sexta-feira, 13 de julho de 2012

Acordo suspende ‘vaquejada’ com motocicletas no interior do Ceará


Foto: José Leomar/ Agência Diário
Os organizadores da “Motojada”, tipo de vaquejada que substitui o cavalo por uma moto, cancelaram a realização da vaquejada motorizada na cidade de Pacoti, a 95 quilômetros de Fortaleza, após acordo com o Ministério Público Estadual no Ceará. A motojada havia sido denunciada pela União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), alegando que a modalidade é uma agressão aos animais.
Em vez da motojada, os organizadores do evento vão realizar uma competição de motocross. Além da competição, a “Motojada Gado dos Ferros” terá bandas de forró e vaquejadas tradicinais.
Em caso de descumprimento do acordo com o Ministério Público, em que ficou acertada a suspensão da motojada, os organizadores do evento devem pagar multa de R$ 30 mil. Para o promotor de justiça André Barreira Rodrigues, a motojada “constitui-se de induvidosa” atividade de risco tanto para a integridade dos seres humanos”.
O episódio mobilizou também uma campanha nas redes sociais para pressionar os órgãos a cancelarem o evento. “Estamos confiantes porque é uma coisa que está chocando todo mundo. Está havendo um calor da sociedade em relação a isso”, afirma, a presidente da Uipa, Geuza Leitão.
O organizador do evento, Lucas Sousa, da L&C Produções disse ao G1 que esse é o segundo evento do tipo realizado pela produtora no Ceará e garante que não há agressão contra os animais. “Também realizamos a Motojada Gado dos Ferros em 2011 e foi um sucesso. A previsão para este ano é de reunir um público de 10.000 pessoas para assistir à Motojada e aos shows no dia 29 de julho”, afirma.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão