quinta-feira, 30 de agosto de 2012

“Artista” suíço pinta pombos em praça pública

Crueldade travestida de arte


Por Robson Fernando de Souza (da Redação)

Pombo pintado por máquina usada por Julian Charrière. Foto: Tony Gentile/Reuters

Um artista suíço foi à Itália e, achando que os pombos da Praça São Marcos, em Veneza, eram de sua propriedade, pintou-os de cores variadas. O autor da “obra de arte” foi Julian Charrière, e sua realização foi intitulada “Some pigeons are more equal than others” – em português, “Alguns pombos são mais iguais que outros”.
Ele capturou os pombos com uma máquina que servia ao mesmo tempo como armadilha e como “tinturaria” de animais. A máquina os aprisionava, os rolava numa esteira e os tingia com cores variadas, com cada pombo sendo colorido com uma tinta diferente.

Pombo pintado pelo "artista". Foto: Tony Gentile/Reuters
Aparentemente, pela falta de relatos, os pombos não sofreram mal-estar com a tinta que foi impregnada em suas penas, mas a ação de Julian Charrière foi de mau gosto e tratou os pombos da praça como se fossem objetos sobre sua propriedade e arrogou sobre eles o poder de manipular seus corpos pintando-os. Se isso tivesse sido feito jogando tinta em pessoas na rua ou, como no caso, prendendo-as em armadilhas e borrifando-lhes tinta dentro de uma máquina contra a sua vontade, teria sido um escândalo mundial.
Esse tipo de “arte” não merece a admiração de ninguém.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão