quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ibama se mantém firme contra tortura aos animais


Por Dr. Pedro A Ynterian, Presidente, Projeto GAP Internacional (da Redação)
Imagem: Reprodução
Numa recente entrevista publicada num jornal local de Santa Catarina, o Superintendente do IBAMA do Estado, Kleber Isaac Silva de Souza, declarou: “Hoje, eles não poderiam realizar esse evento”, referindo-se ao Dream Valley Festival, que está programado para os dias 16 e 17 de novembro no Parque Belo Carrero World, que tem em seu interior um zoológico com 700 animais, incluindo grandes primatas.
Segundo informação contida na reportagem, os organizadores do evento e o Parque programaram o festival sem consulta prévia ao IBAMA. Este órgão, conhecendo o Parque, foi lá fiscalizar a área preocupado com a saúde dos animais e constatou fatos que indicavam que os danos aos animais poderiam ser até trágicos.
O festival pode congregar 25.000 pessoas – e os ingressos continuam a ser vendidos, sem ter aprovação ambiental – numa área de 1.500 metros quadrados. E vai gerar um som ensurdecedor para os animais que estão a menos de 200 metros do local do evento.
Podemos garantir que aqueles infelizes recluídos no zoológico contra sua vontade vão adoecer se aquela tortura for realizada. Nossa experiência em Sorocaba a confirma. A dois quilômetros (não 200 metros) tem a instalação de um Sindicato de Sorocaba, que de vez em quando promove festas com som alto que se propaga e que pode ser ouvido claramente no Santuário. Os chimpanzés perdem o sono e gritam durante a noite toda até o som cessar. Os ouvidos dos animais selvagens são “ultra delicados”, infinitamente mais sensíveis que o ouvido humano; eles escutam sons a quilômetros de distância. Como é possível pensar que um som daquele nível, a 200 metros, não vai perturbar e até causar a morte de alguns por estresse?
O mais lamentável disto é que a direção do Parque, que mantém o zoológico e conhece os riscos em que vão colocar os animais, não se pronuncia e permite que um festival desse porte seja realizado em suas dependências.
Todos que defendem o bem-estar animal devem dar seu respaldo ao IBAMA em sua atitude e enviar mensagens de apoio ao Superintendente do IBAMA em Santa Catarina e ao Presidente do IBAMA de Brasília – não importam as pressões até políticas que sejam usadas – para que não permitam a realização deste evento inédito (ou similar) de tortura animal no mundo dentro deste zoológico ou qualquer outro no Brasil.
Ibama – Sede – Brasília – DF
Presidente – Curt Trennepohl – presid.sede@ibama.gov.br
Ibama – Florianópilis – SC
Superintendente – kleber.souza@ibama.gov.br
Superintendente Substituto – marcos.melo@ibama.gov.br
As últimas informações divulgadas pela imprensa catarinense indicam que o Superindentende Kleber de Souza está em férias e um novo Superintendente assumiu o seu lugar, Marcos André de Melo. Ao mesmo tempo, depois de duas propostas dos organizadores do evento reprovadas, uma terceira proposta, distanciando o festival para 500 ou 600 metros do zoológico, foi apresentada ao novo Superintendente do IBAMA para aprovação.
O Ministério Público do Meio Ambiente de Santa Catarina também está pronto para entrar com uma ação solicitando a suspensão do evento.
Uma consequência que pode surgir com toda esta polêmica é a perda da licença de funcionamento do zoológico do Beto Carrero World, porque, apesar de ter veterinários e biólogos que sabem do risco ao que estarão expondo os animais, também concordaram em apoiar a realização do evento de música eletrônica neste local.
Devemos ficar atentos ao desenrolar desta polêmica que é crucial na defesa dos animais em zoológicos, que estão à mercê de pessoas que pouco se importam com a saúde e sanidade mental dos animais.
Notícias relacionadas:
Hoje, eles não poderiam realizar esse evento”, diz o chefão do Ibama
http://www.diarinho.com.br/materias.cfm?caderno=25&materia=54815
Ibama reprova segundo projeto de balada no Beto Carrero
http://www.newsparksbrasil.com/2012/10/ibama-reprova-segundo-projeto-de-balada.html
fonte:anda

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    verdade na expressão