segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Homem é detido por caça de jacaré-de-papo-amarelo em MS


Jacaré da espécie papo-amarelho e pescado (Foto: Divulgação/PMA)
Um homem de 25 anos foi preso por caça depois de ser flagrado por policiais militares ambientais quando transportava um jacaré da espécie caiman latirostris, popularmente conhecido como jacaré-de-papo-amarelo. O animal caçado estava embaixo do banco da motocicleta que ele conduzia.O flagrante aconteceu na noite de domingo (21), em Brasilândia, a 399 km de Campo Grande.
Segundo a PMA, o homem também transportava 1,2 kg de pescado das espécies tilápia, cará, jejum e piranha, mas todos os peixes estavam dentro das medidas mínimas exigidas por lei.
Questionado sobre a origem do jacaré, o homem informou aos policiais que que estava pescado em um riacho na área rural do município quando fisgou o animal sem querer. Ele ainda disse que, para retirar o anzol, acabou matando o jacaré com um tiro, mesmo sabendo que é proibida a caça deste animal. Ele disse à PMA que só pegou o animal pois já estava morto.
O homem foi encaminhado à Polícia Civil de Cassilândia, sendo autuado pelos crimes de caça e pesca. Se condenado, poderá cumprir pena de seis meses a um ano de detenção por caçar animal silvestre e de um a três anos pela prática de pesca.
O homem foi multado em R$ 500,00 pela morte do animal silvestre e de R$ 540,00 pela pesca sem autorização do órgão ambiental competente.
De acordo com a Polícia Civil, ele não tinha carteira de pesca que autorizasse o transporte do pescado, apesar de respeitar as medidas permitidas por lei. Além do jacaré e do pescado, a motocicleta e os utensílios de pesca também foram apreendidos e encaminhados à delegacia.
Fonte: G1

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    verdade na expressão