terça-feira, 14 de maio de 2013

Cresce preocupação com direitos animais no México


Por Paula Rosana (da Redação)
cães
Cuidado: Associações de proteção animal intensificam trabalho, como o caso de Mamá Tila, Amor Canino. Ao passo que se envolvem em obter proteção através da lei. (Foto: Divulgação)
A população começou a refletir e a concordar que agora as regras da sociedade consideram os direitos dos animais, e é por isso que em vários estados existem discussões e debates para protegê-los e penalizar o maltrato, expressou a acadêmica e pesquisadora em assuntos animais Ana Ortega. O artigo que você lê a seguir foi escrito por Carolina Heredia e publicado no jornal El Siglo de Durango.
De visita a Durango, no México, para coordenar o Guau Guau Fest 2013, do qual é porta- voz, Ana Ortega assegurou que no país existe um movimento moral que se faz palpável.
Grupos discutem em estados, haja vista que as associações protetoras já não são só as únicas vozes representativas e preocupadas com os direitos animais. Agora se unem grupos que podem ser considerados de impacto, como a área acadêmica, veterinários, criadores de cachorros, comerciantes e ativistas.
“A população está refletindo, se questiona se deve ou não penalizar o maltrato, se devem proibir as touradas, como deve ser a relação com outras espécies”, expressou.
Esses núcleos de interesses se organizam melhor para obter voz e votos nos Congressos dos estados.
O caso mais recente é em Nuevo León. O Congresso perguntou a população que assunto devia ser resolvido de maneira urgente e a principal questão foi a proteção aos animais.
“Se esperava que fosse solicitada a revisão da lei sobre temas humanos”, assinalou.
Avançará
A também ativista afirmou que vem uma mudança forte porque vão modificar os hábitos em torno do trato com os animais. “É um tema de compaixão, de ter mais considerações com outros seres”, adicionou.
Ponderou que os governos se abrirão mais ao diálogo, e que os ativistas trarão peritos em proteção animal da área do conhecimento para fundamentar as petições.
Ressaltou que existem investigações muito sólidas sobre que tipo de pessoas são perigosas para a sociedade e com tendência a machucar os animais.
“As organizações pedem a nível nacional mais controle e leis para proteger os animais e penalizar o maltrato”, concluiu.
fonte: anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão