sábado, 14 de julho de 2012

Após assassinato de Lennox, milhares de pessoas participam de mobilização em boicote à Irlanda do Norte

Por Roberta Oliveira (da Redação – EUA)


Depois das ações da Prefeitura de Belfast, na Irlanda do Norte, em decidir sacrificar o cachorro Lennoxpor se parecer com um pit bull, está sendo lançada uma petição para que tal decisão seja investigada.
Por tal razão, está sendo promovido um boicote mundial aos produtos de empresas da Irlanda do Norte que não se juntarem aos cidadãos da Irlanda do Norte, e do resto do mundo em denunciar os crimes da prefeitura. Está sendo pedido que as empresas Bushmill’s, Michelin e o governo da Irlanda do Norte se juntem ao resto do mundo pedindo uma investigação independente e imparcial dos individuais corruptos envolvidos no caso. Uma revogação do “Ato de Cães Perigosos” que por definição é ambíguo e arbitrário, e injustamente persegue algumas raças caninas, resultando em apreensões ilegais e matando milhares de cachorros com tutores. Os cachorros não são os inimigos. Os inimigos são as pessoas que promovem rinhas de cachorros, e os treinam para serem agressivos.
A total falta de respeito da prefeitura pelos direitos dos cidadãos e seu desrespeito intencional ao conhecimento de mais de um especialista em comportamento animal independente e imparcial, propostas de profissionais qualificados para ajudar solucionar o caso de Lennox e sua família só aumentaram com a sua falta de sensibilidade, compaixão e profissionalismo. Há relatórios de funcionários da prefeitura de Belfast tirando sarro e fazendo barulhos de animais quando cidadãos preocupados telefonaram para perguntar sobre o estado de Lennox, o que é profundamente perturbador e colocar o governo da cidade de Belfast em um posição muito embaraçosa.
O mundo está surpreso com a recusa mesquinha da prefeitura de deixar a família de Lennox visitá-lo pela última vez, ou enterrar seu corpo ou ainda entregar de volta a coleira de Lennox.
Estas ações são no mínimo suspeitas, e indicam que talvez Lennox tenha sido morto há muito tempo atrás. Indica também uma parte do governo fora de controle, e abusando de sua autoridade sem medo de consequências.
Hoje há aproximadamente 250 mil pessoas no mundo todo que querem justiça para Lennox e que são contra leis que continuarão a perpertuar esses crimes. A petição pede que pessoas contem a história à vários amigos e conhecidos, e que milhões não deixem que a morte de Lennox seja em vão.
As pessoas que assinarem a petição estarão participando de uma mobilização no mundo todo contra autoridades abusivas pedindo esta investigação. Está sendo pedido que além de assinar a petição, as pessoas façam uma declaração pública pedindo a investigação, ou mandem mensagens para o email BoycottBelfast@gmail.com até o dia 19 de julho. O boicote mundial começa em 20 de julho.  A petição pode ser assinada aqui.
Campanha do site Change.org (Foto: Reprodução)
Uma outra petição, lançada pelo site Causes.com em protesto às autoridades de Belfast, já conta com mais de 26 mil assinaturas de pessoas do mundo inteiro. Para assinar, clique aqui.
Vários jornais já estão comentando os boatos de boicote à Belfast, entre eles o português Negócios Online, que em 11 de julho, escreveu em sua manchete que a Irlanda do Norte pode se econtrar em maus lençóis após o episódio, e o jornal irlandês Irish Central informou que o grupo irlandês para os direitos animais ARAN está sen juntado à organizações nos Estados Unidos para fortalecer o boicote.
Após a morte de Lennox, várias pessoas viram no youtube o vídeo de Lennox sendo avaliado pelos funcionários da prefeitura de Belfast, os mesmos que declararam que Lennox era perigoso. A funcionária no vídeo que aparece fazendo carinho em Lennox chama-se Sandie Lighfoot, e foi a mesma que informou ao juiz que Lennox era perigoso. Existe uma outra petição pedindo que ela seja demitida que pode ser assinada aqui .
fonte:.anda

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Prefeito de Campo Grande (MS) anuncia construção da primeira UPA veterinária do Brasil


O caso do cãozinho Scooby que causou comoção e mobilizou os cidadãos nas redes sociais ganhou uma resposta do prefeito de Campo Grande (MS), que também se sensibilizou e anunciou que o animal não será sacrificado, mesmo que o resultado do exame de leishmaniose seja positivo.
O prefeito Nelson Trad Filho entregou na manhã desta sexta-feira (13) sete viaturas que serão utilizadas no combate à dengue em Campo Grande e apresentou o pré-projeto arquitetônico da primeira UPA (Unidade de Pronto Atendimento) veterinário do Brasil, que será construído no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).
Para o prefeito a construção de uma unidade de atendimento veterinário muda o perfil do tratamento dos animais na capital. “Nós temos aqui uma política de preservação da vida e da saúde dos animais”.
De acordo com o prefeito, já estava passando da hora de Campo Grande ter um espaço para este tipo de atendimento. “Poder receber, atender, cuidar e encaminhar devidamente os animais que estão necessitando de atenção”.
Nelson Trad lembrou que muitos cidadãos que possuem animais não têm condições de levá-los a clínicas particulares. “Em função disso surgiu esta ideia aqui mesmo e aproveitando toda a estrutura do Centro de Controle de Zoonose a construção da UPA CCZ”.
Obras
Segundo o prefeito o projeto para construção da UPA CCZ está devidamente aprovado. “Já foi determinado a Secretaria de Obras para que faça o orçamento deste projeto. A partir do momento em que aprovar o orçamento será feita a reserva financeira e a licitação. Ou seja, nós pretendemos até o final do ano entregar esta obra para a população”.
Sensibilização
Cão Scooby inspirou entrega do projeto (Foto: Facebook)
Nelson Trad explicou que a ideia de construir a UPA veterinária já estava sendo amadurecida antes mesmo do episódio de maus-tratos com o cãozinho Scooby. “Este cronograma foi entregue na semana passada, no dia 3 de julho que foi terminado o estudo e aproveitamos este momento para entrega dos veículos para anunciar a edificação da UPA CCZ”.
Polêmica
O prefeito declarou que é radicalmente contra maus-tratos com animais. “Achei isso um absurdo”, afirmou Nelson Trad sobre o caso do cãozinho Scooby, que foi arrastado do bairro Aero Racho até o CCZ.
Para o prefeito quem causou os maus-tratos no animal deverá ser punido nos rigores da lei.
Com relação à questão de saúde e ao enfrentamento da leishmaniose, o prefeito foi claro em afirmar que segue as determinações do Ministério da Saúde. “Na Prefeitura de Campo Grande, como não poderia ser diferente, seguimos um protocolo determinado não por nós, mas pelo Ministério da Saúde”.
Nelson Trad reforçou que a comoção gerada pelo caso do cãozinho é um caso isolado. “Já teve outros casos em que foi detectada a doença e o protocolo do Ministério determina o sacrifício, dizendo que não há condições de tratamento. Essa é uma questão que a gente observa que vem evoluindo com a pesquisa de novos medicamentos que estão sendo testados”. E acrescentou: “O que nós queremos é repudiar os maus-tratos contra os animais”.
O prefeito lembrou que é uma situação atípica e que neste caso, com o apoio de clínicas particulares que já se manifestou, o tratamento será tentado e acompanhado pelo CCZ. “O protocolo do Ministério da Saúde obrigatoriamente tem que ser seguido, sob pena até de responsabilidade. Dentro deste caso atípico houve duas questões que as pessoas precisam entendem: uma de maus-tratos do animal, que nós não admitimos e vamos restaurar a saúde física de maus-tratos que este animal teve, dar alimentação necessária e fazer os exames para saber se as informações que chegaram aqui são aquelas verdadeiras, ou não e a partir daí contatar as pessoas voluntárias que querem ajudar no tratamento e inclusive avisar o Ministério”.

Por Fátima Chuecco (da Redação)
(em contato direto com diretor do Parque de Virunga)

Emmanuel de Merode, diretor do Parque Nacional de Virunga e gorila órfão (Foto: Divulgação)
No domingo, dia 8, a guerra civil na República Democrática do Congo chegou até a estação do Parque de Virunga onde estão os gorilas orfãos. Grande parte do Parque foi invadida por unidades rebeldes e todas as famílias dos guardas florestais (conhecidos como HUGOS) foram evacuadas. No entanto, 40 guardas ficaram para trás para proteger com a própria vida uma família de gorilas orfãos que se encontra no local.
A maioria deles perdeu os pais nas mãos de caçadores ou foram resgatados do tráfico de animais. Um filhote vale uma pequena fortuna no mercado negro. Os orfãos são muito familiarizados com os humanos e não possuem qualquer chance de sobrevivência se forem soltos na floresta, mesmo porque, nesse momento, toda a região florestal destinada às famílias de gorilas está sob intenso conflito armado.
Creche dos gorilas (Foto: Diivulgação)
Na manhã de ontem, dia 12, houve ataque de helicóptero sobre Bukima, local onde fica um posto de patrulha do setor dos gorilas. Três helicópteros de combate da ONU e dois do exército congolês dispararam mísseis. “É a primeira vez que vejo militares da ONU e congoleses em operações conjuntas. Quase fui morto quando tentava transferir um gorila jovem para uma área mais segura. Definitivamente, é o momento mais assustador dos últimos dias”, disse Emmanuel de Merode, diretor do Parque Nacional de Virunga.
Ele conta também que é extremamente difícil saber o que vai acontecer a seguir: “As decisões têm de ser feitas a cada hora sobre onde mover as pessoas, animais e equipamentos. Estamos nos baseando em informações incrivelmente superficiais, de pessoas com poucos recursos para comunicação, mas que mesmo assim tentam nos avisar dos ataques”.
Ajuda internacional

Foto: Divulgação
A situação requer rápida e intensa ajuda internacional. Por isso Emmanuel pede doações em dinheiro para acudir a população e famílias dos guardas, e também pede a dissiminação da situação que se instalou na região desde março desse ano. Três guardas florestais já foram mortos desde então. Os gorilas do Parque de Virunga são bastante habituados ao convívio humano e há risco de procurarem socorrro e aproximação justamente de humanos inimigos.
A crise pode ser melhor entendida em www.virungacrisis.org por meio de um emocionante video que conta toda a história dos gorilas da região até os dias atuais:
Para mais informações e fotos, acesse aqui.
fonte:anda

PMA autua criador em R$ 2,5 mil por ter 5 aves em cativeiro


Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas (MS) foram acionados ontem pela Polícia Civil que estava em uma ocorrência no bairro Paranapungá, em que um homem criava aves silvestres. Os policiais militares ambientais foram ao local e verificaram que o criador tinha 05 aves sem autorização ambiental. Os pássaros foram apreendidos. O tutor das aves foi autuado administrativamente e recebeu multa administrativa de R$ 2.500,00, por manter animais silvestres em cativeiro sem autorização ambiental.
O autuado também foi conduzido à delegacia de Polícia Civil e responderá por crime ambiental, podendo pegar pena de 6 meses a 1 ano de detenção. Os animais serão encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais silvestres – CRAS, na Capital.
Apesar de ter melhorado muito a sensibilidade da população com relação à criação de animais silvestres em cativeiro, várias pessoas ainda insistem em adquiri-los, o que alimenta o tráfico de animais silvestres, que é considerada a terceira atividade mais rentável do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas. Muitos, dizem que tem os animais há muito tempo, porém, antes na nova lei de crimes ambiental (9605/98) a manutenção de animais silvestres em cativeiro era crime inafiançável, desde 1967, com previsão dada pela lei federal 5197/67, com pena de 02 a 05 anos de reclusão. Ou seja, a punição era maior do que hoje.
Na verdade, a manutenção de animais em cativeiro, além do risco à fauna, coloca em risco a população humana, pois, 75% das doenças inseridas nas populações humanas são de origem zoonótica. Ou seja, advinda de animais.
Fonte: MS Notícias

Acordo suspende ‘vaquejada’ com motocicletas no interior do Ceará


Foto: José Leomar/ Agência Diário
Os organizadores da “Motojada”, tipo de vaquejada que substitui o cavalo por uma moto, cancelaram a realização da vaquejada motorizada na cidade de Pacoti, a 95 quilômetros de Fortaleza, após acordo com o Ministério Público Estadual no Ceará. A motojada havia sido denunciada pela União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), alegando que a modalidade é uma agressão aos animais.
Em vez da motojada, os organizadores do evento vão realizar uma competição de motocross. Além da competição, a “Motojada Gado dos Ferros” terá bandas de forró e vaquejadas tradicinais.
Em caso de descumprimento do acordo com o Ministério Público, em que ficou acertada a suspensão da motojada, os organizadores do evento devem pagar multa de R$ 30 mil. Para o promotor de justiça André Barreira Rodrigues, a motojada “constitui-se de induvidosa” atividade de risco tanto para a integridade dos seres humanos”.
O episódio mobilizou também uma campanha nas redes sociais para pressionar os órgãos a cancelarem o evento. “Estamos confiantes porque é uma coisa que está chocando todo mundo. Está havendo um calor da sociedade em relação a isso”, afirma, a presidente da Uipa, Geuza Leitão.
O organizador do evento, Lucas Sousa, da L&C Produções disse ao G1 que esse é o segundo evento do tipo realizado pela produtora no Ceará e garante que não há agressão contra os animais. “Também realizamos a Motojada Gado dos Ferros em 2011 e foi um sucesso. A previsão para este ano é de reunir um público de 10.000 pessoas para assistir à Motojada e aos shows no dia 29 de julho”, afirma.
Fonte: G1

Meerut matando cachorros (fotos incluídas)


A Índia é o único país no mundo que fornece em sua Constituição para a misericórdia e cuidado dos animais.
MAS ......







Aqui está a prova de que a administração Meerut desencadeou brutalidade chocante sobre os cães vadios na área para proteger e proteger os ILEGAIS CASAS abate de bovinos.

Para o governo de Uttar Pradesh, Índia, e seus funcionários parece a solução perfeita que as pessoas estão fora de ventilação sua raiva matando cães TODOS e inocente. Adapta-se a burocracia, pois não incomodar os matadouros e acabar com o comércio SEMPRE FOURISHING DA INDÚSTRIA ilegal carne bovina em Meerut. 

 Em um incidente trágico, um menino de cinco anos que tinha saído em busca de sua mãe em um campo, foi atacado e mordido até a morte por uma matilha de cães de rua em Kazipur, Meerut. Como resultado, os moradores estão eliminando cada rua matando brutalmente eles.
Eles são ostensivamente 'remediar' a situação que levou à morte de duas crianças em aldeia Kazipur, Meerut, alegadamente devido a ataques de cães vadios.  Na verdade, há um matadouro ilegal em aldeia Kazipur, que está a violar qualquer norma possível - controle de poluição, eliminação de resíduos animais, etc Aparentemente, 5.000 animais, principalmente bovinos, incluindo vacas são abatidas no matadouro todos os dias - e, em seguida, as partes de animais que não são usados, e sangue, ossos, etc, são todos autorizados a circular em um . Nullah aberto ao lado do matadouro, que flui através de aldeia Kazipur e além    Os desvia da área de alimentação sobre estes animais permanece como uma conseqüência, ou atacaram crianças que se aventuravam muito perto da ravina que é a sua fonte de alimento.
Esta é a causa real do problema.


. POR FAVOR,  que todos escrevam para eles  e deixe-os saber que nós sabemos o que está acontecendo e nós condenamos o governo e seus funcionários por perder o controle sobre a Lei e a ordem em seu estado de uma cidade pequena e para proteger um matadouro ilegal de gado.


Escrevam para:

Ilmos Senhores!

Com respeito e consideração nos dirigimos à Vossa Senhoria para alertar sobre o que passa em vosso País, talvez não tenham conhecimento, só assim explica a realização destes terríveis
acontecimentos, onde os cães são brutalmente assassinados, a paulada, em frente até de crianças as quais, também participam destes brutais assassinatos desrespeitando Vossas Leis e os bons sentimentos Indianos, milenarmente reconhecidos .
Nada justifica tamanha vingança, as crianças foram atacadas pelos cães por um único problema: há m matadouro ilegal na aldeia Kazipur, que está a violar qualquer norma possível - controle de poluição, eliminando resíduos animais, etc. Aparentemente, 5.000 animais, principalmente bovinos, incluindo vacas são abatidos nos matadouros todos os dias e, em seguida, as partes dos animais que não são usadas para comércio: sangue, ossos, etc. são colocados a céu aberto, então, obviamente os cães vêm se alimentar desses restos; como natural consequência as crianças que se aproximam muito perto são atacadas. O mundo espera que estas terríveis cenas envergonhando a todos os seres, de fato, civilizados não se repitam. Como sabeis, a cada momento o movimento em defesa dos animais se fortalece até o dia em que os homens se tornem dignos de serem chamados de HUMANOS e RACIONAIS.
Atenciosamente
Nome
Cidade
País
Email
Profissão


(Em inglês)


 Ilmo 
With respect and consideration we drove to your Lordship to warn about what happens in your country, might not have knowledge, only thus explains the achievement of these terrible
events, where the dogs are brutally murdered, beaten, ahead even of children which also participate in these brutal murders disrespecting Your Indian laws and good feelings, recognized concept.
Nothing justifies such revenge, children were attacked by dogs for a single problem: illegal slaughterhouse in Kazipur m village, that is violating any rule possible-pollution control, eliminating animal waste, etc. Apparently, 5,000 animals, mainly cattle, including cows are slaughtered in slaughterhouses every day and then the parts of animals which are not used for trade: blood, bones, etc. are placed out in the open, so obviously the dogs come feed these leftover; as a natural consequence children approaching very near are attacked. The world expects these terrible scenes by shaming all civilized beings, in fact, will not be repeated. As you know, every time the movement in defense of animals strengthens until the day that men become worthy of being called human and rational.
Best regards
Name
City
Country
Email
Profession
O endereço de e-mail são: 
  • DM:                              dm mee@up.nic.in                            
  • Sr. Alok Ranjan é:                              aranjan78@up.nic.in       
  • IG Zona Meerut                         igzonemrt@up.nic.in                   
  • DIG Faixa de Meerut                         digrmrt@up.nic.in              
  • Superintendente da Polícia Meerut                   sspmrt@up.nic.in ,  ssp_meerut @ yahoo.com
  • Ministro-chefe da UP                              cmup@up.nic.in
  • O primeiro-ministro da Índia
        (Em contato com ele você pode passar por http://www.pmindia.nic.in/ write.htm .) 
OR
copiar, cole o seguinte no BCC e enviar seus e-mails:
Nós também podemos simplesmente resolver cartas ao
"Comissário Municipal,
Nagar Nigam,
Meerut,
UP
Índia
Fax: 01212663676
ou
'Shri Rakesh Jolly,
Superintendente da Polícia,
Meerut,
UP
Índia
ou
Sr. Krishna Snajya
Fax 0121665809
Esperemos que um protesto mundial o coloque com  VERGONHA Eponham fim a essa torturante situação a céu ABERTO ABATE de animais inocentes e também feche a CASA do abate ilegal, a principal causa do Problema.



Aposentada tira sustento do lixo para manter 43 cães em Barretos, SP


Vivendo em condição precária, ela diz não querer que animais passem fome.
Associação descobriu drama e faz mutirão para ajudar mulher de 65 anos.


Quarenta e três cães e 14 gatos, todos vivendo dentro do mesmo cômodo onde mora a aposentada Miriam Barros, de 65 anos. Solitária e sem forças para limpar a casa em Barretos(SP), a mulher dormia em meio às fezes dos bichos até esta quinta-feira (12), quando voluntários de uma organização de proteção a animais iniciaram um mutirão para ajudá-la.
A renda mensal – R$ 621 da aposentadoria somados aos R$ 70 de um programa do governo – mal dá para pagar os 50 quilos de ração que os animais consomem por semana. As roupas que veste e até a própria alimentação, a idosa disse retirar do lixo que costuma revirar em busca de sucatas para vender. “É difícil, mas colocar na rua [os cães] eu não coloco, porque vão passar fome. Às vezes, até choro de ver os animais sofrendo”.
O drama da idosa foi descoberto no sábado (7) pela advogada Vanessa Figueiredo Gonçalves Mônaco, 34 anos, presidente da ONG Amiguinho Barretense. “Fui até lá porque o dono de uma casa de rações disse que havia uma pessoa que estava precisando de ajuda para criar os cães, mas percebi que é a dona Miriam que precisa de assistência”.
Vanessa disse acreditar que a aposentada sofre de problemas psiquiátricos. “Ela acha essa situação normal”, comentou a advogada, que afirmou que desde o início da semana procura ajuda da Prefeitura para amparar a idosa. “Os assistentes sociais só vieram aqui hoje, depois que foram procurados pela imprensa”.
Cães vivem dentro do quarto da aposentata Miriam Barros, em Barretos, SP (Foto: Reprodução/ EPTV)
Outro ladoAnderson Brito, coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Barretos, disse que o município enviou assistentes sociais à casa de Miriam e que providências, que não foram detalhadas, serão tomadas. “Como é um caso delicado, precisa ser avaliado e precisa de um laudo médico. Os técnicos estão trabalhando nesse caso”, disse. “Brevemente estaremos fazendo essa ação para garantir que a dona Miriam tenha o seu bem-estar garantido”.
AjudaVanessa, da ONG Amiguinho Barretense, disse que cama e fogão novos foram doados para substituir os móveis degradados pela sujeira na casa de Miriam. Voluntários também começarão a construir no sábado (14) um canil no terreno para acomodar os bichos que, por enquanto, permanecerão no local. “Recebemos material de construção e vamos trabalhar para melhorar as condições da dona Miriam, vamos tratar dos cães lá mesmo. Seria uma agressão tirar ela de lá agora”.
A advogada também disse que interessados em informações para futuras adoções dos animais podem acompanhar o blog na internet da Associação Amiguinho Barretense: http://adocaoanimaisbarretos.blogspot.com.br/.
fonte:g1.globo 

Lennox: o cão que pode deixar a Irlanda do Norte em maus lençóis

Foi lançado um boicote económico à Irlanda do Norte por ter eutanasiado o cão que moveu milhares de pessoas contra a lei de abate de raças potencialmente perigosas.

Lennox era um cão cruzado de bulldog e labrador. Por essa razão, foi retirado à sua família há dois anos, em Maio de 2010. Os defensores dos animais apelaram durante estes últimos 24 meses para que Lennox fosse libertado. Quando, no passado dia 12 de Junho, o Belfast City Council (BCC) determinou que Lennox seria “adormecido”, as petições para o salvar reproduziram-se. Uma delas contou com 212.000 assinaturas de todo o mundo. 

Celebridades como César Milan, o chamado “encantador de cães”, e até mesmo uma reputada treinadora norte-americana, que se prontificou a levar o cão para os Estados Unidos, pediram clemência. Em Nova Iorque e em Belfast houve manifestações. Um pouco por todo o lado, em muitas casas acenderam-se velas. De nada valeu. Agora, os defensores da causa animal querem justiça. E já começaram a fazer listas de produtos oriundos da Irlanda do Norte. A ideia é um boicote económico ao país. 

“Mostremos-lhes que o turismo, o comércio e a indústria são financiados e sustentados por amantes dos animais de todo o mundo que estão preparados para retirarem o seu apoio a regiões onde não é feito um justo e adequado juízo dos animais”. Era assim que se apresentava uma das páginas mais populares do Facebook dedicada à causa Lennox, intitulada ‘Boycott Belfast until it frees Lennox and addresses its BSL failings’. No início da semana, os autores da página perguntavam: “are you ready to war?” [Estão preparados para a guerra?]. Estavam os seus apoiantes preparados para boicotar a Irlanda do Norte se a decisão da eutanásia fosse em frente? A resposta foi sim. E continua a ser.

Agora, com a morte de Lennox, os milhares de fãs da página, de par com os que apoiam a página ‘Save Lennox’, estão já a começar a colocar, na cronologia das mesmas, listas de empresas do Norte da Irlanda para que os seus produtos não sejam comprados. O famoso jogo “Guerra dos Tronos” é um deles. 

Foi também criado um “website” cujo título é ‘Lennox, we will never Forget you – and we will make sure Belfast doesn´t either!’ cuja finalidade é a mesma.

Se este boicote ganhar força, a Irlanda do Norte pode vir a ficar em maus lençóis. Resta saber se esta "onda" de contestação amanhã já acalmou ou se seguirá em frente. 

Os defensores da vida de Lennox, que tinha 7 anos, não entendem a decisão, uma vez que havia a possibilidade de o cão ir viver para fora da Irlanda, e não entendem também por que motivo as autoridades do Belfast City Council disseram que a família não poderia reaver o corpo. “Enviaremos as cinzas por correio”, escreveram.

Nos últimos dias, os meios de comunicação social de fora da Irlanda do Norte começaram a prestar mais atenção a este caso, com publicações, estações de rádio e TV a fazerem a cobertura das últimas horas de Lennox. A expectativa de que a decisão de eutanásia fosse revogada era grande. Os e-mails dos responsáveis pela vida de Lennox – como a ministra da Agricultura e mesmo os veterinários da cidade de Belfast – encheram-se de mensagens. Os telefones não pararam de tocar. 

A CNN e outras estações de TV foram inundadas com apelos e acompanharam também o caso. Hoje, a cobertura continua. Mas para dar a notícia do luto. E da luta que aí vem por parte de quem disse “estar preparado para a guerra”.

A lei que condena animais de raças consideradas potencialmente perigosas (BSL - breed specific legislation) continua a ser alvo de fortes críticas, uma vez que os irlandeses não podem ter cães dessas raças – nem sequer cruzamentos, sob pena de os verem ser eutanasiados. 
A Irlanda do Norte é uma nação constituinte do Reino Unido, sendo a única não situada na Grã-Bretanha. Localiza-se no norte da Ilha da Irlanda, dividida com a República da Irlanda – país independente que se encontra entre os três resgatados pelo FMIBCE e Comissão Europeia. Com efeito, a República da Irlanda pediu a intervenção da troika em Novembro de 2010 e continua regida pelo plano de ajustamento delineado com os três organismos.
fonte: jornaldenegocios

Guarda Costeira orienta moradores que encontram animais nas praias




O número de aparições de animais marinhos encalhados no litoral de São Paulo durante o inverno costuma crescer. Só em Praia Grande, segundo a Guarda Costeira, 112 animais foram encontrados nas praias apenas neste ano. Nos últimos três dias, vinte animais foram encontrados mortos.

Os animais mais comuns de se encontrar nas praias são pinguins, tartarugas e golfinhos. As aparições acabam virando atração nas praias, causando alvoroço em torno do animal, o que pode acabar piorando o estado de saúde do bicho.

Delfo Almeida Monsalvo, inspetor da Guarda Costeira de Praia Grande, explica que nessa época do ano os animais de águas mais frias, como os vindos do Chile, da Argentina ou do Uruguai, acabam chegando às praias do sul de São Paulo em busca de águas mais quentes e alimentos.

A orientação para quem encontrar animais, tanto vivos quanto mortos, pelas praias da Baixada Santista, é de não mexer. Em casos do animal morto, o risco de manipulá-lo é de alguma contaminação por parasita ou doenças. Tocar em animais vivos pode ser arriscado porque o animal pode ficar violento, por causa do estresse da viagem ou pela aglomeração de pessoas em sua volta.

Em casos de emergência, quando não houver ninguém habilitado por perto, a orientação é manter o animal aquecido. “Se ele saiu do mar é porque ele não quer ficar na água”, explica Delfo. Deixe o animal na faixa de areia, evitando aglomeração em volta dele e ligue para o órgão competente da sua cidade", explica.

Os animais capturados, geralmente, vão parar na Ilha dos Arvoredos, no Guarujá, onde são tratados e, quando estão em condições, voltam para o seu habitat ou são encaminhados para aquários ou zoológicos.
De janeiro até 10 de julho foram encaminhados 165 animais à Ilha, destes, 52 estão vivos. As causas das mortes dos animais, em sua maioria, são causadas por redes de pescadores ou por ingestão de lixo.

Veja alguns órgão responsáveis por resgates de animais marinhos:

Gremar - Resgate de animais na Baixada Santista - (13) 7807 0948
Praia Grande - Guarda Costeira 199
fonte:g1.globo