quarta-feira, 15 de maio de 2013

Cientistas encontram comunidade de animais no fundo do mar nos EUA



Caranguejo caminha entre mexilhões a 1,6 mil metros de profundidade (Foto: Deepwater Canyons 2013 - Pathways to the Abyss, NOAA-OER/BOEM/USGS)
Caranguejo caminha entre mexilhões a 1,6 mil metros de profundidade
(Foto: Deepwater Canyons 2013 – Pathways to the Abyss, NOAA-OER/BOEM/USGS)
Uma expedição científica ao fundo do mar dos Estados Unidos encontrou uma nova comunidade de animais que sobrevivem longe da luz do sol graças à capacidade de gerar energia a partir de substâncias químicas.
A Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA, na sigla em inglês) enviou um submarino operado remotamente para investigar uma área do fundo do mar de onde saíam bolhas – os cientistas já desconfiavam que as bolhas pudessem sinalizar a produção de energia por meio de elementos químicos.
A operação foi feita a 1,6 mil metros de profundidade, na região do Cânion Norfolk, perto da costa do estado da Virgínia.
O submarino encontrou animais, mexilhões vivos, que comprovaram a existência de uma cadeia alimentar de animais longe da luz do sol. Dentro das conchas dos mexilhões vivem bactérias capazes de fazer a chamada quimiossíntese. Essas bactérias produzem energia a partir de moléculas de metano.
Bolhas indicam produção de energia por metano  (Foto: Deepwater Canyons 2013 - Pathways to the Abyss, NOAA-OER/BOEM/USGS)
Bolhas indicam produção de energia por metano
(Foto: Deepwater Canyons 2013 – Pathways to the Abyss, NOAA-OER/BOEM/USGS)
Com equipamentos feitos especificamente para revelar imagens apesar da escuridão do local, os cientistas puderam ver comunidades de animais e mexilhões que se espalhavam por uma área com mais de 10 metros de raio. Além disso, também foram encontrados no local espécies de peixes e de animais invertebrados, como o pepino-do-mar.
O submarino coletou ainda lama do fundo do mar para análise em laboratório, para conhecer mais sobre a fauna da área, e os resultados ainda vão ser divulgados.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão