segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Festival em São Caetano do Sul (SP) traz culinária vegana



Patê de tofu com tomate seco acompanhado de grissinis integrais do Quiosque Cheiro Di Mato. Foto: Divulgação
Encontrar uma opção vegetariana no ABC Paulista é como procurar agulha no palheiro. Escassos na região, os restaurantes quase sempre estão lotados e não conseguem dar conta da demanda de adeptos da culinária vegetariana e vegana.
A segunda edição do Festival Vegano do ABC, no próximo dia 28, na Estação Jovem, em São Caetano do Sul (SP), busca ampliar a cultura vegana e vegetariana entre a população. “Queremos descentralizar a informação sempre restrita à Capital”, diz Daniel Duran, organizador do evento. “No ABC falta a proximidade humana que o festival propõe: colocar o público em contato com a cultura”, explica.
Com entrada gratuita, a expectativa é atrair público diversificado, como na edição passada. Duran cita simpatizantes, quem gosta de alimentação saudável, quem tem alergias ou restrições alimentares, curiosos e vegetarianos. “Na segunda edição dobramos as atividades de palestras, oficinas culinárias e divulgação”, afirma Duran, que espera receber mais de 2 mil pessoas.
Praça de alimentação
O festival vem, ainda, com mostras de filmes e praça de alimentação vegetariana e vegana com 14 opções de pratos. Restaurantes como Las Vegans, Cheiro Di Mato, Veg Vida, Chicano Vegano e Veg Mamute servirão opções especialmente preparadas, como feijoada, tacos, hambúrgueres, salgados, yakissoba, pizzas, pães e doces.
Um dos pratos mais esperados é a feijoada vegana, do Quiosque Cheiro Di Mato. Servida em cumbuca de barro, a iguaria foi baseada na tradicional feijoada, servida com carne de porco. “Tentamos reproduzi-la o mais próximo possível da tradicional. A maior dificuldade é achar a textura de ingredientes como a carne”, diz Junior Radsi, proprietário do restaurante. “Recentemente fizemos degustações e nos perguntaram se realmente não estavam comendo carne; na verdade era soja”, conta.
II Festival Vegano
Estação Jovem – Rua Serafim Constantino, s/n – Bairro de São Caetano, São Caetano do Sul/SP – 12h às 18h – Entrada gratuita
Programação completa: www.festivalvegano.com
Quisque Cheiro Di Mato
Av. Presidente Kennedy, 1895, Bairro de São Caetano, São Caetano do Sul/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão