quinta-feira, 30 de agosto de 2012

TV aberta volta a exibir touradas na Espanha após 6 anos

Foto: Yahoo News
Ativistas de direitos animais revoltaram-se com a notícia de que as touradas voltarão a ser exibidas na TV aberta da Espanha em setembro, pela primeira vez em seis anos. As informações são do Huffington Post.
O canal estadual RTVE disse que irá apresentar um festival de touradas da cidade de Valladolid no dia 5 de setembro, levando ao ar famosos matadores como “El Juli” (Julian Lopez Escobar) e Jose Maria Manzanares.
“A TV espanhola acredita que um festival desta qualidade deve ser acessível a todos os fãs espanhóis”, disse o canal à Imprensa.
Os canais de TV aberta havia suspendido as transmissões de touradas em 2006, culpando o alto preço pelos direitos de transmissão e um público cada vez menor para o espetáculo na Espanha.
Mas a emissora decidiu mostrar a luta depois que todos os envolvidos, incluindo o rancho e os toureiros, concordaram em renunciar a cobrança de taxas à TV.
Será a primeira “breve mas simbólica” série de festivais de touradas mostrados na televisão pública, diz a rede.
“É claramente um passo atrás para o bem-estar animal e para a defesa dos animais neste país”, disse Silvia Barquero, porta-voz do grupo político de defesa animal PACMA.
“Nós achamos completamente inapropriado para a TV espanhola estar voltando a exibir touradas depois de tanto tempo que havia parado”, disse ela.
Silvia lamenta que o programa será veiculado às 6 horas da tarde, quando muitas crianças estão assistindo à TV. O código de conduta da RTVE previa, inicialmente, que touradas continham cenas de violência e que não deveriam ser exibidas neste horário. Mas a chegada ao poder de um partido conservador em dezembro mudou as regras.
“Agora os pais terão que decidir se assistir às touradas pela TV é prejudicial ou não às crianças”, comenta Silvia.
As touradas estão em declínio há anos na Espanha, e uma pesquisa de 2010 pelo jornal El Pais mostrou que 60 por cento dos respondentes opunham-se à prática.
Barcelona realizou a sua última tourada em setembro do ano passado, após a região da Catalunha ter proibido as touradas, tornando-se a segunda região espanhola a fazê-lo depois das Ilhas Canárias. O prefeito da cidade de San Sebastian, na região norte, também anunciou nesta semana que não pretende assinar contratos com os organizadores de touradas para 2013. Mas muitas regiões da Espanha ainda mantêm a prática cruel, e que ainda é apoiada pela parte conservadora do Governo.
A RTVE está envolvida em um contexto político tenso, sendo que seu diretor nomeado em junho, Leopoldo González-Echenique, era um alto funcionário do governo do Partido Popular de José Maria Aznar.
Gonzalez-Echenique nomeou uma série de figuras conservadoras para cargos de gerência na RTVE desde que assumiu o cargo, colocando como chefe Julio Somoano, que é amigo de Aznar.
A RTVE tem cinco canais de televisão, cinco emissoras de rádio e 6.400 funcionários.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão