quarta-feira, 4 de julho de 2012

Briga entre bombeiros do DF e GO deixa vaca por 11 horas dentro de cisterna


Vaca que caiu em cisterna e esperou 11 horas para ser resgatada, em cidade do Entorno do Distrito Federal (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)
Uma vaca foi resgatada, na tarde desta terça-feira (3), de dentro de uma cisterna depois de esperar cerca de 11 horas por socorro em uma chácara em Taboquinha, núcleo rural de Padre Bernardo, município goiano a cerca de 40 quilômetros de Brasília. O tutor do animal, Antônio Alexandre Neto, de 68 anos, teve que contar com a ajuda de vizinhos para retirar a novilha, de 9 meses, de dentro do buraco de cerca de 4,5 metros de profundidade.
Antônio Neto disse que decidiu resgatar o animal, batizado de “Banheira”, por conta própria depois de ligar mais de 15 vezes para o quartel do Corpo de Bombeiros de Brazlândia, no DF.
“Fiz a primeira ligação por volta das duas horas da manhã, quando ouvi a vaca gritando no quintal. Mas todas as vezes que eu ligava para pedir ajuda, falavam que não tinham condições de deslocar uma viatura para fazer o resgate, uma vez que a chácara ficava a mais de 20 quilômetros do DF, e que eu teria que ligar para o bombeiro de Goiás. Mas confesso que nem sei qual cidade do Goiás que tem bombeiro aqui por perto”, disse o chacareiro.
O subtenente do Corpo de Bombeiros de Brazlândia, Washington Romão, informou que o atendimento deveria ter sido feito pela corporação de Goiás. “Não temos condição de fazer resgate, uma vez que o local do incidente ultrapassa 20 quilômetros do perímetro da nossa cidade, ou seja, já é em um município goiano. A gente geralmente se desdobra para fazer algum atendimento naquela região quando se refere a alguma vítima humana emergencial”, contou.
Cisterna onde vaca caiu e passou 11 horas à espera de resgate, no Entorno do DF (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)
O subtenente Romão informou ao G1 que as unidades que deveriam ter auxiliado no resgate da vaca seriam das cidades goianas de Pirenópolis ou de Valparaíso de Goiás.
O major Claison Alencar, da assessoria do Corpo de Bombeiros de Goiás, informou que ocorreu um ruído na comunicação durante a ocorrência. O militar explicou que a região de Padre Bernardo é atendida pelo quartel do município de Niquelândia, mas, em razão da distância, a unidade de Planaltina de Goiás foi fazer o atendimento.
“É fato que a região de Padre Bernardo é atendida pelo Corpo de Bombeiro de Goiás. Mas os bombeiros de Planaltina de Goiás só tiveram condições de ir realizar o socorro do animal por volta das 13h20. Quando chegaram ao local, o animal já tinha sido retirado da cisterna. Infelizmente, essa foi uma situação atípica, em que ocorreu um desencontro de informações por parte das unidades”, enfatizou Alencar.
O tutor do animal contou ainda que chegou a ligar na Prefeitura de Padre Bernardo para pedir ajuda. “Falei com o assessor do prefeito, ele me prometeu ajuda, mas nada foi feito.” O G1 tentou falar com a assessoria da Prefeitura de Padre Bernardo, mas não teve retorno das ligações.
Angustiado em ver o animal agonizando dentro do buraco, o chacareiro e outras setes pessoas usaram duas tábuas e cordas para fazer o resgate. “Não foi nada fácil tirar o animal do buraco, o esforço foi grande, mas valeu toda essa trabalheira. Não podíamos deixar a vaca agonizando sem ajuda, isso é omissão. Não tivemos o apoio dos bombeiros, mesmo pagando todos os impostos, mas tenho a certeza que fizemos o melhor por esse animal”, enfatizou José Pinheiro de Almeida, vizinho de José Neto que ajudou no trabalho de resgate.
O animal, avaliado em R$ 900, foi retirado do buraco bastante assustado, mas sem nenhum machucado aparente, segundo o tutor. “Visivelmente, ela está bem, mas bastante assustada, tanto que não para de tremer. Vou chamar um veterinário para certificar que ela ficará bem”, comentou o tutor do animal.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão