sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Check-up deve fazer parte da rotina animal

mes devem ser feitos anualmente para evitar dificuldades no tratamento de doenças

Mariana Fabrício - Diario de Pernambuco
Publicação: 02/11/2012 16:30 Atualização: 02/11/2012 17:32
O cãozinho Skyp tem 17 anos e, por conta da idade avançada, faz exames mais de uma vez por ano. Foto: Cristina Thums/Divulgação
O cãozinho Skyp tem 17 anos e, por conta da idade avançada, faz exames mais de uma vez por ano. Foto: Cristina Thums/Divulgação
Ter um animal de estimação exige alguns cuidados e muita responsabilidade. Além de estar sempre atento a itens básicos, como a higiente e a alimentação, uma das formas de cuidar bem do seu pet é realizar exames periodicamente, como os check-ups anuais que os humanos também devem fazer anualmente. Ultrassom, eletro e ecocardiograma, hemograma e análise bioquímica são os exames mais frequentes que devem ser feitos em a cada ano. No entanto, é preciso atenção na hora de submeter o animal à bateria de exames. Levá-lo a uma clínica especializada e de confiança garante o diagnóstico seguro e correto.

A servidora pública Marília de Souza Leão, 56 anos, costuma levar a Maltês Lorena de dez anos para realizar o check-up completo na Clínica Veterinária Harmonia e garante que prevenir facilita muito na hora do tratamento. “Ela já recebeu alguns diagnósticos, mas não teve dificuldade em se tratar. Previno para não ficar difícil de cuidar depois.” Mesmo com todo cuidado, Marília procura observar como Lorena está agindo para que, ao apresentar qualquer mudança, vá ao veterinário. “Estou sempre atenta a qualquer sintoma que ela apresente, mas sempre tive o cuidado de realizar todos os exames nela desde novinha”.

Segundo os veterinários, não existe uma idade certa para iniciar a rotina de exames mas, o quanto antes, melhor para a saúde do animal. “O ideal é começar desde novo e, pelo menos uma vez ao ano, realizar o check-up”, explica Jefferson Souza, do Centro Médico Veterinário. A partir dos sete anos é preciso atenção, pois já começa a terceira idade e a saúde do cão exige bem mais atenção. “A rotina neste momento deve ser de exames a cada seis meses”.

Os exames indicados são de sangue, ultrassonografia, eco e eletrocardiograma e Raio-x. A veterinária Adriana Leão da Clínica Veterinária e pet shop Petit Pet alerta para que essas análises sejam feitas em clínicas especializadas em cães. “Os exames dos cães devem ser analisados de maneira diferenciada. Em uma clínica veterinária quem avalia é um médico especializado, diferente de um clínica comum, que as pessoas vão, onde a análise passa pelas mãos de bioquímicos. ”, esclarece.

Cristina Thums, profissional de relações públicas, 39 anos, conta que, pela idade avançada, o poodle Skyp, 17 anos, realiza exames de sangue duas vezes ao ano e o ecocardiograma somente uma vez. “O padrão é de três exames por ano mas, se tiver qualquer suspeita, procuro um veterinário para fazer novos exames”. A atenção e prevenção são indispensáveis para cuidar da saúde do cãozinho.

Serviço:

Clínica Veterinária Harmonia
Casa Forte
Estrada do Encanamento, 585. Recife - PE
Fone: (81) 3241.6359

Centro Médico Veterinário
Tamarineira
Rua Joseph Tourton, 268. Recife - PE
Fone: (81) 3035-0560

Clínica Veterinária e Pet Shop Petit Pet
Boa Viagem
Endereço: Av. Hélio Falcão, 165. Recife - PE
fonte:diariodepernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão