduziram medidas similares no ano passado.
Juntas, as leis estabeleceriam um registro estadual para proteger animais do abuso e negligência.
Foto: Internet
Foto: Internet
Qualquer pessoa condenada por um crime contra um animal teria que ser mantida em registro por um período de cinco anos. Todos os cidadãos teriam acesso ao registro e poderiam se certificar de que nenhum animal que eles estivessem vendendo ou oferecendo para adoção iria para um agressor de animais condenado.
Abrigos de animais seriam obrigados a consultar o cadastro antes de permitir que seus animais sejam adotados. Os nomes dos agressores ficariam no registro por cinco anos após eles cumprirem suas sentenças.
O registro seria pago pelas multas ligadas às penas para aqueles que forem condenados por abuso ou negligência de animais.
A lei de 2013 tem mudanças, disse Chris Zavisa, o chefe de equipe de Santana. O Animal Legal Defense Fund irá organizar o cadastro e colocá-lo online.
O promotor do departamento de proteção animal do município de Wayne irá supervisionar o registro.
“Estas são melhorias enormes”, disse Zavisa, acrescentando que as leis estão prontas para entrarem em vigor antes do Comitê Judiciário em 23 de maio.
“Com certeza queremos que as pessoas escrevam para nós ou Muxlow porque nós precisamos acumular evidências de que as pessoas nos apoiam o mais rápido possível”, disse Zavisa. Ele disse que as leis tem um apoio bipartidário “significante”.
O gerente do Animal Control do município de Oakland, Robert Gatt, disse: “Por sorte, o município não tem um número abundante de agressores de animais. Nós tomamos ações repressivas quando necessário. Qualquer um que abusar de um animal será processado em toda a extensão da lei”.
Foto: Internet
Foto: Internet
A Humane Society de Michigan apoia a iniciativa de se estabelecer um registro de abuso animal para proteger animais de caírem nas mãos de agressores condenados, disse a porta-voz Nancy Gunnigle.
“Algumas mudanças na lei são necessárias para garantir que todos os provedores de animais, incluindo criadores e pet shops, utilizem o novo cadastro”, ela disse.
“Além disso, pequenos abrigos rurais de animais e grupos que organizam eventos de adoção fora de suas sedes tem que possuir meios de acessar o registro online. Com essas mudanças apropriadas, os animais domésticos de Michigan seriam os primeiros a serem protegidos desta forma nos Estados Unidos”.
Oficiais da Humane Society planejam se reunirem com Santana no meio de maio para discutir mais a fundo a lei.
Organizadores de rinhas de cães na lista
Porteous disse que está ciente que pessoas das áreas-alvo da rede – Pontiac e Inkster – condenadas por participarem de rinhas e crueldade aos animais, obtiveram mais animais depois de cumprirem pena.
“Nós checaremos alguns desses ‘tutotes’ que deixaram seus cães morrerem de fome e acharemos novos cães no quintal”, ela disse. “Essas pessoas deveriam estar registradas”.
Em fevereiro, um cachorro foi encontrado congelado e sem vida em uma gaiola velha do lado de fora de uma casa na Avenida Central. Os oficiais do Animal Control do município pegaram a carcaça do cachorro e emitiram uma notificação de infração leve à tutora.
A tutora, de 22 anos, foi acusada de abandono de animal e crueldade. Ela não se opôs e pagou $250 em multas e outros custos.
O Animal Control do município de Oakland cuida de chamados relacionados a animais em Pontiac.
Zavisa citou outra prisão por abuso em Okemos. “Andrew Thompson foi condenado por matar uma dúzia de filhotes de galgos ingleses”, ele disse. Thompson, de 25 anos, esmagou os cachorros contra uma parede. Ele foi condenado a cinco anos de liberdade condicional e 400 horas de serviço comunitário.
O ex-estudante de medicina disse aos investigadores que bateu nos cães ou os atirou contra as paredes porque estava zangado. “Mas, se ele quiser, pode entrar em qualquer lugar e tentar comprar um animal”, disse Zavisa. “Ninguém saberia”.
O registro, ele disse, seria um “entrave”. “Ao menos em alguns casos, impediria as pessoas de fazerem isso”, disse Zavisa.
Os apoiadores do registro de agressores de animais esperam que as leis sejam aprovadas neste ano.
fonte: anda.jor

quarta-feira, 15 de maio de 2013

FAO defende que consumo de insectos pode acabar com a fome



Relatório da Organização para a Alimentação e a Agricultura das Nações Unidas

2013-05-14
O escaravelho é o insecto mais consumido no mundo
O escaravelho é o insecto mais consumido no mundo
Num extenso relatório apresentado hoje, a organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) defende que comer insectos pode ser uma possível solução para a fome no mundo.
Muitas espécies, dizem, têm tantas proteínas como a carne e a sua produção é barata. O seu consumo seria, assim, vantajoso, tanto para pessoas como para animais. Em 2030, terão de ser alimentadas 9 milhões de pessoas, além dos milhares de milhões de animais que se continuam a criar.
A FAO admite que expandir a superfície dedicada à agricultura não é uma opção sustentável. Os oceanos estão sobre-explorados e as alterações climáticas e a escassez de água poderão complicar a produção de alimentos.
Os insectos são uma fonte de alimento muito nutritiva e saudável com alto conteúdo de gorduras, proteínas, vitaminas, fibra e minerais, diz o relatório.
Estima-se que os insectos façam parte da dieta tradicional de pelo menos dois milhões de pessoas. São comidas mais de 1900 espécies, principalmente em África e na Ásia. Os insectos mais consumidos são escaravelhos (31 por cento), lagartas (18 por cento) e abelhas e formigas (14 por cento). Seguem-se os gafanhotos e grilos (13 por cento), cigarras, cochonilhas e chicharritas (10 por cento), libélulas (3 por cento) e moscas (2 por cento).
Além do valor nutricional, a ONU assinala que os insectos são uma boa opção económica. “Nos países em desenvolvimento, as camadas mais pobres da sociedade podem participar na recolecção, no cultivo, processamento e venda de insectos. Estas actividades podem melhorar directamente as suas próprias dietas e proporcionar-lhes lucros através da venda dos excedentes de produção”, diz o relatório.
A FAO enumera outros benefícios para o mundo se os insectos forem incorporados massivamente na nossa dieta: os insectos emitem menos gases com efeito estufa do que a maioria dos animais (apenas térmitas e baratas emitem metano) e as emissões de amoníaco também são muito mais baixas do que as do gado convencional.
fonte: cienciahoje

Cachorrinha que estava sendo espancada por crianças na rua precisa de um lar urgente



Leuda di Moura
leudamoura@bol.com.br
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Vejam a triste história de uma sofrida cachorrinha. Bianca tem apenas 16 anos, adora animais, morre de pena de pena deles e, por ser assim, está desesperada pelas crueldades que esta cachorrinha estava passando na rua da escola onde ela estuda e a levou para casa, sem pensar nas consequências.
Já tinha levado outro dia uma mesticinha de basset que andava pelo meio dos carros, e agora levou mais esta, mas mora com a avó que não gosta de bichos e já jurou que vai soltá-la na rua. Bianca me disse que com certeza ela fará isso numa hora que ela não estiver em casa.
Por favor, divulguem esta inocente em blogs, twitter, facebook, sites e contatos, quem sabe uma alma bondosa que não tenha tantos em casa possa ter compaixão desta sofrida cachorrinha, contatos da Bianca abaixo. Estamos em Embu das Artes (SP).
Contatos: Bianca Toledo – Cel.: (11) 98250-7554 (Tim) – Tel.:(11) 4149-4239 
                     Márcia – Cels.: (15) 8133-7858 / (11) 98619-9824 (Tim)
fonte:anda.jor

Vivissecção


foto:divulgação
VIVISSECÇÃO? "É um procedimento utilizado em universidades e indústrias, para testes de laboratório, que consiste na operação ou dissecação de animais vivos, para fins de estudo e testes de produtos." - 
 Rejeitar a viver, se para isto for necessário o terrível sacrifício de outros seres, nossos irmãos

Protesto contra o Abate de Cavalos - Brasil


Norah André 
Neste último fim de semana, nos dias 04 e 05 de maio, seis cidades (apenas, infelizmente) foram às ruas em atos públicos de protesto contra o abate de cavalos para exportação de sua "carne" para a União Européia. O protesto originou-se a partir da informação de que será reaberto em junho agora, em Araguari, Minas Gerais, o antigo abatedouro Pomar, que responde agora pelo nome de Prosperidad, de propriedade de uruguaios. Numa próxima postagem divulgarei algumas fotos dos protestos. Mas mais importante do que isso, é levar ao conhecimento da maioria de pessoas possível o que aqui acontece já há tempos e que voltará a ser "incentivado" naquele município. Por isso, primordialmente, achei importante divulgar algumas imagens tiradas dentro daquele abatedouro,antes de seu fechamento temporário. 








Como vêem as cenas são do mais puro terror. Mas dada a dificuldade de obter este tipo de imagem __ uma vez que o local nega constantemente o acesso inclusive a médicos veterinários, limitando-se a receber os "clientes potenciais" __ considero este um tipo de serviço de utilidade pública para o ativismo brasileiro, até hoje praticamente inexistente neste assunto, ao contrário do que acontece em países como os EUA e o Canadá . 




As duas imagens acima foram selecionadas, entre muitas outras, para caracterizar quem são os cavalos vítimas deste destino trágico, a realidade de qualquer matadouro. Com a diferença de que os cavalos assassinados não são "os criados para isso" , mas as vítimas do abandono exploração anterior em carroças, charretes, hipismo, os "menos favorecidos nascidos nos haras", cavalos usados em corridas, cavalos anteriormente explorados no hipismo e que se machucaram.
Isto fica facilmente demonstrado pelas ferraduras que este pobre cavalo exibe, em sua agonia.


Até que dele são retiradas a cabeça e as patas ....

Eu poderia continuar a postar imagens hediondas deste tipo indefinidamente, infelizmente.
Entretanto, disponibilizo apenas mais algumas das muitas que pude obter, por questões de espaço disponível neste blog.






Todas estas tristes imagens __ repugnantes __ tem uma mesma procedência: o abatedouro Prosperidad, em breve reaberto e com a intenção de "processar" 1 MIL cavalos/dia.
Para o que contam inclusive com o suporte e os "agradecimentos" pelos "serviços prestados" da prefeitura local, conforme publicado em abjeta matéria da Gazeta do Triângulo em 2012:

Frigorífico é referência no abate de equinos e equídeos

Além da impropriedade do ponto de vista ético, a informação oferecida é extremamente enganosa, uma vez que a movimentação econômica do município poderia ser consideravelmente mais beneficiada caso se dispusessem, por exemplo, a substituir a chacina destes animais por locais em que fosse realizada a equinoterapia, capaz de dar dignidade a ambos, cavalos aposentados e humanos com necessidades especiais.


Segue abaixo um link que, embora de 2006, ainda serve como referência na área. Aqui é demonstrado por A + B, que o "agradecimento" feito aos sanguinários é absolutamente impróprio também materialmente, uma vez que CAVALOS VIVOS geram mais empregos __ diretos e indiretos__ e mais movimentação econômica do que antros de assassinato destes animais.
http://www.cepea.esalq.usp.br/pdf/cavalo_completo.pdf

É evidente que a publicação acima não serve como referência às nossas intenções aqui, mas serve apenas para rebater o "agradecimento", uma vez que compara diferentes tipos de exploração animal, destinada como foi aos pecuaristas. Se a citamos é apenas pela referência que faz a uma estatística econômica, que nos interessa apenas como uma prova contra o argumento "valor econômico" desta atividade genocida especificamente.

Qualquer matadouro é VIL e indigno.
Qualquer matadouro é torpe, inescrupuloso, ao arrancar a vida de seres sencientes como "negócio".

E isto, aqui, é para ser considerado uma "sobra", um "sub produto"?


É isto que muitos ainda servem à mesa como "comida", não importa se proveniente do assassinato sistemático, em escala industrial, de cavalos, vacas, porquinhos, burrinhos? ....




 Voltando ao assunto Rede Esgoto e seus asseclas. 
 Em programinha de terceira categoria, já comentado neste blog em outra postagem, ela promovia a anunciante FRIBOI já antecipadamente, ao falar de matadouros clandestinos e da insalubridade. Sem qualquer preocupação com a causa dos direitos animais. 
Neste fim de semana, ela voltou a se superar. 
Exibiu um programinha em que se referia à vida difícil dos FUNCIONÁRIOS de abatedouros, em NADA se preocupando com a vítimas ali assassinadas. Ou seja, sem nenhum compromisso com a VERDADE por INTEIRO e, evidentemente, sem qualquer preocupação ética, o que já seria de se esperar. 

http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2013/05/documentario-carne-e-osso-mostra-dura-rotina-de-quem-trabalha-em-frigorificos.html





Continuo depois .... 
Namaste


fonte: http://contatoanimal.blogspot.com.br

Un elefante pisotea hasta la muerte a un presunto cazador furtivo


Los restos ensangrentados de Solomon Manjoro fueron encontrados por los guardabosques en lo que piensan que fue un intento de caza furtiva. Todo ocurrió en un parque nacional localizado en la zona protegida de Charara.
Según explican varios medios de Zimbabwe, el hombre fue embestido por el elefante después de que entrara en el parque en compañía de varios amigos.
elefante-mata-cazador-furtivo
Uno de los presuntos complices se llama Noluck Tafuruka, de 29 años de edad, detenido más tarde en el interior del parque y acusado de posesión ilegal de armas de fuego. Un tercer hombre de 52 años de edad identificado como Godfrey Shonge también fue detenido.
El cazador fue pisoteado por el elefante después de que le fallara el arma durante la cacería“, explicaban desde el Sunday Mail.
La policía cree que ambos portaban armas sin licencia. Se enfrentan a cargos de posesión ilegal de armas de fuego y de la violación de las leyes de la fauna local.
(Vía)
fonte: schnauzi

Homem embriagado é filmado provocando elefante e causa ira na internet


ÁFRICA DO SUL


(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Imagens colocadas no site de compartilhamento de vídeos Youtube mostram um jovem aparentemente embriagado provocando um elefante. As imagens tem gerado revolta em protetores e amantes dos animais.
O vídeo foi captado por um grupo de jovens durante uma visita ao Parque Natural de Kruger, na África do Sul. Um deles sai do carro e é instigado pelos amigos a correr na frente de um elefante que estava a poucos metros do grupo.
O jovem atira-se contra o animal, que numa primeira fase se retrai, mas parece pronto a defender-se e adota uma postura de contra-ataque. Esse comportamento leva o jovem a correr de volta para o carro, tropeçando e caindo no chão pelo caminho, para o riso dos companheiros que filmavam o momento.
Não satisfeito, o jovem faz ainda uma nova investida contra o elefante, que se assusta e foge. Os risos, gritos de encorajamento e aplausos dos amigos encerram a gravação, que foi colocada na Internet pelo canal de vídeos da própria reserva de Kruger, que desencoraja e reprova aquele tipo de comportamento.
Os atos do jovem geraram uma onda de críticas ao vídeo, que em poucas horas atingiram milhares de visualizações.
A empresa Singita, responsável pela exploração da reserva, confirmou que já foi aberto um inquérito e que a filmagem ocorreu no Parque Natural de Kruger, envolvendo uma equipe de guias turísticos, afirma o portal de notícias The South African.
Veja o vídeo aqui.
Fonte: Abola Pt
De:anda.jor

Gato entra em casa de vizinho e é esfaqueado em Andirá (PR)



Um gato foi esfaqueado na noite dessa segunda-feira (13), em Andirá (116 km de Londrina), no Paraná. Indignada, a tutora do gato fez uma denúncia de crueldade contra animais na Polícia Militar (PM) e pediu providências contra o próprio vizinho, que teria cometido a violência.
Segundo informações da PM, a mulher contou que o vizinho deu uma facada na região lombar do gato da família. A violência teria sido causada porque o animal havia entrado na residência do homem.
O gato precisou de atendimento veterinário e realizará uma cirurgia, pois o ferimento foi grave. A mulher foi orientada sobre as providências a serem tomadas, como o registro de um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil para instauração de um inquérito.
O vizinho deve ser convocado para depor para poder se defender da acusação.

Unidade de Controle Populacional inicia castração de animais em João Pessoa (PB)



No primeiro dia de funcionamento da Unidade de Controle Populacional de Cães e Gatos de João Pessoa (PB), três animais passaram pelo procedimento de castração. A Unidade, instalada no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), começou a funcionar nesta quinta feira (9). A iniciativa de castração para controlar a população de animais abandonados é pioneira no Estado e foi elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa.
O gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nilton Guedes, esclarece que os beneficiados da castração deverão seguir uma série de requisitos e que “o serviço beneficiará primeiramente quem mais precisa”. Segundo ele, os pré-requisitos são: residir em área endêmica, com risco epidemiológico para a transmissão de zoonoses (toxoplasmose, leptospirose e leishmaniose); ter renda baixa (usuários do SUS e do Bolsa Família); e ter mais de 60 anos (muitos idosos têm nos animais domésticos uma companhia, quase um ente da família).
O CCZ firmou parceira com algumas ONGs de proteção animal e 20% das cirurgias de castração serão destinados aos animais protegidos por elas. Os exames, internação e pós-operatório são feitos na própria unidade.
Adoção
Durante o primeiro dia de cirurgias, cães e gatos do CCZ foram livres para adoção. Foram adotados 15 animais. A Unidade de Controle Populacional também tem como objetivo incentivar a guarda responsável. “Não adianta apenas fazer a cirurgia se o tutor do animal não tiver responsabilidade sobre ele. É preciso entender que animais não são coisas. Se você decide ter um, é para a vida toda”, disse o biólogo e técnico em Vigilância em Saúde, Fabrício de Souza, que fará a triagem dos animais.
De : anda.jor

Sessenta e seis espécies de animais estão ameaçadas na Nicarágua



Por Juliana Meirelles (da Redação)
Nicarágua tem cerca de 66 espécies de mamíferos vertebrados, incluindo peixes e aves, em perigo de extinção, de acordo com resultados preliminares de um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa, Formação e Treinamento Ambiental (Cicfa), divulgado no domingo, 12. As informações são da Agência Informativa Latinoamericana.
O inquérito deve ser concluído em junho e até lá é provável que outras famílias de animais apareçam na lista vermelha, que resultou da revisão de outros inventários desta natureza, disse o diretor da entidade, Rafael Estrada.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Até agora, foi apenas reportada desaparecida a foca-monge, extinta desde 1996, após ser atingida pela caça por anos para a comercialização de sua pele, carne e gordura, usado para acender lâmpadas.
Mas além da caça, a poluição pelo uso de produtos químicos ou outros, especialistas do Cicfa atribuem a extinção desta e de outras espécies à perda e destruição de seus habitats em virtude dos seres humanos ou ao aumento temperaturas devido a mudanças climáticas.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
De acordo com a pesquisa, em alguns anos podem ser perdidos na Nicarágua o congo bugio, o papagaio de nuca amarela, a grande arara verde ou arara verde, a arara vermelha, o macaco aranha, a tartaruga cabeçuda, a marrom, a verde, o crocodilo americano e o narigudo.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Além deles, a tartaruga laúd, o canal, a carda, o falcão peregrino, a águia real, o Jabiru ou tuyuyú, a jaguatirica, o leopardo, o tigre, a baleia-jubarte, o jaguar, a Guatemala quetzal, o peixe-serra, a puma, o jaguarundi, o golfinho lagoa, a anta e o peixe-boi.
A perda de qualquer uma destas variedades reduziria o patrimônio natural do país. A isso pode ser adicionado o desajuste nas cadeias de ecossistemas naturais, algo mais grave do que parece, alertaram.
Os animais listados foram analisados ​​na Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora, a União Internacional para a Conservação da Natureza e do Ministério do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Marena).
fonte: anda.jor