segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Em Moscou organiza-se o dia do doador de animais Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_08_31/Em-Moscou-organiza-se-o-dia-do-doador-dos-animais-0417/

Moscou, doador, animais

Planeja-se, neste outono, realizar o dia do doador de animais domésticos. Trata-se da primeira ação deste tipo na Rússia. O seu objetivo é chamar a atenção da opinião pública para o problema da falta de sangue para animais e lançar a base para um banco futuro de sangue para animais domésticos.

Desconhece-se o número de animais domésticos na Rússia. Pensa-se que um terço das famílias tem um gato e um quinto tem um cão. Mas a maioria dos donos não pensa no problema do sangue doado para o animal até que com o seu amigo não aconteça uma desgraça. Infelizmente, mesmo em megapolis como Moscou, São Petersburgo e Ekaterinburgo os animais morrem durante operações cirúrgicas por uma causa muito banal: depois da operação extrema é preciso transfusão de sangue e este simplesmente não há.
Se na Rússia decorrem com tanto êxito os Dias do doador entre as pessoas, porque não organizar semelhante ação para os animais domésticos, consideraram no movimento “Voluntário Moscovita” e apresentaram a iniciativa no governo da capital. As autoridades apoiaram a ideia. Agora, organiza-se a iniciativa.
Não é tarefa simples, previne Anna Bakirova, chefe do serviço de doação de sangue dos animais domésticos do Laboratório Veterinário Independente Chance-Bio. É preciso que o doador seja completamente saudável:
"Há certas exigências. Os animais devem regularmente vacinar-se. A segunda exigência é o peso. Os cães doadores devem ter entre 40 e 45 kg e os gatos devem pesar pelo menos 5 kg. A categoria etária vai de um a oito anos. Deve-se recordar que existem grandes riscos tanto para os recetores, como para os doadores. Porque a colheita de sangue é um processo bastante difícil, tudo pode acontecer”.
Hoje, as clínicas veterinárias preferem trabalhar não com doadores esporádicos, mas criar ligações constantes com os animais. Estes animais têm um passaporte de saúde, a colheita de sangue torna-se para eles uma operação moral, trabalhar com eles é mais fácil e seguro, assinala Anna Bakirova:
"Há cães ou gatos de raça que vivem em grandes canis privados, entre 15 e 30 animais. Chegamos a acordo e trabalhamos com eles constantemente. Alí todos os animais são controlados. São sujeitos a consulta sempre que dão sangue. Se for necessário, apoiamo-los com meios terapêuticos”.
Mas essa quantidade de sangue doado é claramente insuficiente. Além disso, ele pode ser apenas obtido por dinheiro, o que nem sempre é acessível para os donos do paciente de quatro patas.
A ação pensada pelos voluntários moscovitas é de beneficência. Espera-se que os amantes não indiferentes de animais tragam os seus bicharocos para o Dia do Doador gratuitamente. Porém, saúda-se a participação de patrocinadores: produtores de comida para animais, de medicamentos ou acessórios.
Os organizadores esperam que o Dia do Doador de animais domésticos se torne regular em diferentes cidades da Rússia. E, no futuro, surgirá um banco único de sangue de animais, seguindo o exemplo dos que já funcionam com êxito nos EUA, Grã-Bretanha, Emiratos Árabes Unidos e noutros países.
fonte:http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_08_31/Em-Moscou-organiza-se-o-dia-do-doador-dos-animais-0417/

Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_08_31/Em-Moscou-organiza-se-o-dia-do-doador-dos-animais-0417/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão