quinta-feira, 5 de julho de 2012

Baleias no mar de Okhotsk intrigam cientistas

Grupo da Academia de Ciências da Rússia (RAN na sigla em russo) e estudiosos estrangeiros estudará baleias cinzentas que migram todos os anos a essa região do Pacífico em busca de alimentos. Esses estudos são realizadas pelos cientistas da RAN desde 2002.

Baleias migram para mar de Okhotsk, no noroeste do Oceano Pacífico (Foto: Reuters)
Na semana passada, um grupo de cientistas da Academia de Ciências da Rússia chegou à ilha Sakhalina, no mar de Okhotsk, para realizar um censo das baleias cinzentas que migram todos os anos a esse lugar em busca de alimentos.
Neste ano, a equipe é composta por cientistas russos, norte-americanos e europeus, além de estudantes de biologia, que vão contar os animais e observar seu comportamento.
“Para realizar o censo, tiramos fotos de animais de ângulos diferentes e depois comparamos as imagens com as fotos dos anos passados”, explica o representante da RAN.
De acordo com estimativas anteriores, cada verão cerca de 120 a 140 baleias cinzentas chegam à região em busca de alimento.
Os dados obtidos pelos cientistas da RAN serão utilizados pelos especialistas de outras instituições de pesquisa internacionais, que ajudarão os russos com a marcação dos animais.
Às vezes as baleias perdem suas marcações e não conseguem ser identificadas pelos satélites. “Entretanto, já recebemos informação que as baleias migram no inverno para a costa da Califórnia”, diz o organizador da expedição.
Ele acrescenta que a equipe estará na Sakhalina até a próxima migração de baleias, cujo início é normalmente em setembro.
Incluídas na lista de animais com risco de extinção da Rússia, as baleias cinzentas vivem na parte norte do Pacífico. Sua população é divida em dois rebanhos, um migra entre o Mar do Japão e o Mar de Okhotsk e o outro entre a Califórnia e a Tchukotka.
Esses animais viajam 16 mil quilômetros anualmente a uma velocidade de 10 quilômetros por hora.
Fonte:  Gazeta Russa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão