segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Festas com touros de morte arrancam na terça-feira

Quatro toureiros espanhóis e um português vão lidar os touros das touradas de morte das festas de Barrancos deste ano, que arrancam na terça-feira para cumprir uma tradição legalizada há dez anos através de uma excepção.
‘Fêra de Barrancos’, que mistura celebrações religiosas e festas pagãs em honra de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira da vila raiana do distrito de Beja, vai decorrer até sexta-feira e promete quatro dias de muito ‘cachondeo’ (divertimento).

As festas arrancam na terça-feira com a tradicional alvorada e as habituais celebrações religiosas, uma missa e uma procissão, mas as touradas de morte, o ‘prato forte’ do programa e as únicas autorizadas em Portugal, através de um regime de excepção aprovado em 2002, só decorrem a partir de quarta-feira.

Após as celebrações religiosas, os divertimentos pagãos dominam os outros dias da ‘fêra’, que começam sempre às 8h com os tradicionais ‘encerros’ dos touros, através dos quais os animais a lidar são conduzidos até aos curros da praça de touros.

A partir das 18h, as touradas de morte prometem encher a ‘mítica’ arena de Barrancos, a improvisada praça de touros que, anualmente, por ocasião das festas, é construída na Praça da Liberdade, no centro da vila.

O novilheiro português Tiago Santos terá honras de abertura da primeira corrida de touros, na quarta-feira, seguido do novilheiro espanhol Fernando Rey, que lidará o segundo touro da corrida inaugural.

O matador espanhol José Maria Lázaro e o novilheiro espanhol Manuel Ponce lidarão os dois touros de morte da segunda corrida, na quinta-feira.

Na terceira e última corrida, na sexta-feira, o novilheiro espanhol Raul Palancar lidará o quinto e último touro de morte do ciclo taurino da ‘fêra’ de Barrancos deste ano.

Como manda a tradição, a última tourada termina com a lide de uma vaca pelos espectadores e aficionados mais ‘atrevidos’ e que é morta na arena no meio de uma roda de pessoas.

O ‘cachondeo’ prolonga-se pelas noites fora com espetáculos musicais de grupos e artistas portugueses e espanhóis, sempre a partir das 22h na Praça da Liberdade, seguidos de concertos, actuações e bailes, a partir da meia noite no Quintalão de festas.

Quinzinho de Portugal (terça-feira), Três Sangres (quarta-feira), Zapatitos de Tacón & Rumbo Flamenco (quinta-feira) e Sonido Andaluz (sexta-feira) são os artistas e grupos que vão atuar nos espectáculos previstos para a Praça da Liberdade.

Bailes com as orquestras Ibero Tropical (terça e quarta-feira) e Guaycan (quinta e sexta-feira) e os concertos de Rebeca (quarta-feira) e José Malhoa (sexta-feira) são os espectáculos programados para o Quintalão de festas. 
fonte: publico.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão