sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Crise na Europa agrava abandono de animais

Foto: Reprodução/La Voz Digital
Por Ligia Cunha (da Redação)

A Prefeitura de Puerto Real, na Espanha, aderiu à mensagem de organizações de proteção aos animais sobre a necessidade da conscientização da sociedade em relação ao respeito aos animais domésticos. O apelo se deve em grande parte ao aumento dos animais abandonados, que passam a perambular pelas ruas sem nenhum tipo de controle. Esse fato pode estar aliado à crise, pois muitas famílias que tutelam animais acabam por abandoná-los sob a justificativa da precária situação econômica. As informações são do jornal espanhol La Voz Digital.
Diante desses fatos, as associações e abrigos que resgatam os animais abandonados estão saturados. Por esse motivo,  organizações têm buscado e encontrado o apoio da Prefeitura, pelas mãos da vice-prefeita da Assistência Social, Florez Domínguez, para lançar uma campanha de incentivo às adoções responsáveis, oferecendo aos adotantes a possibilidade de participar de um curso gratuito de guarda responsável e comportamento animal, que terá um mês de duração com a intenção de harmonizar a convivência entre pessoas e animais.
Com essa iniciativa, os adotantes aprenderão a ajudar seus tutelados em sua adaptação ao novo lar, corrigindo problemas de conduta e premiando os comportamentos adequados, fazendo assim com que os problemas de convivência sejam minimizados.
As organizações enfatizam que nos últimos dias têm sido resgatado um grande número de cães e gatos abandonados nas ruas de Puerto Real e que eles estão à espera de um lar no canil mantido pela mesma.
A responsável municipal de saúde, Rafaela Castillo, revelou que “no momento de adoção de um animal seria interessante ir a um abrigo, não apenas porque estamos adotando um animal, mas também porque deixamos um lugar nesse abrigo para que mais animais possam ser retirados das ruas.”.
Enfatizamos que adotar um animal não deve ser um capricho e que antes de tudo deve-se avaliar se estamos prontos para atender as necessidades que qualquer ser vivo requer.
“Os animais precisam de nossa disponibilidade de tempo e cuidados sanitários que têm custos, sem esquecer de que precisam de espaço adequado. Resumindo: precisam de tutores responsáveis “, declara Rafaela Castillo.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão