quarta-feira, 16 de maio de 2012

73 galos de briga são sacrificados no Ceará


Galos apresentavam sinais de maus tratos possivelmente pelo uso em rinhas
Foto: Reprodução

Leonardo HefferDo NE10/Ceará
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recebeu nesta terça-feira (15), 73 galos da espécie índio, com cicatrizes nas asas, pés, cristas cortadas, esporões cerrados e inchaços no rosto. Os bichos foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do órgão.

Devido às condições dos animais, a decisão tomada, depois de passar por atendimento veterinário, foi o sacrifício dos bichos, que visivelmente sofriam dores. Segundo o analista ambiental do Ibama, Alberto Klefasz, na manhã desta quarta-feira (16) os animais foram levados para serem eutanasiadoS.

A denúncia sobre o possível uso dos animais em rinhas veio ainda em 2008. O Ibama chegou ao dono dos animais por meio de uma denúncia anônima e, por entender que eram utilizados para brigas, autuou o dono em R$ 12 mil, além de colocá-lo como fiel depositário dos galos. Ao fim do processo administrativo, este ano, foi decidido pela entrega dos animais ao Ibama.

De acordo com o Ibama, os animais não podem ser consumidos devido à confirmação de que receberam injeções de anabolizantes.

APREENSÕES - Em 2011, foram apreendidos 1,2 mil galos de brigas no Ceará, além de serem fechadas 52 rinhas. Em 2012, já foram fechadas 12 rinhas pelo Ibama no estado.
fonte: ne10.uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão