segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Camelos são explorados em desfile de Natal no Reino Unido

(da Redação)
South Tyneside planeja usar três camelos em evento de Natal deste ano. (Foto: shieldgazette.com / Animal Welfare)
South Tyneside planeja usar três camelos em evento de Natal deste ano. (Foto: shieldgazette.com / Animal Welfare)
A ONG Animal Defenders International (ADI) está trabalhando para impedir que a cidade de South Tyneside (Reino Unido) ponha em ação o seu plano de continuar utilizando camelos no evento natalino que começou na sexta-feira (06). As informações são da Global Animal.
Segundo o site da prefeitura de South Tyneside, a procissão “Christmas Wonderland” terá a participação de três homens vestidos de reis magos montados em camelos.
A procissão já gerou controvérsia da mídia local e do Cruelty Free Christmas, um grupo que se opõe a performances usando animais durante o Natal e que está planejando um protesto durante o evento.
Jan Creamer, diretor executivo da ADI, disse que “camelos ficam facilmente estressados com multidões, transporte e ambientes desconhecidos, e isso compromete seu bem-estar. Quando irritados, esses animais se tornam perigosos e podem cometer agressividades, como levantar crianças do chão e machucá-las”.
“South Tyneside não é lugar para camelos e o desfile com esses animais na procissão não é aceitável em uma sociedade compassiva. Nós apelamos para que a prefeitura de South Tyneside cancele esse evento cruel”, completa Creamer.
Camelos são animais sociáveis que costumam viver em grandes rebanhos, e evoluíram para adaptar-se a viver em ambientes áridos. Especialistas nesses animais afirmam que eles podem se estressar por uma série de fatores sensoriais e psicológicos, e que eles não gostam de ambientes estranhos nem de serem transportados.
Mesmo cuidadores bem treinados podem ter dificuldade em perceber quando esses sensíveis animais estão estressados, doentes ou machucados.
A exploração de camelos em eventos levanta preocupações em grupos de ativistas e pessoas preocupadas com a segurança dos animais e com possíveis acidentes.
Animais silvestres explorados em eventos sofrem muitos dos mesmos problemas dos animais explorados em circos, que também são amplamente condenados pelo público.
Uma pesquisa realizada pelo Defra (Departament for Environment, Food and Rural Affairs) revelou o sentimento das pessoas quanto ao uso de animais selvagens para entretenimento humano, com praticamente todos os respondentes pedindo por uma proibição de tais performances. Há uma forte pressão popular pelo breve banimento total da exploração de animais em circos.
Assine a petição que apela para que a Prefeitura de South Tyneside não use mais camelos em seu evento de Natal.
fonte anda,jor

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    verdade na expressão