sábado, 27 de setembro de 2014

Projeto proíbe fabricação de foie gras no Brasil

Projeto proíbe fabricação de foie gras no Brasil

27 de setembro de 2014 às 17:30

Produção do foie gras envolve alimentação forçada de animais (Foto: Divulgação)
Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados pretende proibir a fabricação do chamado foie gras no Brasil. O autor da proposta, deputado Eliene Lima (PSD-MT) alega que o alimento, embora bastante apreciado, é feito a partir de alimentação forçada de animais.
Produção do foie gras envolve alimentação forçada de animais (Foto: Divulgação)
“Fica proibida, em todo o País, a comercialização de qualquer produto alimentício, de origem nacional ou importada, feito a partir de fígado de pato ou de ganso (foie gras), obtido por meio do método de alimentação forçada dos animais”, diz o texto.

Na justificativa da proposta, o deputado afirma que, na produção do foie gras, os animais são confinados, ficam praticamente imóveis e recebem de seis a 12 vezes mais comida que o normal. Ele lembra que países como Argentina, Alemanha, Noruega eReino Unido já proibiram o método.
“No Brasil, a preocupação com o bem-estar animal é crescente na sociedade, não cabendo mais a permissão de métodos dolorosos”, diz ele.
A pena em caso de uso da alimentação forçada seria a mesma para maus-tratos contra animais prevista na lei de crimes ambientais: multa e detenção de três meses a um ano.
O projeto vai tramitar em conjunto ao que cria o Código do Bem-Estar Animal.
Na sua edição de dezembro de 2013, Globo Rural mostrou como é feita a produção do foie gras no interior da França e mostrou outros métodos que reforçam a discussão sobre bem-estar dos animais. Leia clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão