segunda-feira, 9 de julho de 2012

Ministério institui a rede nacional de métodos alternativos ao uso de animais


Por meio da Portaria 491, de 3 de junho de 2012, publicada nesta quinta-feira (5), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) instituiu a Rede Nacional de Métodos Alternativos (Renama), cujo objetivo é atuar no desenvolvimento, validação e certificação de tecnologias e de métodos alternativos ao uso de animais para os testes de segurança e de eficácia de medicamentos e cosméticos.
A coordenação da Renama no segmento abrange ensaios já validados internacionalmente, assim como o desenvolvimento interno de novas metodologias, capacitação/disponibilização no mercado nacional destas novas tecnologias com a finalidade de superar barreiras técnicas de exportação e agregar valor aos produtos brasileiros (cosméticos, saneantes, agrotóxicos, fármacos, enfim, produtos relevantes para a saúde humana). Outra atribuição da rede é a de promover a maior integração de trabalhos e estudos colaborativos relacionados de grupos que atuam no desenvolvimento de métodos alternativos.
Monitoramento
Estruturada em duas categorias (laboratórios centrais e associados), a Renama será responsável, ainda, pelo monitoramento e avaliação da introdução de técnicas alternativas que substituam a utilização de animais em ensino e pesquisa de responsabilidade do Conselho Nacional de Controle de Experimentação animal (Concea). A rede terá duração de cinco anos, podendo ter o período renovado conforme decisão do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação. A supervisão ficará a cargo de um Conselho Diretor.
A necessidade de estabelecer e validar alternativas ao uso de animais levou um grande número de laboratórios em todo mundo a intensificarem as pesquisas neste campo. O Brasil teve, recentemente, aprovada a Lei nº 11.794, de 08 de outubro de 2008, que versa sobre o uso de animais na experimentação e no ensino, regulamentada através do Decreto nº 6.899, de 15 de julho de 2009. Além disso, a referida Lei cria o CONCEA Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, que entre outras atribuições tem a responsabilidade de monitorar e avaliar a introdução de métodos alternativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão