segunda-feira, 9 de julho de 2012

Administração Municipal de Ribeirão Preto (SP) apresenta cartilha sobre bem-estar animal


Foto: MateusZF
A Administração Municipal anunciou, em evento realizado na manhã desta sexta-feira, dia 6, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, ações que foram desenvolvidas em parceria com ONGs (Organizações Não Governamentais) de Proteção aos Animais, visando o bem-estar de animais domésticos, de tração e silvestres.
Inicialmente foi apresentada a cartilha intitulada “Família não se abandona”, que traz orientações sobre cuidados, bem-estar animal, controle populacional, saúde, a importância do profissional veterinário, animais de tração e silvestres, além da lei de proteção. “Este é um dia de comemoração, pois mostra o trabalho de cooperação envolvendo a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde, e a sociedade civil, através das entidades protetoras dos animais”, afirmou o secretário Stenio Miranda. Ele lembrou que é papel da Secretaria da Saúde cuidar da saúde dos animais para proteger a população.
A presidente da AVA (Associação Vida Animal), Maria Cristina Dias, afirmou que a entidade apoia todas as causas que defendam os animais. “É uma cartilha bem ilustrada e com uma linguagem de fácil entendimento”, justificou.
O médico veterinário José Januário das Neves Martins, do Centro de Controle de Zoonoses, disse que a cartilha tem a finalidade de “mostrar à população que é possível tratar e prevenir doenças de animais que só trazer amor sincero aos seus proprietários”. Ele lembrou que a Divisão de Controle de Zoonoses tem atuado em parceria com as ONGs fazendo castração de animais e além de realizar e participar de feira de adoções. “Só no ano passado o CCZ castrou 2 mil cães e gatos e mensalmente fazemos uma feira de adoção”, acrescentou.
O Delegado Marcos César Borges, responsável pela Delegacia de Defesa dos Animais, lembrou que a função do órgão é averiguar todas as denúncias de maus-tratos. “Para que possamos fazer com que as pessoas que praticam maus tratos respondam criminalmente temos que produzir provas e, para isso, precisamos contar com a colaboração da Prefeitura e das organizações de proteção. Estamos à disposição para atender todas as denúncias”, frisou.
A advogada Viviane Alexandre ressaltou o trabalho conjunto desenvolvido entre as organizações de defesa dos animais e a Prefeitura, “Quero parabenizar a Prefeitura pela iniciativa. Esse é um trabalho inovador”, frisou.
A cerimônia de lançamento contou com a presença de Nair Alves Duarte Carreira que, em 1950, criou a primeira entidade de proteção aos animais. “Estou muito emocionada com tudo isso. Precisamos cuidar e defender nossos animais. Quando eu comecei as entidades protetoras nem tinham nome”, acrescentou.
A Cartilha traz orientações sobre cuidados, bem-estar animal, controle populacional, saúde, a importância do profissional veterinário, animais de tração e silvestres, além da lei de proteção. Foram confeccionados 20 mil exemplares da cartilha, mas a administração municipal irá buscar parceiros para confeccionar um número maior e fazer um efetivo trabalho de divulgação.
“Nosso objetivo principal é orientação. Muitas vezes na vontade de ter um animal doméstico, a pessoa não leva em consideração os cuidados que ele requer e, muitas vezes, acabam abandonando por não terem tempo ou condições financeiras de cuidar”, ressalta a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maria Luiza da Silveira Santa Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão