quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Brasil possui duas das 25 espécies de primatas ameaçadas de extinção


Alerta


Os lêmures são agora um dos grupos mais ameaçados do mundo, segundo o relatório (Foto: Sxc.hu)
Os primatas estão à beira da extinção. Uma notícia preocupante e que exige a necessidade de medidas urgentes de conservação. Já que eles são os parentes vivos mais próximos da humanidade, assim como elementos chave nas florestas tropicais, onde muitas vezes servem como dispersores de sementes, ajudando na manutenção da diversidade das florestas.
A lista, elaborada pelo grupo de Especialistas em Primatas da IUCN, revela 25 espécies de primatas mais ameaçadas, em todo o mundo, como gorilas e lêmures. Dentre as razões está a destruição das florestas tropicais, o comércio ilegal de animais e a caça comercial de carne.
Os primatas em perigo estão distribuídos por várias partes do planeta. Das 25 espécies, nove primatas são da Ásia, seis de Madagascar, cinco da África e cinco da América do Sul. Em termos de países individuais, Madagascar encabeça a lista com seis, Vietnã tem cinco, Indonésia três, Brasil dois e China, Colômbia, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Equador, Guiné Equatorial, Gana, Quênia, Peru, Sri Lanka, Tanzânia e Venezuela têm um em cada uma.
No Brasil, segundo o documento, o macaco-caiarara (Cebus kaapori) e o bugio-marrom (Alouatta guariba guariba), são as espécies que mais correm o risco de desaparecer da natureza em breve.
“Mais uma vez, este relatório mostra que os primatas do mundo estão sob ameaça crescente de atividades humanas. Embora não perdemos qualquer espécie de primatas ainda durante este século, alguns deles enfrentam grandes dificuldades”, explicou o pesquisador Christoph Schwitzer, ao portal da IUCN.
O primeiro é o macaco-caiarara e o segundo o bugio-marrom, ambos brasileiros que estão na lista da IUCN (Foto: Reprodução/Relatório IUCN)
Boas notícias
Apesar da avaliação sombria, os conservacionistas apontam para o sucesso na recuperação de espécies ameaçadas. Devido em grande parte aos esforços dos conservacionistas de primatas, sustentada por interesses do público e da mídia.
O mundo não perdeu nenhuma espécie de primata que está ameaçada de extinção no século 20. Este é um importante dado comparado a maioria dos outros grupos de vertebrados maiores que já perderam espécies.
Fonte: iBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão