terça-feira, 30 de outubro de 2012

Cães que sofriam maus-tratos em Uberaba, MG, continuam internados

                      Yorkshire está com dermatite causada por fungo (Foto: Reprodução/TV Integração)

Os dois cães que foram recolhidos de uma chácara de Uberaba, no Triângulo Mineiro, na última quarta-feira (24), onde sofriam maus-tratos, continuam internados no Hospital Veterinário da cidade. Os animais pertenciam a um dono de pet shop que funcionava em um shopping. Ele foi preso em flagrante, mas solto depois de prestar depoimento.
A fêmea da raça yorkshire estava com uma doença de pele causada por um fungo, além de uma lesão no olho. Outra cadela da raça chow chow estava desidratada e desnutrida. “A chow chow já está se alimentando normalmente e nós estamos fazendo o tratamento da desnutrição através da administração de rações. O cão da raça yorkshire está com uma dermatite causada por um fungo, já iniciou o tratamento, porém, ele é longo e dura em torno de 40 dias”, explicou o médico veterinário Rodrigo Rezende.
A Sociedade Uberabense de Proteção aos Animais (Supra) entrou com um pedido de liminar para que a Justiça recolha os outros cães que ainda vivem no local. A intenção é impedir que o comerciante continue com a guarda dos outros 34 animais. A Polícia Civil abriu inquérito e ele deve responder por maus-tratos. De acordo com a Supra, no fim de semana, os cães continuavam em situação de abandono. “Muitos estão nas gaiolas e algumas estão enferrujadas. Os animais continuam magros e tivemos conhecimento de que eles só recebem alimentos uma vez por dia. Alguns que estavam com problema de pele continuam”, contou a voluntária da Supra, Maria de Lourdes Carvalho.
A cadela Chow Chow estava desidratada e desnutrida (Foto: Reprodução/TV Integração)
Se a liminar for concedida eles serão apreendidos e ficarão com fiéis depositários até a conclusão do processo. Serão voluntários da Supra que foram escolhidos com base em alguns critérios. “São pessoas conhecidas, idôneas, à prova de tudo, e pessoas que sempre acolhem também vira-latas nas suas casas nos ajudando com um lar temporário”, ressaltou a presidente da Supra, Denise Max.
Entenda o caso
O empresário foi preso em flagrante no último dia 24 de outubro em uma chácara há 20 quilômetros de Uberaba, onde funcionava o canil irregular, mas foi liberado após prestar depoimento. Trinta e seis cães de raça eram mantidos presos em gaiolas para reprodução. Dois deles estavam em estado grave e foram encaminhados ao Hospital Veterinário. Fotos tiradas pela Polícia de Meio Ambiente revelaram a situação em que os cães foram encontrados. O dono do negócio vendia os filhotes em uma loja no shopping da cidade, que foi fechada no dia 10 de outubro, segundo a assessoria de imprensa do shopping.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão