quarta-feira, 24 de outubro de 2012

NPO’s resgatam animais abandonados que seriam sacrificados em centros de saúde


Voluntários unem esforços para tratar cães e gatos e dar a eles uma nova chance de viver

/ Silvia Kikuchi/JPTV

No Japão são criados mais de 22 milhões de cães e gatos segundo a Associação de Fabricantes de Rações. Todos os anos, cerca de 200 mil são mortos nos centros de saúde abandonados pelos donos. Este seria o destino de mais animais se não fosse ação de voluntários como os da NPO Chibawan que trabalha no resgate deles.
“Como não temos um abrigo, cada voluntário se encarrega de cuidar de um deles. E de tempos em tempos realizamos eventos para apresentar eles aos futuros donos”, diz Mieko Yoshida, vice-diretora da NPO. Os eventos também servem para arrecadar fundos e recolher donativos para os animais. Os cães parecem retribuir o carinho e a chance de viver.
A NPO Chodoken Ikusei no Kai é outra que resgata animais abandonados para uma finalidade muito especial: ajudar deficientes auditivos. Os cães são treinados para avisar os donos quando alguém bate na porta, quando toca o despertador ou mesmo, o alarme de incêndio.
Fuku é o mais novo da turma. Ele foi resgatado de Fukushima junto com os irmãos. As voluntárias apostaram no potencial dele. “Era muito arteiro no começo, mas aprendia rápido”, conta a adestradora Sachiko Watanabe. A colega Wakana Arai diz que está feliz com o progresso dele e que a recompensa maior vai ser quando puder entregá-lo ao novo dono.
Animais não podem escolher seus donos nem reclamar como fazem os humanos, mas quando tem oportunidade são capazes de retribuir toda a gratidão para quem estende a mão a eles. Gratidão essa que pode ser constatada no olhar de cada um deles. Abandonados eles já não estão mais e aos poucos aprendem as novas tarefas. Eles serão os ouvidos de quem não ouve, diz a presidente da NPO Chodoken Ikusei no Kai, Haruko Matsuda, que é sustentada com doações de voluntários.
Difícil é acreditar que por capricho algumas pessoas abandonem seus animais. Felizmente nem tudo está perdido. Pelo menos enquanto houver voluntários como eles. E você? Quer um companheiro pra toda a vida? Não compre, adote um!
fonte:ipcdigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão