terça-feira, 23 de setembro de 2014

Israel proíbe o uso de carroças puxadas por animais, porém nova lei contém brechas

Foto: Wikimedia
Foto: Wikimedia
Israel tornou-se o primeiro país do mundo a proibir carroças puxadas por burros ou cavalos. Estesmeios de transporte “não tinham lugar em um país moderno, como Israel”, disseram autoridades da organização dos direitos animais, Hakol Chai. As informações são do site Ecorazzi.
A campanha contra o uso de carroças puxadas por animais foi lançada há mais de uma década atrás pela ONG que é parceira da americana Concern for Helping Animals. O regulamento foi aprovado a partir de um apelo Hakol Chai para o Ministério dos Transportes e os prefeitos de todo o país, bem como a Câmara Municipal de Tel Aviv-Jaffa.
“Carroças com animais presos a elas em estradas israelenses constituem um perigo significativo para motoristas e pedestres, e que muitas vezes causam atrasos no tráfego e congestionamentos desnecessários”, o ministro dos Transportes Yisrael Katz, disse ao jornal Haaretz.
Infelizmente, há uma brecha na nova proibição de Israel. Apesar de vendedores ambulantes e catadores não poderem mais utilizar cavalos ou burros para puxar carroças, a lei ainda permite a operação de carruagens que atendem aos turistas. Isso significa que os cavalos ainda podem ser utilizados e explorados nas ruas do país. Ativistas argumentam que seria para o melhor interesse de todos se a exploração de animais fosse substituída por picapes ou outros meios de transporte.
“Assim como os vendedores ambulantes podem mudar para picapes, aqueles que usam carruagens para fins turísticos podem mudar para um carro aberto, sem interferir com o tráfego ou causar sofrimento aos animais”, disse Yossef Wolfson, um advogado que representa a organização dos direitos animais, Tnu Lahayot L’hiyot.
Mas a proibição é certamente um passo na direção certa. “Israel tornou-se o primeiro país do mundo a fazer uma proibição a nível nacional sobre o uso de carroças puxadas por cavalos e burros em ruas e rodovias. Muitos pesquisadores provaram que existe uma ligação direta entre a violência contra animais e violência para com as pessoas”, disse Reut Reshef, representante da Hakol Chai em Israel. “A decisão de hoje é um marco importante no processo de revolucionar a sociedade e tornar o mundo mais compassivo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão