quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Bebê orangotango e sua mãe são salvos da morte

Sumatra
Por Ligia Cunha (da Redação)
A perda de seu habitat natural, a caça e o comércio estão acabando com a vida de milhares de orangotangos. Por sorte, algumas pessoas se dedicam a resgatar e cuidar dos poucos animais que, perdidos em um meio hostil, lutam para sobreviver.

Filhote aterrorizado faz o possível para escapar das mãos do homem que se aproxima. Foto: (Reprodução)
Um bebê orangotango e sua mãe foram salvos da morte certeira ao serem encontrados por um grupo de resgate em uma floresta de Sumatra. Os dois estavam morrendo de fome devido à expansão das plantações de óleo de palma que estão destruindo de maneira implacável seu habitat na Indonésia. O casal foi encontrado em um canto da floresta que ainda não havia sido devastado para as plantações e será levado para um centro de recuperação. As informações são da IgualdadAnimal.
Apesar do terror que os humanos representam para os orangotangos, eles chegaram para levá-los a um local seguro. A mãe foi atendida por médicos após ser atingida por dados tranquilizantes e cair de uma árvore sobre uma rede preparada para socorrê-la. Ela possuía duas balas de rifle sob a pele, o que indica um contato anterior com seres humanos ( muito provavelmente caçadores).
A equipe precisou rastrear os orangotangos por meio de ruídos e tiveram que se mover por lugares mais seguros, onde a vegetação é menos densa para mantê-los tranquilos. Os resgates costumam levar muito tempo e serem exaustivos, pois a equipe de resgate tem que manter seu ritmo atravessando rios, lamaçais e regiões com vegetação espessa enquanto os orangotangos movem-se rapidamente pelas árvores.

A mãe sendo atendida pelos veterinários (Foto: Reprodução)
Embora sempre tenham vivido dispersos pelas florestas da Ásia, agora os orangotangos vivem confinados nas ilhas de Sumatra e Bornéu. Os filhotes dependem de suas mães nos 5 primeiros anos de vida, aprendendo com elas tudo o que precisam saber para sobreviver na selva.
Por isso, a morte ou captura de uma fêmea de orangotango caminha juntamente com a morte de seus bebês, incapazes de sobreviver sem sua ajuda.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão