sexta-feira, 6 de julho de 2012

Após Eurocopa, ursos embriagados da Ucrânia serão enviados para reabilitação


Foto: Reprodução/La Stampa
Não são apenas os cães que sofrem abusos na Ucrânia. Os ursos também. Eles são capturados, presos, maltratados e ridicularizados. São os chamados “vodka bears”, os ursos da vodka. Mas depois dos escândalos envolvendo os cães durante a Eurocopa, o país tenta limpar a consciência enviando para reabilitação estes animais, obrigados a beber álcool em restaurantes e a tropeçar sem equilíbrio como forma de entreter os clientes. As informações são do site Greenme.
Se na China a bile destes animais é utilizada na medicina tradicional, a antiga prática de usar os ursos como fenômeno de diversão, em voga desde os tempos do Império Russo, do qual a Ucrânia fazia parte, infelizmente ainda sobrevive em alguns países da Europa ocidental.
Mesmo que obrigá-los a consumir álcool seja proibido por lei, cerca de cem ursos, segundo as estimativas, estão ainda em cativeiro, como demonstram as imagens dos animais bêbados nos restaurantes, hotéis ou pelas ruas.
Há um ano, o ministro do Meio Ambiente, Mykola Zlochevsky, prometeu que liberaria todos os animais. “Por quanto tempo vamos tolerar a tortura dos animais em restaurantes, onde os clientes dão vodka para aos ursos apenas para se divertirem?”, questionou à época. Mas esta é uma pergunta realmente retórica, visto que precisou chegar a imprensa internacional e os torcedores para que algo fosse feito pelos animais.
Os primeiros quatro afortunados, Rosa, Potap, Mashenka e Yura, foram levados ao Parque Nacional de Synevir, entre as montanhas dos Cárpatos, onde serão preparados para a reintrodução no ambiente natural deles. Mas antes de tudo, é preciso desintoxicá-los e por fim à dependência.
Zlochevsky promete: todos os ursos serão liberados. Assim se lava a consciência da Ucrânia, por uma questão de imagem e não de respeito aos animais.
“A Ucrânia completou um passo importante, mas a estrada a ser percorrida é ainda muito longa”, comentou Amir Khalil, diretor do setor de desenvolvimento da Four Paws, grupo internacional em defesa dos animais.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão