sexta-feira, 13 de julho de 2012

Prefeito de Campo Grande (MS) anuncia construção da primeira UPA veterinária do Brasil


O caso do cãozinho Scooby que causou comoção e mobilizou os cidadãos nas redes sociais ganhou uma resposta do prefeito de Campo Grande (MS), que também se sensibilizou e anunciou que o animal não será sacrificado, mesmo que o resultado do exame de leishmaniose seja positivo.
O prefeito Nelson Trad Filho entregou na manhã desta sexta-feira (13) sete viaturas que serão utilizadas no combate à dengue em Campo Grande e apresentou o pré-projeto arquitetônico da primeira UPA (Unidade de Pronto Atendimento) veterinário do Brasil, que será construído no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).
Para o prefeito a construção de uma unidade de atendimento veterinário muda o perfil do tratamento dos animais na capital. “Nós temos aqui uma política de preservação da vida e da saúde dos animais”.
De acordo com o prefeito, já estava passando da hora de Campo Grande ter um espaço para este tipo de atendimento. “Poder receber, atender, cuidar e encaminhar devidamente os animais que estão necessitando de atenção”.
Nelson Trad lembrou que muitos cidadãos que possuem animais não têm condições de levá-los a clínicas particulares. “Em função disso surgiu esta ideia aqui mesmo e aproveitando toda a estrutura do Centro de Controle de Zoonose a construção da UPA CCZ”.
Obras
Segundo o prefeito o projeto para construção da UPA CCZ está devidamente aprovado. “Já foi determinado a Secretaria de Obras para que faça o orçamento deste projeto. A partir do momento em que aprovar o orçamento será feita a reserva financeira e a licitação. Ou seja, nós pretendemos até o final do ano entregar esta obra para a população”.
Sensibilização
Cão Scooby inspirou entrega do projeto (Foto: Facebook)
Nelson Trad explicou que a ideia de construir a UPA veterinária já estava sendo amadurecida antes mesmo do episódio de maus-tratos com o cãozinho Scooby. “Este cronograma foi entregue na semana passada, no dia 3 de julho que foi terminado o estudo e aproveitamos este momento para entrega dos veículos para anunciar a edificação da UPA CCZ”.
Polêmica
O prefeito declarou que é radicalmente contra maus-tratos com animais. “Achei isso um absurdo”, afirmou Nelson Trad sobre o caso do cãozinho Scooby, que foi arrastado do bairro Aero Racho até o CCZ.
Para o prefeito quem causou os maus-tratos no animal deverá ser punido nos rigores da lei.
Com relação à questão de saúde e ao enfrentamento da leishmaniose, o prefeito foi claro em afirmar que segue as determinações do Ministério da Saúde. “Na Prefeitura de Campo Grande, como não poderia ser diferente, seguimos um protocolo determinado não por nós, mas pelo Ministério da Saúde”.
Nelson Trad reforçou que a comoção gerada pelo caso do cãozinho é um caso isolado. “Já teve outros casos em que foi detectada a doença e o protocolo do Ministério determina o sacrifício, dizendo que não há condições de tratamento. Essa é uma questão que a gente observa que vem evoluindo com a pesquisa de novos medicamentos que estão sendo testados”. E acrescentou: “O que nós queremos é repudiar os maus-tratos contra os animais”.
O prefeito lembrou que é uma situação atípica e que neste caso, com o apoio de clínicas particulares que já se manifestou, o tratamento será tentado e acompanhado pelo CCZ. “O protocolo do Ministério da Saúde obrigatoriamente tem que ser seguido, sob pena até de responsabilidade. Dentro deste caso atípico houve duas questões que as pessoas precisam entendem: uma de maus-tratos do animal, que nós não admitimos e vamos restaurar a saúde física de maus-tratos que este animal teve, dar alimentação necessária e fazer os exames para saber se as informações que chegaram aqui são aquelas verdadeiras, ou não e a partir daí contatar as pessoas voluntárias que querem ajudar no tratamento e inclusive avisar o Ministério”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão