sábado, 27 de setembro de 2014

Voluntários se mobilizam contra rodeio em Ourinhos (SP)


Um dos banners utilizados nas redes sociais pelos voluntários
Um dos banners utilizados nas redes sociais pelos voluntários
Em todo o Brasil tem muita gente que apoia, gosta e sobrevive de rodeios. Muitos municípios já criaram leis que proibiram este tipo de evento, o qual caracteriza-se principalmente pelos maus tratos e até tortura, segundo os protetores de animais. Outras cidades ainda não se posicionaram legalmente a respeito do tema, é o caso de Ourinhos.
O fato é que enquanto não houverem leis que proíbam ou autorizem rodeios, somente o bom senso das autoridades e o apelo popular poderá resolver esta situação. Há mais de 40 anos Ourinhos realiza a FAPI (Feira Agropecuária e Industrial), a qual acontece anualmente e conta com o rodeio entre suas atrações.
A notícia de que poderá acontecer mais uma festa em Ourinhos envolvendo rodeio, agora em novembro, provocou uma grande mobilização entre os protetores e simpatizantes favoráveis ao bem estar e a proteção animal.
Estes protetores voluntários organizaram um abaixo assinado contra a realização de rodeios na cidade e em poucos dias mais de 7 mil assinaturas legítimas foram colhidas. Os voluntários estão diariamente no calçadão da rua Paraná realizando este trabalho. Cópias da manifestação da vontade popular deverão ser encaminhadas para os Poderes Executivo e Legislativo e ao Ministério Público.

Homem espanca gato em plena via pública na cidade de Cacimba de Dentro (PB)


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Um fato ocorrido na noite dessa segunda-feira (22) revoltou muitos moradores da cidade de Cacimba de Dentro, localizada na região do Curimataú paraibano. Segundo informações, um homem agrediu de forma perversa e cruel um gato, que teria danificado parte do forro de sua residência. De acordo com relatos de populares que presenciaram o fato, o agressor pegou o animal pelas pernas e ficou batendo com toda força contra a parede da casa, em seguida espancou o gato na cabeça com um pedaço de pau.
Após saber do ocorrido, um morador sensível com a situação, levou o animal que estava agonizando no meio da rua, para a sua residência, e procurou um veterinário para que medicasse o gato, que teve traumatismo craniano. O animal não consegue se alimentar e teve um dos olhos estourado por causa das pancadas que recebeu. Ainda de acordo com populares, a cena de horror teria acontecido às margens do açude do bairro da Palmeira, em plena via pública, e foi presenciado por várias crianças que jogavam em uma quadra esportiva, que fica próxima ao local.
Segundo informações, a polícia foi informada do fato e tomará as providências cabíveis.

Alimentação vegetariana conquista cada vez mais adeptos; veja os famosos que abraçam a causa


Não comer carne já se tornou um hábito comum entre os famosos. Veja a lista de alguns que, em busca de mais saúde, bem-estar e também do direito dos animais, fazem parte do time vegetariano!
O ex-Beatle Paul McCartney, defensor ativo do vegetarianismo e dos direitos animais, segue a dieta desde os anos 70.
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet
Kelly Osbourne é vegetariana desde 2009 por influência do namorado. Em entrevistas, ela revelou que o estilo de vida a ajudou a se manter saudável e também obter um corpo forte e tonificado
Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram
Avril Lavigne virou vegetariana por influência de membros de sua banda.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Rodrigo Santoro se tornou vegetariano por influência de Ellen Jabor, sua ex-namorada, que é adepta deste estilo de vida há mais de 15 anos.
santoro
Foto: Divulgação
Defensora dos direitos animais, a cantora Rita Lee tem uma alimentação à base de frutas e em entrevistas revela que abandonou a carne no mesmo momento em que parou de usar drogas.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Quando aderiu ao vegetarianismo, Ricky Martin declarou em entrevistas que a nova alimentação o deixa se sentindo bem melhor.
Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram
Apesar de não conseguir convencer a esposa, Angelina Jolie, Brad Pitt é vegetariano há anos.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O galã Richard Gere adotou a dieta vegetariana por ser contra a matança de animais.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Fonte: R7

Hotel Amarílis (SP) passa a receber animais domésticos


Localizado na praia Riviera de São Lourenço, no município de Bertioga, em São Paulo, o Hotel Amarílis alterou uma de suas políticas neste mês, e passa a receber animais domésticos.
Para garantir o conforto para os animais e para todos os hóspedes, o empreendimento estipulou algumas regras, entre elas: em corredores, playground e jardins exige-se, sempre, o uso de coleiras e guias. Em outras áreas comuns, como a piscina, a sauna e no restaurante, os cachorros não poderão circular, por uma questão de higiene.
Como não há canil na propriedade, os animais devem ficar junto com seus tutores nas suítes, sendo proibido deixá-los sozinhos nos quartos. Além disso, a cartela de vacinação deve estar em dia.
Se for preciso o hotel fornecerá potes para armazenar comida e água, um tapete higiênico, um saquinho plástico para guardar dejetos e uma caminha higienizada para os animais, porém é recomendável que os tutores levem a ração que os animais estiverem acostumados a comer.
“Entendemos que muitos de nossos hóspedes não queriam separar-se de seus animais de estimaçãodurante os seus finais de semana e férias e decidimos nos tornar um hotel pet-friendly”, diz Bárbara Aguiar, gerente do Amarílis.
Fonte: Hotelier News

Estudante cria página para ajudar animais perdidos

Cliques: 253
A estudante de Economia, Nayrla Silva, decidiu tomar uma atitude ao se deparar com diversos animais perdidos na rua, criar uma Fan Page para ajudar os tutores a acharem seus pets e as pessoas que vêem os bichos na rua terem onde divulgar.
O projeto denominado ‘Achei Seu Pet’ começou na última terça-feira (23) e a jovem já divulgou um cachorro que foi achado nas proximidades do bairro Candeias.
Nayrla conversou com a reportagem e falou sobre o motivo que a fez criar a página. “Decidi pelo fato de que me incomoda muito ver cachorros e gatos pelas ruas, e não poder fazer muita coisa, por isso vou tirar fotos e divulgar”, conta a estudante.
“Me incomoda também o sofrimento das pessoas que perdem seus animais e não sabem mais o que fazer, então o objetivo é criar um ponto em comum entre pessoas que perderam seus animais e pessoas que o acharam ou viram pelas ruas.” , explica a jovem.
De acordo com Nayrla, todos os tipos de animais poderão ser divulgados pela página. E para manter contato basta mandar as fotos dos bichos pelo inbox ou postar na página com as informações necessárias.
Fonte: aprochego

Mulher procura tutor de cachorro encontrado em igreja de Goiânia

Sílvia procura o dono de cachorro achado em igreja de Goiânia (Foto: Sílvia Ribeiro/ Arquivo Pessoal)
Sílvia procura tutor de cachorro achado em igreja de Goiânia (Foto: Sílvia Ribeiro/ Arquivo Pessoal)
dona de casa Sílvia Ribeiro, 43 anos, está procurando o tutor de um cachorro da raça Shih Tzu que apareceu em uma igreja do Parque Industrial João Braz, em Goiânia. Ela conta que o animal não queria nem se alimentar. “No começo, ele estava triste, chorei muito porque ele ficava só deitado, com os olhos cheios de lágrima, comecei a desesperar. Agora, tem dois dias que ele está comendo direitinho, esta mais alegrinho”, relata a dona de casa.
Segundo Sílvia, o animal apareceu na igreja em que o marido é pastor há uma semana. “Ele estava apenas com uma coleira de onde tinha tomado banho”, se recorda a mulher.
A dona de casa relata que já procurou de diversas formas os tutores do cachorro. “Pesquisei nainternet, nas imediações, ninguém estava sabendo de nada. Talvez o tutor esteja desesperado e não sabe como procurá-lo”, diz Sílvia.
De acordo com a dona de casa, ela entregará o animal apenas a quem comprovar que é o proprietário. “Ele é muito bonzinho, bem ensinado, faz coisas que não é todo cachorrinho que faria e o tutor realmente saberia o que ele faz”, explica.
O tutor do cachorro pode entrar em contato com Sílvia pelo email silviafernandesribeiro@gmail.com.
Fonte: G1

Prefeitura de Patos entrega primeiro veículo para castração móvel na Paraíba

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria de Meio Ambiente, entrega à Associação Patoense de Proteção Animal (APPA), nesta sexta-feira, 26 de setembro, o APPA Móvel, um veículo equipado para realizar cirurgias gratuitas de castração para cães e gatos, fêmeas e machos. Um método ético e eficaz na promoção da saúde pública e ambiental.
A prefeita Francisca Motta, fará a entrega do veículo, devidamente equipado com todo material cirúrgico adequado e autoclave, a partir das 17h, na Praça localizada ao lado da Escola Monsenhor Manoel Vieira.
O APPA Móvel contribuirá para o controle da população de animais domésticos, de pequeno porte, abandonados na cidade e é o primeiro a ser entregue para esta finalidade no estado da Paraíba.
A Prefeitura vem fortalecendo a parceria com a associação, onde tem destinado à APPA uma subvenção mensal no valor de 2 mil reais para viabilizar a compra de alimentos e medicamentos para esses animais. Além desse benefício, o Município também forneceu um terreno onde será construída a sede da Associação, que servirá de abrigo e também realizará procedimentos pós-operatórios. A prefeitura disponibilizou um espaço para abrigar esses animais, temporariamente, até que a sede seja construída.
“Este será um momento importante para a cidade de Patos, uma vez que trata de uma ação pioneira no Estado da Paraíba, onde irá harmonizar a relação entre os cidadãos, animais e o meio ambiente”, destacou a prefeita Francisca Motta.
Fonte: PB Agora

Cabras se arriscam e escalam paredão de 50 metros na Itália


Cabra e seu filhote foram fotografados escalando paredão de quase 50 metros perto de Antrona Piana (Foto: Olivier Morin/AFP)
Cabra e seu filhote foram fotografados escalando paredão de quase 50 metros perto de Antrona Piana (Foto: Olivier Morin/AFP)
Cabras foram fotografadas na segunda-feira (22) escalando um paredão de quase 50 metros perto de Antrona Piana, no norte da Itália. Os caprinos se arriscam para lamber as pedras por conta dos sais minerais.
Os animais são da espécie íbex, uma cabra selvagem que vive nos Alpes europeus e busca refúgio em alturas elevadas para se proteger dos predadores.
Fonte: G1

Mulher com deficiência auditiva adota Pit Bull surda; animal respeita sinais


Cão obedece sinais para passar e fazer xixi no local adequado (Foto: Luiz Henrique Ribeiro/Arquivo pessoal)
Cão obedece sinais para passear e fazer xixi no local adequado (Foto: Luiz Henrique Ribeiro/Arquivo pessoal)
A auxiliar geral Silvia Rodrigues Coelho, de 23 anos, é deficiente auditiva, mas isso não a impediu de trabalhar em Presidente Prudente, sair com os amigos e curtir os dias de folga ao lado do marido Luiz Henrique Ribeiro, de 25 anos. Porém, o destino a surpreendeu com um novo integrante em sua família: um cachorro da raça Pit Bull que também não ouve. Eles representam as superações buscadas pela Comunidade Surda Brasileira durante o Dia Nacional do Surdo, celebrado nesta sexta-feira (26).
O companheiro de Silvia conta que a relação da esposa com a cadela teve início em uma página deadoção de animais abandonados em uma rede social, há cerca de um ano e meio. Silvia viu a Pit Bull de cor branca à espera de uma família, mas ao ser informada de que a cadela tinha problemas auditivos, despertou a vontade de adotá-la.
“Foi tudo muito inesperado e surpreendente encontrar uma cadela surda. Mas a Silvia não descansou até conseguir a adoção. Eu acho que foi uma das melhores decisões que tomamos”, comenta.
Ao trazê-la para casa, Luiz conta que o animal estava um pouco assustado, mas Silvia se prontificou a ensinar a linguagem de sinais para a Pit Bull, que aprendeu comandos básicos, como sentar, sair da sala, não morder, não fazer xixi em determinados locais, entre outros, contribuindo com a convivência entre a família e a cadela.
“Aos poucos, as duas foram se conhecendo e se entendendo. Hoje em dia, a Pit Bull obedece só aos comandos da Silvia com o uso de sinais. É uma relação única, composta de muito carinho e paciência. É como se a cadela entendesse que a Silvia possui a mesma deficiência que ela”, relata o marido.
Para Luiz, a relação da esposa com a cadela é considerada a prova de que nada é impossível para os seres humanos e para os animais. “Foi um presente surpreendente que construiu na base da paciência e isento de qualquer preconceito”, afirma.

"É como se a cadela entendesse que a Silvia possui a mesma deficiência que ela", explica marido (Foto: Luiz Henrique Ribeiro/Arquivo pessoal)
“É como se a cadela entendesse que a Silvia possui a mesma deficiência que ela”, explica marido (Foto: Luiz Henrique Ribeiro/Arquivo pessoal)
Fonte: G1

Festival de comida vegana é realizado neste domingo em Brasília


Diversas receitas poderão ser apreciadas no festival de comida vegana Divulgação
Diversas receitas poderão ser apreciadas no festival de comida vegana
Divulgação
O 1º Festival Vegano de Brasília será realizado neste domingo (28) na área externa do shopping Pátio Brasil, das 15h às 20h, com opções gastronômicas e workshops, além de um espaço para compra de acessórios, cosméticos e produtos que seguem a filosofia do veganismo. A entrada é franca. Os veganos são adeptos de uma dieta mais natural, sem produtos e derivados animais.
principal destaque do festival são as comidas. Os visitantes poderão experimentar alimentos 100% vegetais, como coxinha, empada, risole, quibe, falafel, esfiha, pastel frito e assado, pão sem queijo, sanduíche, hot dog, hamburguer, caldos, acarajé, risoto, estrogonofe, tortas salgadas. A lista de opções também inclui versões veganas de comida japonesa e pastas árabes, além de doces como cupcake, quindim, cookies, cheesecake, alfajor, pamonha, espetinho de frutas ao chocolate sem leite, brigadeiro, beijinho, muffin e outras tentações.
O veganismo é uma opção alimentar e um estilo de vida que busca eliminar toda e qualquer forma de exploração animal de muita gente. Os veganos não consomem alimentos como carnes, laticínios, ovos e mel, não utilizam roupas e calçados que contenham couro, seda, lã e outras peles ou cosméticos e produtos de higiene que contenham ingredientes de origem animal ou que sejam testados neles.
O Festival Vegano contará ainda com uma programação de cursos para quem tem interesse na culinária vegana. Às 15h15 tem workshop sobre leites vegetais, seguido de aula sobre bolos veganos às 16h15 e sobre crianças na cozinha às 17h15.
Serviço
1º Festival Vegano de Brasília
Dia: 28 de setembro de 2014 (domingo)
Horário: 15h às 20h
Local: Pátio Brasil Shopping
Entrada franca
Fonte: R7

Projeto proíbe fabricação de foie gras no Brasil

Projeto proíbe fabricação de foie gras no Brasil

27 de setembro de 2014 às 17:30

Produção do foie gras envolve alimentação forçada de animais (Foto: Divulgação)
Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados pretende proibir a fabricação do chamado foie gras no Brasil. O autor da proposta, deputado Eliene Lima (PSD-MT) alega que o alimento, embora bastante apreciado, é feito a partir de alimentação forçada de animais.
Produção do foie gras envolve alimentação forçada de animais (Foto: Divulgação)
“Fica proibida, em todo o País, a comercialização de qualquer produto alimentício, de origem nacional ou importada, feito a partir de fígado de pato ou de ganso (foie gras), obtido por meio do método de alimentação forçada dos animais”, diz o texto.

Na justificativa da proposta, o deputado afirma que, na produção do foie gras, os animais são confinados, ficam praticamente imóveis e recebem de seis a 12 vezes mais comida que o normal. Ele lembra que países como Argentina, Alemanha, Noruega eReino Unido já proibiram o método.
“No Brasil, a preocupação com o bem-estar animal é crescente na sociedade, não cabendo mais a permissão de métodos dolorosos”, diz ele.
A pena em caso de uso da alimentação forçada seria a mesma para maus-tratos contra animais prevista na lei de crimes ambientais: multa e detenção de três meses a um ano.
O projeto vai tramitar em conjunto ao que cria o Código do Bem-Estar Animal.
Na sua edição de dezembro de 2013, Globo Rural mostrou como é feita a produção do foie gras no interior da França e mostrou outros métodos que reforçam a discussão sobre bem-estar dos animais. Leia clicando aqui.

Motoboy salva cão atropelado duas vezes após ser jogado de carro no DF


Cão Bob, que foi salvo por motociclista de Brasília após ser jogado de carro e atropelado duas vezes (Foto: Carolina Mourão/Arquivo Pessoal)

O motoboy Roberto Alexandre Oliveira Alves, de 36 anos, se viu diante de uma das mais difíceis missões na madrugada do último domingo (21) em Brasília: ele presenciou o momento em que um cachorro foi jogado de um carro e atropelado duas vezes no acesso a Taguatinga pela EPTG. Sem dinheiro, ele tenta ajuda para pagar as despesas do animal em um pet shop, além de exames e consultas. Os gastos são estimados em R$ 1,5 mil.
“Na hora em que eu parei a moto para entrar na curva, vi o cão rolando, vindo do alto. Quando fui pegá-lo, veio um carro e passou em cima das patas e logo depois outro veio e passou na coluna”, disse. “Fiquei esperando por 20 minutos para ver se o tutor voltava, se buscava. Vou lá todos os dias. Acho que eu procuro mais o tutor do que o tutor tem interesse nesse cachorro.”
De acordo com o motoboy, o animal sangrava muito pela boca. Ele decidiu colocá-lo debaixo do braço e levá-lo a uma clínica veterinária que atende 24 horas por dia, em Ceilândia.
“Fui cortando o sinal. Tomei pelo menos duas multas por atravessar no sinal vermelho, mas eu não podia deixar o cachorro morrer. Ele estava muito machucado”, afirmou.
Alves diz que foi informado de que a estada do cachorro custaria R$ 600 até segunda-feira. Ele decidiu então passar os R$ 200 que tinha no cartão, que seriam usados para abastecer a moto, e ligar para uma protetora de animais.
Com a ajuda de Carolina Mourão, o motoboy esteve no local para procurar imagens de câmeras de segurança – sem sucesso. A protetora disse que ainda não denunciou o caso à Polícia Civil porque estava se dedicando aos cuidados com o animal, mas que vai procurar a delegacia nesta sexta.
Segundo ela, Bob – como foi batizado – sofreu uma lesão em um disco na coluna e corre o risco de não andar mais. O animal precisa fazer um exame que custa R$ 800, além de passar por veterinários especialistas e possivelmente fazer uma cirurgia.
“A crueldade com os animais domésticos é oculta, e aumentou proporcionalmente com a frustração social, pessoal ou profissional. Os animais sofrem na pele dentro de casa, quando não estão abandonados aos milhares com fome”, disse Carolina.
O motoboy, que nunca teve animais domésticos e mora com a avó, afirmou que pretende ficar com o cão. Ele conta que se apegou ao animal.
“Na hora que eu levei ele, ele ficava olhando para mim, e isso me deixou emocionado. Pensei que tinha que salvar ele e agora quero ficar com ele. Quero ter certeza de que ele vai ficar bem”, declarou.
De acordo com o Código Penal, o crime de maus-tratos contra animais tem pena entre três meses e um ano de prisão. O acusado também pode ser multado pela prática.
Fonte: G1

No DF, garoto de 13 anos ouve miado e salva filhote de gato enterrado vivo 27 de se


Ricardo de Ataídes, de 13 anos, com a filhote de gato Amora, que havia sido enterrada viva em praça do DF (Foto: Raquel Morais/G1)
Ricardo de Ataídes, de 13 anos, com a filhote de gato Amora, que havia sido enterrada viva em praça do DF (Foto: Raquel Morais/G1)
O olhar tímido e as poucas palavras do adolescente Ricardo Felipe de Ataídes Menezes, de 13 anos, dão lugar a um sorriso largo quando o assunto é a filhote de gato Amora. O garoto a encontrou enterrada viva debaixo de uma lixeira na praça da quadra 202 de Santa Maria, no Distrito Federal, no último dia 13. De acordo com o menino, o animal estava todo ensanguentado, sujo e com machucados no nariz. O caso não foi registrado na Polícia Civil.
“Era umas 8h. Estava indo embora com a minha avó quando comecei a ouvir miados meio baixos. Fui seguindo o som e vi que estava perto da lata de lixo. Tinha um saco embaixo da lixeira, aí eu levantei o saco e continuei ouvindo o miado. De repente, vi um rabo e a terra se mexendo. Fui tirando a terra e vi a filhote. Ela estava com medo”, lembra.
Mesmo sabendo que a mãe não queria um animal doméstio, Ricardo decidiu levar a gata para casa. No caminho, passou em uma casa agropecuária junto com a avó para pedir dicas sobre os cuidados a tomar com o animal. Lá, comprou ração para alimentá-la e antisséptico para passar nos ferimentos.
Depois dos “primeiros socorros”, o menino colocou a filhote em uma caixa e tentou contato com a mãe, que estava no trabalho. Apesar de ter ficado orgulhosa da ação do garoto, a produtora de eventos Aline Patrícia de Ataídes, de 32 anos, deixou claro que ele não poderia ficar com o animal.
Filhote de gato Amora, dias após resgatada por adolescente do DF após ser enterrada viva debaixo de lixeira de praça (Foto: Renata Duarte/Arquivo Pessoal)
Filhote de gato Amora, dias após resgatada por adolescente do DF após ser enterrada viva debaixo de lixeira de praça (Foto: Renata Duarte/Arquivo Pessoal)
“Falei para ele procurar um lugar para ela ficar, porque infelizmente a gente não tinha condição. Temos uma rotina puxada, a casa está em construção e não temos espaço. Ter um animal exige amor, responsabilidade, dedicação e tempo. Não temos condição de ficar com ela agora, até por ela mesmo, que não merece ficar presa dentro de casa”, disse a mulher.
O garoto decidiu então procurar a mãe de uma colega que mora na quadra ao lado e já cuida de outros cinco felinos. Recusando o título de “protetora de animais”, Renata Duarte se dispôs a continuar com a gatinha até ela achar um tutor. A mulher disse que não conseguiu levar a filhote ao veterinário por falta de dinheiro, mas que deu uma “olhada” e constatou que ela aparenta ter boa saúde.
“Ela é gordinha, [mas] não é uma barriguinha de vermes, por exemplo”, disse. “Os olhos estavam brilhantes, sem apresentar sintomas de conjuntivite ou rinotraqueite – doença que comumente atinge gatos filhotes e idosos e causa a morte do animal quando não diagnosticada com antecedência. Também não apresentava sintomas de anemia. [Tinha] a gengiva e a língua de cores bem rosadas.”
De acordo com Renata, a gatinha tem entre 40 e 50 dias de vida. Ela foi acolhida por uma felina adulta, que a está amamentando. Além disso, recebe misturas e soros caseiros apropriados para animais.
O adolescente Ricardo de Ataídes e a filhote de gato Amora em praça do DF onde a felina foi achada enterrada viva (Foto: Raquel Morais/G1)
O adolescente Ricardo de Ataídes e a filhote de gato Amora em praça do DF onde a felina foi achada enterrada viva (Foto: Raquel Morais/G1)
“Como todo filhote pequeno, ela tem medo de altura. Sempre que tenho que pegá-la em minha mão e mudá-la de local para comer a papinha – se não a mãe adotiva devora a comida toda – ela mia bastante, nada mais que isso. É brincalhona, adora brincar de pique e morder com os irmãozinhos adotivos, gosta de correr mesmo sendo tão pequena”, afirma.
Uma amiga de Renata se candidatou a adotar o animal e o batizou de Amora. A mudança está prevista para ocorrer neste final de semana. A notícia deixou Ricardo triste. Nos últimos 12 dias, o garoto já esteve na casa da vizinha para visitar a gata quatro vezes.
O garoto disse que ficou bravo com a crueldade contra a gatinha. “Mas depois me senti feliz por pelo menos ter ajudado. Eu gosto de animais doméstico, gostaria de ter um, mas quem eu queria mesmo por perto é a Amora. Ela é linda, queria ficar com ela”, contou..
Paixão por animais
O adolescente diz ainda não saber com o que pretende trabalhar no futuro, mas destaca a vontade de cuidar de animais. Amora, segundo ele, não foi o primeiro animal que ele salvou: ele protegeu uma gata prenha que apareceu com a pata quebrada na escola e outro felino que era maltratado por colegas. Ricardo também alimentava um cão abandonado que estava machucado e ficava perto do colégio.
“Eu não sei como as pessoas têm coragem de fazer essas coisas, nunca entendi. Os animais não fazem nada a ninguém”, declarou.
A mãe, Aline, afirma se emocionar com a postura do garoto. “Ele é um menino muito bom, de coração muito bom. Tem tanta mulher que vai para a mídia porque o filho fez coisa errada, e esse não é meu caso. Graças a Deus não é nada disso.”
De acordo com o Código Penal, o crime de maus-tratos contra animais tem pena entre três meses e um ano de prisão. O acusado também pode ser multado pela prática.
Fonte: G1