quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Chegou a hora de abolir os zoológicos

Por Bethania Malmberg (da Redação – Suécia)
Foto: Ulf Höijer
Em todo o mundo existem milhões de animais exóticos e domésticos em cativeiro. Eles vivem em caixas, jaulas, aquários e gaiolas. As vidas distantes de seus habitats naturais faz com que eles frequentemente apresentem sintomas de transtornos mentais graves. De acordo com um estudo realizado pela Born Free Foundation, cerca de 80 por cento dos animais que vivem em jardins zoológicos europeus sofrem da chamada “doença de zoológico”.
Um sinal típico de que o animal está sofrendo com a “doenca do zoológico” é que eles passam a exercer um tipo de comportamento com movimentos longos e repetitivos. Eles podem ir e voltar da mesma forma, bater a cabeça, lamber-se excessivamente ou morder as grades da jaula. Outro sintoma é que o animal machuca a si mesmo.
O zoológico é uma relíquia dos tempos coloniais, quando os comerciantes de escravos, filantropos, missionários e conquistadores do mundo tinham o continente africano a seus pés. Animais silvestres, aves, assim como os mamíferos, foram enviados para a Europa e para a América. Os animais que sobreviveram às viagens acabavam, quer como objetos exóticos em um parque real, como vítimas de objetos científicos sobre uma mesa de dissecação ou nos primeiros espaços menores zoológicos.
Alguns zoológicos de hoje possuem melhor padrão. Contudo, muitos problemas permanecem. Exemplos vivos e atuais disso são Öland e Zoo Park.
É aceitável que um animal selvagem esteja em cativeiro se o objetivo é o de reabilitar um indivíduo lesado ou para protegê-lo de algum perigo, como, por exemplo, um grande desastre ambiental ou guerra. Isto deveria ser visto como um último recurso e o animal deveria, o mais rapidamente possível, retornar à vida em liberdade.
No futuro, por conseguinte, os jardins zoológicos tradicionais deveriam desaparecer. É totalmente inaceitável que zoológicos com animais silvestres sejam criados para entreter pessoas, sem levar em conta a saúde e o comportamento natural dos mesmos.
Zoológicos costumam enfatizar que são importantes por haverem um valor educativo, mas a questão mais importante que deve ser respondida neste contexto é: será que a existência de zoológicos realmente contribui para que humanos desenvolvam respeito pelos animais? Ao contrário, alguém poderia pensar que os zoológicos ensinam principalmente que os animais foram feitos para o homem – e não fins em si mesmos.
A própria idéia de zoológico é, em suma, uma arrogância embutida.
As informações são do jornal sueco Aftonbladet.
fonte: anda


Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão