quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ONG de Londrina (PR) retoma as atividades de projeto de conscientização

No dia 27 de agosto a SOS Vida Animal deu início as atividades do Projeto Vira Latas de Raça, através do qual a ONG lança anualmente um calendário e uma mostra fotográfica com objetivo de propor a discussão de questões importantes como maus-tratos, castração, guarda responsável, entre outros pontos fundamentais para nortear uma educação que priorize a proteção e o respeito aos animais.
Como nas edições anteriores, a sessão fotográfica aconteceu no estúdio do Caximbo e as fotos do calendário foram feitas pelo fotógrafo Bernardo Sardi, que participa do projeto desde 2010. Além da conscientização, o projeto tem como objetivo aumentar a arrecadação da ONG, que direciona o valor das vendas para atendimentos e castrações de animais abandonados em situação de risco nas ruas de Londrina.
A SOS Vida Animal presta assistência a animais há 23 anos, além da assistência, atua pró-ativamente na criação e incentivo de ações que fomentem a conscientização e educação da população. Atua de forma autônoma e sem auxílio de verba pública, mantendo suas atividades através de doações e da realização de ações que contam também com a iniciativa privada, como o Projeto Vira Latas de Raça e a Campanha Aprendendo com os animais, tema do calendário de 2012. A venda de calendários da ONG acontece desde 2010, é realizada através de pontos de venda e do site da SOS.
Foto: Ana Ventura
Venda de Calendários e ações da SOS Vida Animal
Calendário 2010
Projeto Vira Latas de Raça
Tema: Abandono
Ações SOS Vida Animal em 2010
De acordo com dados da ONG, com a venda e divulgação dos calendários em todo o Brasil, mais de 250 animais (cães e gatos) foram atendidos e castrados na cidade de Londrina em 2010. Além do trabalho de castração, imprescindível para controlar o aumento excessivo da população de animais nas ruas, foram realizadas doações de casinhas e sacos de ração a famílias carentes.
Calendário 2011
Projeto Vira Latas de Raça
Tema: Envelhecimento saudável dos animais
Ações SOS Vida Animal em 2011.
Em 2011 foram realizados cerca de 700 atendimentos e 600 castrações. Além dos resgates de animais a SOS realizou 15 feiras, nas quais 450 animais foram doados, e distribuiu entre lares provisórios e famílias carentes aproximadamente 12 toneladas de ração para cães e 2 toneladas para gatos, medicamentos, produtos de limpeza e higiene, casinhas, cobertores e toalhas.
Calendário 2012
Campanha aprendendo com os animais
Tema: Os animais ensinam é só observar
Em 2012, o calendário anual da ONG foi integrado a outro projeto da SOS Vida Animal, a campanha “Aprendendo com os animais” que trouxe uma proposta mais educativa e direcionada ao público infantil. Diferente dos anos anteriores, o calendário não trouxe fotos de cães e gatos e sim ilustrações de animais. Com o slogan “Os animais ensinam, é só observar” o material teve caráter bastante didático. A campanha foi direcionada ao público infantil em idade escolar, para aproximar-se do público os desenhos ganharam nomes e os animais foram transformados em personagens. Cada imagem foi acompanhada por textos pequenos, com linguagem adequada para facilitar a compreensão da mensagem, além disso, cada uma das figuras ganhou uma versão em preto e branco para colorir. Um apanhado de detalhes planejados com objetivo de deixar o material atrativo e interativo o suficiente para conquistar a atenção das crianças
Ações SOS Vida Animal em 2012
De acordo com dados da ONG ate agosto de 2012 foram realizados cerca de 800 atendimentos e 480 castrações, 10 feiras, nas quais 450 animais foram doados. Além disso, a SOS mantem sua distribuição de ração para cães e gatos, medicamentos, produtos de limpeza e higiene, casinhas, cobertores e toalhas para lares provisórios.
Calendário 2013
Projeto Vira Latas de Raça
Tema: Animais especiais
Para 2013 a ONG resgata o Projeto Vira latas de Raça que terá como tema os animais especiais, cerca de20 animais foram listados para participar do projeto e os selecionados terão suas histórias de superação contadas em mais uma edição do calendário. O calendário de 2013 teve como inspiração a capacidade de adaptação e vontade de viver dos animais com deficiência, que permanecem doces mesmo quando a vida os trata de forma dura.
Ainda não há previsão de tiragem.
Previsão de lançamento: Dezembro de 2012.
Sobre a SOS Vida Animal
A S.O.S Vida Animal é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada em Londrina em 1989, que atua pró-ativamente na proteção dos direitos dos animais. O trabalho da S.O.S está dividido em quatro campos de atuação: socorro a animais abandonados e encaminhamento a lares definitivos, atendimento e orientação às denúncias de maus tratos, castração e incentivo a posse responsável.
A S.O.S Vida Animal não é um órgão municipal encarregado de recolher os animais de rua e não recebe verbas de nenhum órgão público para realizar seu trabalho. Seu objetivo também não é dar atendimento veterinário a animais que tenham dono: a assistência é exclusivamente para animais abandonados.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão