sábado, 6 de outubro de 2012

Novidades no caso da leoa do Parque Beto Carrero World

O Santuário Rancho dos Gnomos, de Cotia-SP, publicou nesta quarta-feira um novo comunicado sobre o caso da leoa do parque “Beto Carrero World” (entenda este caso), veja abaixo.
Comunicado de esclarecimento
Caso da leoa do Parque Beto Carrero World
Uma nota pública divulgada pelo Parque Beto Carrero World (leia) e recentes declarações de servidores do IBAMA/SC (Sra. Gabriela Breda, via e-mail, e Sr. Alessandro Queiroz) em entrevista ao UOL Notícias (leia) sugerem que a operação de transferência de uma leoa com aids felina para o Rancho dos Gnomos não teria ocorrido exclusivamente por falta de autorização da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A respeito de tais declarações, esclarecemos:
- A solicitação de transferência constava como indeferida pela SEMA/SP porque, até então, não havíamos informado à secretaria sobre a conclusão das obras para construção de novos recintos em nossa sede. Tais recintos acomodarão 2 dos 4 grandes felinos (os outros 2 já estão em recintos próprios) resgatados do Zoo Cattoni, na cidade de Salete/SC, em Abril/2012 – resgate este solicitado e acompanhado pelo próprio IBAMA/SC.
- O indeferimento da solicitação é situação padrão enquanto há pendências a serem analisadas pela secretaria. No caso específico, o indeferimento não significava que o Rancho dos Gnomos não tinha condições de receber mais leões naquele momento; indicava apenas que o Santuário ainda não havia relatado a existência de tais condições à SEMA/SP, assim como aconteceu em situações anteriores (por exemplo, no resgate dos animais do Zoo Cattoni).
- Tendo em vista a repercussão do caso ocorrida na última semana, a SEMA/SP realizou – em 01/10/2012 – uma vistoria nas instalações do Santuário, constatando a existência de todas as condições necessárias para o recebimento da leoa. Em 02/10/2012, o Ofício nº 76/2012 SEMA/SP foi enviado pelo CFSC (Centro de Fauna Silvestre em Cativeiro) para o IBAMA/SC, informando tal posição.
Comunicamos que o conteúdo da carta aberta divulgada pelo Rancho dos Gnomos em 25/09/2012 expressa unicamentefatos relatados pelo próprio IBAMA/SC, via e-mail e via telefone. Resta-nos aguardar a manifestação do órgão, reafirmando nossa intenção e nossa plena condição técnica de acolher a leoa em questão. Segundo a matéria publicada peloUOL Notícias em 30/09/2012, a bióloga e coordenadora do parque, Kátia Cassaro, alega: ”…Vamos cuidar bem da Salete 1 enquanto for preciso. Mas, por nós, a leoa pode ser levada por quem quiser cuidar dela. O interessado só precisa de uma autorização do Ibama.”
Caso este esperado resgate aconteça, a leoa voltará a viver junto com o leão Aslan – como já viviam no Zoo Cattoni antes de serem separados, segundo informações do IBAMA/SC. Os dois animais são portadores de Aids felina.
Estamos trabalhando e desejando que a verdade prevaleça para que essa conturbada situação tenha um desfecho satisfatório para os animais. O compromisso com a verdade e a transparência dos fatos norteia, há 21 anos, os trabalhos do Rancho dos Gnomos.
Rancho dos Gnomos
Obs.: Agradecemos pelas manifestações de apoio que nos têm chegado, todas demonstrando clara preocupação com os nossos irmãos animais.
fonte: vista-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão