quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Dar antibióticos para animais pode tornar salames perigosos


 
O uso de antibióticos na agropecuária é comum. Os produtores usam os remédios para ajudar no crescimento dos animais, além de tratar doenças. Contudo, o excesso faz com que a substância acabe na carne consumida e, por isso, órgãos reguladores costumam impor limites ao uso desse tipo de medicamento. Agora, um estudo das universidades de Copenhagen, na Dinamarca, e College Cork, Irlanda, indica que, mesmo dentro dos limites, os antibióticos podem levar a riscos no consumo de embutidos, como salames. O estudo foi divulgado no jornal especializado mBio, da Sociedade Americana de Microbiologia.
Os produtores de embutidos costumam incluir na carne bactérias que produzem ácido lático para controlar o processo de fermentação e, assim, o produto final é ácido o suficiente para matar patógenos. Contudo, ao dar antibióticos a animais, estas substâncias podem persistir na carne - mesmo em pequenas quantidades - e matar as bactérias produtoras de ácido lático e, assim, permitir que os micro-organismos perigosos aos humanos se reproduzam.
Os pesquisadores da Dinamarca e da Irlanda mostram que, mesmo dentro dos padrões dos Estados Unidos e da União Europeia, o uso dessas substâncias impedem a fermentação que mata bactérias perigosas como E. coli - mortífera em alguns casos - e Salmonella.
"Em pequenas concentrações e níveis regulatórios definidos pelas autoridades, nós vemos que a bactéria do ácido lático é mais suscetível aos antibióticos que os patógenos", diz Hanne Ingmer, da Universidade de Copenhagen. "Então, basicamente, nós podemos ter uma situação em que os antibióticos residuais na carne podem prevenir ou reduzir a fermentação pelas bactérias do ácido láctico, mas estas concentrações não afetam a sobrevivência ou até mesmo a multiplicação de patógenos."
Em laboratório, os pesquisadores adicionaram dois tipos de antibiótico à carne com bactéria produtoras de ácido lático e também os patógenos Escherichia coli O157:H7 e Salmonella enterica. Segundo os pesquisadores, diferentes culturas iniciais das bactérias do ácido eram afetadas pelos medicamentos e não fizeram a fermentação devidamente. Isso poderia explicar porque, em raros casos, pessoas ficam doentes ao comer embutidos.
Apesar do resultado do experimento ser alarmante, Ingmer afirma que é importante conduzir novos estudos em instalações industriais para obter dados mais apurados. Fabricantes com bons sistemas de qualidade podem notar problemas de fermentação, por exemplo, e prevenir problemas em grande escala. Por outro lado, nem todos os produtos são testados antes da venda.
Para evitar o problema, o pesquisador sugere duas possibilidades. Incrementar a sobrevivência e a atividade das bactérias produtoras de ácido lático para que elas tolerem os antibióticos. Mas, a solução ideal seria acabar com o uso desse tipo de medicamento nesse setor: "A solução óbvia é eliminar o uso de antibióticos ao tratar animais contra doenças". A União Europeia já baniu o uso desses remédios para promover o crescimento dos animais, mas nos Estados Unidos o uso ainda é comum.

 Fonte: noticias.terra


Comentário

 Parem de comer a carne dos animais por muitos e muitos motivos. Os animais náo precisam ser sacrificados em laboratórios por casa de doenças fabricadas pela ignorância dos hmanos
Alber

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão