quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Veterinária cria prótese e evita que cavalo seja sacrificado, em Goiás


 Cavalinho 'Pelo Menos' ganhou uma prótese para a pata (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)


Cavalinho 'Pelo Menos' ganhou uma prótese para a pata (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
Uma veterinária de Rio Verde, no sudoeste de Goiás, criou uma prótese adaptada para colocar na pata de um cavalo, que teria o membro amputado devido a um ferimento profundo que não cicatrizava.
O potrinho tem apenas sete meses de vida e foi doado para a veterinária Isabela Seraphim Araújo, especialista em equinos. Segundo ela, em um primeiro momento, a saída foi a amputação. A veterinária conta que, em casos como esse, o animal teria de ser sacrificado. No entanto, ela conseguiu mantê-lo vivo ao criar uma espécie de prótese.
“Nós fizemos a prótese como uma espécie de gesso sintético, duro, que pode molhar. Então, eu fiz uma cuia de inox, encaixei nesse gesso e passei outro por cima”, explica a veterinária.
Batizado de ‘Pelo Menos’
O cavalo ganhou não só uma prótese, mas também um nome bem sugestivo: “Pelo Menos”. E, brincando, a tutora explica o motivo de tê-lo batizado assim: “Pelo menos, ele está vivo. Pelo menos, ele anda. Foi por isso que nós inventamos esse nome”.
Mas até que o potrinho atinja a idade adulta, Isabela tem um longo desafio pela frente. Criar novas próteses que se encaixem durante a fase de crescimento do animal.
Por enquanto, o cavalinho ‘Pelo Menos’ tem uma vida só de sombra e água fresca. Ele ganha carinhos quase 24 horas por dia.
Assista ao vídeo da reportagem no G1.
http://g1.globo.com/goias/noticia/2012/08/veterinaria-cria-protese-e-evita-que-cavalo-seja-sacrificado-em-goias.html
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão