segunda-feira, 13 de maio de 2013

Camarões aparecem mortos em praias de Santa Catarina



Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Milhares de camarões da espécie Peisos petrunkevitchi apareceram mortos em três praias do Norte de de Santa Catarina. A maior parte foi encontrada na areia mas muitos outros foram vistos boiando nas águas das praias de Canasvieiras, Jurerê e Lagoinha, formando manchas vermelhas no mar.
Esta é a segunda vez que esse fenômeno é visto na ilha em apenas duas semanas. Milhares de crustáceos da mesma espécie foram encontrados na praia de Itapema no final do mês de Abril. Exames feitos em amostras recolhidas não detectaram nenhum tipo de contaminação, nem alteração morfológica nos crustáceos que pudesse justificar a causa da morte.
Técnicos da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) estiveram no local, na manhã deste sábado (11), para coletar animais para estudar. O gerente de Análise da Qualidade Ambiental da Fatma, Haroldo Tavares Elias, explica que as amostras serão enviadas ao Laboratório de Patologia Marinha da UFSC para verificar se os camarões estão com algum organismo patogênico que explique a mortandade.
Os camarões da espécie Peisos petrunkevitchi não medem mais do que três centímetros de comprimento e vivem na meia água, nadam em cardumes, em locais com no máximo 50 metros de profundidade. É uma espécie costeira e são comuns na Argentina, Uruguai, Sul e Sudeste do Brasil.
Fonte: DM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão