sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Defensores dos animais mobilizam-se contra matança de gatos em festival gastronômico

Peru
Por Patrícia Tai (da Redação)
“Corrida de gatos”, promovida no Festival. Foto: AP


Na cidade de La Quebrada, em San Luis de Cañete (Peru), é realizado anualmente, no terceiro final de semana de setembro, um “Festival” em homenagem à Santa Efigênia. Conforme publicado recentemente na ANDA, no evento que é chamado “Curruñao”, gatos são mortos e sua carne é servida aos participantes da festa.
Algumas ONGs, principalmente a Animales Libres de Crueldad y Opresión (ALCO), têm feito protestos contra a continuidade desta barbárie. “Como é possível que em pleno Século XXI se cometa essa selvageria com a conivência de autoridades?”, assinala a ALCO em um comunicado, e diz considerar a matança algo “macabro, espantoso e selvagem”.
Os organizadores do evento responderam que respeitam os costumes culturais de outros países e por isso pedem respeito “à sua tradição e à defesa de sua multiculturalidade”.
Este “Festival” não só é aprovado e autorizado pelas autoridades locais e pelo Governo, mas também por muitos meios de comunicação e alguns políticos no Peru, que veem a morte e o consumo da carne deste animal como algo divertido e admissível.
Tradição cruel
A tradição de comer carne de gatos durante as celebrações de Santa Efigênia, Virgem que foi trazida no Século XVII pelos espanhóis a La Quebrada para que os escravos negros a venerassem e se tornou a padroeira da cidade, já é conhecida por turistas nacionais e estrangeiros. Conta-se que os primeiros escravos negros a se estabelecerem na região se alimentavam de gatos.
Devido à tradição, o evento já é conhecido como “Festival Gastronômico do Gato”. Os animais são sacrificados e, depois, são preparados pratos com sua carne com temperos típicos. “À milanesa”, “torresmo”, “grelhados”, “ao forno com legumes e azeite de oliva”, “à parrilla”, são alguns dos “pratos” servidos no Festival, de acordo com os sites Peru21 e Taringa.net.
Os organizadores da festa afirmam que os felinos são criados especialmente para serem mortos e consumidos nessa festa. Segundo o Peru21, são criados “com muito amor e carinho, por moradores cujas casas se convertem em restaurantes”.
As informações que se tem sobre o evento são as divulgadas pela mídia local, e muitos fatos dos bastidores não são acessíveis. Não se sabe, por exemplo de que forma os gatos são sacrificados. Emvídeo publicado pela tvuol, é dito que os gatos “são afogados, fritos e comidos”, trazendo a informação de que eles – ou alguns deles – supostamente sejam mortos por afogamento.
Estima-se que 70 gatos tenham sido mortos no evento deste ano, segundo o Taringa.net. Dada a multidão que se vê nos vídeos, pode-se imaginar que este número seja subestimado.
Além do sacrifício dos animais para alimentação humana, muitos gatos também são submetidos a uma “corrida”, sobre a qual também não se tem muita informação por parte do noticiário local peruano porém, pela foto publicada nesta matéria e que circula pela mídia, percebe-se que se trata de algo cruel e degradante. Gatos são animais reservados e não se sabe de práticas de corrida de gatos pelo mundo, o que leva a imaginar o teor de estupidez de tal exibição. Talvez a corrida à qual são forçados a realizar preceda a morte dos mesmos.
O “Festival” é ilegal, porque contraria a Lei de Proteção aos Animais no Peru (Lei Nº 27265). No entanto, a prática parece remontar à Idade da Pedra, e nesse caso a Lei é visivelmente desrespeitada inclusive pelas autoridades.
Além da morte dos gatos para alimentação humana ser algo repugnante, o consumo ainda traz riscos à própria saúde dos humanos, pois alguns gatos caçam ratos e a ingestão de sua carne pode transmitir toxoplasmose.
Veja o vídeo:, clicando aqui.
Mobilização
Você pode ajudar a manifestar indignação e pedir que essa crueldade não se repita no próximo ano:
1) Assine as petições:
https://www.change.org/es/peticiones/alcadesa-de-san-luis-de-cañete-perú-prohíba-el-consumo-
2) Mande e-mails de repúdio às autoridades de San Luis de Cañete:
Ministro do Meio Ambiente Manuel Gerardo Pedro Pulgar Vidal e equipe:
mpulgarvidal@minam.gob.pe,mcastrosm@minam.gob.pe, rtaboada@minam.gob.pe, jguzman@minam.gob.pe
Ministra da Saúde Midori De Habich Rospigliosi – mdehabich@minsa.gob.pe, ou cbarbieri@minsa.gob.pe
3) Procure o e-mail do Consulado do Peru em seu país e mande uma mensagem
4) Visite o site da ONG ALCO, onde há um modelo de carta em espanhol que cita a Lei de Proteção aos Animais do Peru, a ser endereçada às autoridades e pode ser copiada e enviada por e-mail:
5) Mande uma mensagem à Presidente da Câmara Municipal de San Luis de Cañete pelo Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão