De acordo com a Resolução do CRMV/SP, os serviços médicos veterinários móveis são unidades veiculares ou de tração veicular destinadas ao atendimento de cães e gatos para consultas, tratamentos clínicos e/ou cirúrgicos exclusivamente através de ações programáticas ou de caráter emergencial vinculadas a instituições públicas.
De acordo com o Deputado Ricardo Izar, o investimento em saúde pública no controle populacional de cães e gatos e combate à zoonoses proporciona economia no tratamento da saúde das pessoas.
“Cuidar dos animais é questão de saúde pública. A população passa por diversos problemas causados por cães e gatos que vivem nas ruas, devido a procriação desenfreada, à alimentação retirada das latas de lixos e à transmissão de doenças a outros animais e pessoas. É fundamental uma política governamental voltada aos animais, tendo o combate às zoonoses e o controle populacional rigoroso e sistemático como primeira condição. Para cada R$ 1,00 investido no controle populacional, no combate a zoonoses, no tratamento de doenças e em campanhas de esterilização, entre outros, R$ 27,00 deixam de ser gastos com o tratamento em humanos.
E os serviços médicos veterinários móveis são fundamentais em uma cidade como São Paulo, para atender principalmente os animais das pessoas que vivem nas periferias e que muitas vezes não conseguem levar seus animais a uma clinica”
O Presidente do Conselho de Medicina Veterinária do estado de São Paulo, Dr. Francisco Cavalcanti, esteve presente na reunião e reforçou sobre a necessidade de uma cidade como São Paulo, possuir estas unidades móveis principalmente para o atendimento dos animais que vivem nas periferias.
“Com os serviços médicos veterinários móveis poderemos levar o atendimento clinico e cirúrgico para muitas regiões da cidade e assim evitaremos o risco da transmissão de alguma enfermidade de um local onde exista maior ocorrência para outro ponto da cidade. Além do atendimento clínico e cirúrgico gratuíto, os serviços médico veterinários móveis realizarão um trabalho educativo com a população sobre guarda responsável e bem-estar dos animais.”
Participaram também da reunião o senhor Ivan Cáceres, assessor parlamentar da Secretaria Municipal da Saúde e as médicas veterinária Dra. Simone Zahary, da coordenadoria especial para animais domésticos da prefeitura de São Paulo e Dra. Fernanda Beda, presidente da Comissão de Políticas Públicas do Conselho de Medicina Veterinária de São Paulo.
Fonte: Ricardo Izar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
verdade na expressão