quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Leopardos estão sendo mortos na Índia

Por Patrícia Tai (da Redação)
Leopardos estão ameaçados de extinção devido à caça e à destruição do meio. Foto: AFP / BBC


Um relatório do World Wide Fund for Nature (Fundo Mundial para a Natureza) publicado no mês passado revelou que pelo menos quatro leopardos são mortos a cada semana na Índia, para extração de suas peles ou ossos. As informações são da Global Animal.
Os seres humanos já posaram recentemente como uma grande ameaça para esses animais em vias de extinção, ao esgotarem a abundância dos recursos florestais. Além dos habitats de leopardos terem sido destruídos, a população de suas presas também diminuiu, com a degradação das florestas. Sendo assim, os leopardos estão sofrendo em mais de um sentido nas mãos dos seres humanos.
Atualmente, essa espécie é considerada quase próxima à extinção e tem as suas populações declinando em vários países, de acordo com a lista vermelha de espécies ameaçadas da IUCN (International Union for Conservation of Nature). E as razões primárias disso são a caça e a destruição do habitat.
Autoridades informam que restaram aproximadamente 10 mil leopardos na Índia, embora este número seja apenas uma estimativa. Leopardos são procurados para comércio ilegal em países como a China, que utilizam seus ossos com propósitos supostamente medicinais. Outros países da Ásia geram demanda pelas peles dos leopardos.
Um artigo recente, chamado “Illuminating the Blind Spot: A Study on Illegal Trade in Leopard Parts in India” (Iluminando o ponto cego: Um estudo sobre o comércio ilegal de partes de leopardo na Índia”), calculou que cerca de 3 mil leopardos foram traficados na Índia durante a última década. Adicinalmente, nesses dez anos, o estudo revela que houve 420 apreensões de peles de leopardo, ossos e outras partes do animal em 209 localidades do país.
O artigo recomenda que a Índia tome a iniciativa de reforçar a proteção à vida selvagem, melhorando o seu conhecimento sobre leopardos e sobre a dinâmica deste comércio. Se o país não reconhecer que o comércio ilegal de animais que leva tantas vidas a cada semana, a população de leopardos tenderá a diminuir rapidamente.
Assine a petição para proibir a caça e matança desses grandes felinos.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão