sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Dono de pet shop é preso por maus-tratos de animais em Uberaba

                              Animais eram mantidos em canil irregular (Foto: Arquivo/ Polícia Militar de Meio ambiente)


O dono de um pet shop em Uberaba, no Triângulo Mineiro, foi preso suspeito de maus-tratos animais,na tarde desta quarta-feira (24). Após denúncia, a Polícia de Meio Ambiente chegou até uma chácara há 20 quilômetros da cidade, que funcionaria como canil. No local foram encontrados cerca de 36 cães de diversas raças, presos em gaiolas. Dois deles, em estado grave, foram encaminhados para o Hospital Veterinário de Uberaba (HVU), onde devem passar por um longo processo de recuperação.
O policial militar da Companhia de Meio Ambiente, Rivaldo Luciano de Oliveira, recebeu a denúncia. Ele tirou fotos que mostram o local onde cães eram mantidos em gaiolas, para a reprodução em um canil irregular. Os animais eram vendidos em um pet shop no principal shopping da cidade “Nós fizemos uma operação de fiscalização e verificação para ver se os fatos realmente constavam. Chegando ao local verificamos, durante a abordagem, que 36 cães se encontravam em situações de maus-tratos, conforme laudo médico”, ressaltou.

Segundo o policial, a pior situação era de uma fêmea da raça Yorkshire. “Já não é de hoje que esse cão está nessa situação de doença. Há mais de três meses o caseiro está trabalhando para esse proprietário no local e esse cão está doente. O tratamento dele vem sendo feito por meio de óleo queimado, eles não levaram o cão para o tratamento veterinário”, contou.
Animais eram vendidos em pet shop em shopping da cidade (Foto: Arquivo/ Polícia Militar de Meio Ambiente)Animais eram vendidos em pet shop 
(Foto: Arquivo/ Polícia Militar de Meio Ambiente)
A cadela e outra fêmea, que estava com o rabo machucado, se recuperam no Hospital Veterinário de Uberaba. “Elas chegaram com um quadro bastante avançado de dermatite generalizada e uma delas aparentemente com quadro de desnutrição. Em um primeiro exame clínico minucioso que nós fizemos, observamos essas lesões de pele”, destacou o médico veterinário, Rodrigo Rezende.
As duas apresentam boas respostas aos medicamentos, mas segundo o veterinário, o tratamento deve ser longo. “Provavelmente esses animais devem ficar em tratamento em torno de 40 dias”, afirmou.
Cadela da raça Yorkshire foi encaminhada para Hospital Veterinário (Foto: Arquivo/ Polícia Militar de Meio Ambiente)Cadela da raça Yorkshire foi encaminhada para
tratamento (Foto: Arquivo/ PM)
Os animais internados estão sob tutela da Policia de Meio Ambiente e o destino deles só será definido quando tiverem alta. Os outros 34 cães continuam na chácara, na responsabilidade do proprietário. Ele foi preso em flagrante, mas liberado após prestar depoimento. A Policia Civil abriu inquérito e agora o empresário deve responder pelo crime de maus-tratos.

Segundo a assessoria de imprensa do shopping, o pet shop onde eram vendidos os animais foi fechado no dia 10 de outubro.
fonte:g1.globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão