sexta-feira, 6 de julho de 2012

Exposição revela mistérios da percepção visual dos animais

A imagem contrasta o modo como o olho humano vê uma pena de pavão e o modo como o pavão a enxerga

Foto: Tom Pike/BBC Brasil


Uma exibição da Universidade de Lincoln, na Grã-Bretanha, explica a evolução e a diversidade da coloração animal - inclusive colorações invisíveis aos olhos do ser humano que podem ser vistas apenas pelos bichos e servem como forma de comunicação
Uma exibição da Universidade de Lincoln, na Grã-Bretanha, explica a evolução e a diversidade da coloração animal - inclusive colorações invisíveis aos olhos do ser humano que podem ser vistas apenas pelos bichos e servem como forma de comunicação.
"Nós confiamos demais na nossa visão cotidiana sobre as cores e tendemos a acreditar que elas representam o limite do mundo visual. Mas a capacidade de visão dos animais e a percepção de mundo que ela possibilita difere completamente da nossa", afirmou o pesquisador Tom Pike, da Universidade de Lincoln.
Porém, alguns animais enxergam mais cores que outros. As aves, por exemplo, possuem quatro tipos de fotoreceptores e conseguem enxergar até luz ultravioleta. Os cães têm apenas dois tipos e enxergam praticamente em preto e branco.
As imagens produzidas pelos pesquisadores ilustram as diferenças entre esses tipos de visão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão