segunda-feira, 9 de julho de 2012

Reportagem investe em preconceito contra gatos para falar de toxoplasmose


Foto de gato usada na reportagem para estigmatizar os gatos como se fossem transmissores de toxoplasmose. (Foto: AP)

Uma reportagem fornecida pela AFP e reproduzida pelo portal do programa Bem Estar, da Globo, falando da possível relação entre a toxoplasmose e o ímpeto suicida entre mulheres infectadas, esbanja preconceito contra os gatos, demonizando-os como perigosos agentes transmissores da doença.
A demonização já começa pelo título – “Cientistas suspeitam de vínculo entre as fezes de gato e o suicídio feminino” – e continua pela primeira frase da notícia – “Mulheres infectadas com um parasita causador da toxoplasmose, que se propaga pelas fezes de gatos contaminados, correm um maior risco de tentativa de suicídio”.
E tem mais adiante, com a foto de um gato, legendada como “Além de gatos, a transmissão da toxoplasmose pode ocorrer por alimentos e água contaminada”, e na afirmação inverídica de que “Os seres humanos correm risco de contrair toxoplasmose ao limpar caixas de areia de gatos infectados”. Fala-se de outras formas de transmissão: consumir verduras sem lavar, comer carne mal cozida ou crua e beber água de fonte contaminada, mas quase o tempo todo a reportagem realça a suposta culpa dos gatos pela transmissão da doença. E em nenhum momento se fala que as fezes do gato precisam ser ingeridas pelo ser humano para haver o perigo de contaminação.
Assim o preconceito contra os gatos é realimentação, e informações falsas sobre a toxoplasmose continuam sendo irresponsavelmente transmitidas, o que tanto dá aos gatos uma imagem injustamente nociva como atrapalha as próprias iniciativas de combate à doença.
Protestos devem ser enviados ao Facebook do Bem Estar e aos comentários da notícia.
fonte:www.anda

Comentário
Que culpa tem o gato que as mulheres se suicidem por se sentirem traídas, serem PMD ou mesmo ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão